Aliança Empreendedora carregando
Blog
Folha.com: Jogos buscam desenvolver empreendedorismo

Folha.com: Jogos buscam desenvolver empreendedorismo

O empreendedorismo pode ser desenvolvido por jogos, é no que dizem acreditar Carolina Appel, coordenadora de metodologia da Aliança Empreendedora, e Juliano Seabra, diretor de pesquisa e educação da Endeavor.

Os jogos podem ser simulações de situações do cotidiano de trabalho ou atividades lúdicas que desenvolvam qualidades necessárias ao empreendedor.

“[Funciona] principalmente com públicos de baixa renda. Em vez de falar de segmentação de mercado, a pessoa vivencia a situação, e fica muito mais fácil de trabalhar o conteúdo”, diz Appel.

Para Seabra, a maior contribuição dos jogos é fazer com que a pessoa se antecipe aos possíveis problemas que poderá ter com o seu negócio. “Faz o empreendedor perceber o quanto uma decisão ou um investimento dele pode impactar diferentes áreas de uma empresa”, afirma.

O chamado “clique”, quando uma pessoa tem uma ideia de empreendedorismo e nota que poderia investir naquilo, concordam, pode vir a qualquer momento, inclusive em um jogo.

Porém, não há estudos que comprovem a validade de quebra-cabeças, jogos e exercícios para o desenvolvimento do empreendedorismo, diz Seabra.

O livro “Treine Seu Cérebro Para Negócios”, de Charles Philips (Editora Coquetel, 143 págs., R$ 14,90), oferece cem jogos e exercícios “para liderar, empreender e prosperar”.

Folha selecionou três exercícios do livro para você testar suas habilidades empreendedoras. Veja abaixo:

1 – Quem é quem na Vale Verde?
Tempo: 2 minutos

Depois de se unir a uma nova empresa, a Vale Verde, você precisa ter uma noção de quem é quem na equipe: Mia, Tina e Sandra. No entanto, seu chefe brincalhão lhe deu as anotações abaixo para que você descubra tudo sozinho.

Uma de suas colegas carrega uma pasta verde; outra, uma azul; e a outra, uma vermelha. Uma delas tem uma sala no segundo andar; outra, no terceiro; e a outra, no quinto.

*A especialista em pesquisa tem uma sala no quinto andar e não carrega uma pasta vermelha.

*Sandra, que usa uma pasta azul e tem uma sala no terceiro andar, não é especialista em computação ou pesquisa

*Mia usa uma pasta vermelha

2 – Trabalho no fim de semana
Tempo: 3 minutos

Você está preparando um relatório, mas tem pouco tempo para terminá-lo até o dia da apresentação. Você terá de convencer um dos seus colegas a abrir mão do sábado para ajudá-lo. Monte um plano estratégico de cinco passos para completar o relatório. Você e seu colega estão no mesmo nível profissional e, por isso, você não pode obrigá-lo.

3 – Se liga!
Tempo: 4 minutos

Você está acampado. Pense em cinco utilidades para uma tocha.

RESPOSTAS

1 – Este exercício é um teste rápido e simples da sua habilidade em processar informações e pensar logicamente, com rapidez. Sandra: pasta azul, terceiro andar, departamento de vendas; Mia: pasta vermelha, segundo andar, departamento de computação; Tina, pasta verde, quinto andar, departamento de pesquisa.

2 – Como gerente, você precisa motivar não só as pessoas que gerencia mas também a si mesmo e aqueles que trabalham próximos. Para ser um motivador eficiente, eu acho que você precisa de imaginação, criatividade, empatia e energia. Com a prática, você pode desenvolver essas áreas. A chave do sucesso, nesta situação, poderia ser persuadir o colega mostrando que todo o departamento é responsável pelo sucesso ou fracasso do relatório.

3 – Este é um desafio de pensamento criativo. Quando você está tentando liberar sua criatividade, é importante, como vimos antes, suspender o senso crítico. Escreva no papel a maior quantidade possível de usos para a tocha, algumaas malucas, outras (talvez) utilizáveis, e, depois, filtre o que você possui, ou então se arrisque escolhendo algo totalmente inusitado.

Fonte: http://classificados.folha.com.br/negocios/971434-jogos-buscam-desenvolver-empreendedorismo.shtml

Comentários