Skip to main content
DesenvolvimentoEmpreendedorismoNão categorizado

Estudantes de design conhecem a realidade de empreendedores de baixa renda

By 15 de julho de 2010No Comments
Estudantes de design conhecem a realidade de empreendedores de baixa renda

Universitários participam da imersão Criando Produtos Inclusivos no NDesign em Curitiba

Na última quarta-feira, durante o N Design, Encontro Nacional de Estudantes de Design, universitários de todo o Brasil tiveram a oportunidade de visitar quatro empreendimentos comunitários de baixa renda apoiados pela Aliança Empreendedora, organização social que atua para o fomento e apoio ao empreendedorismo comunitário e de baixa renda como estratégia de inclusão e desenvolvimento econômico e social. As visitas ocorreram durante uma atividade de imersão promovida pela ONG nos grupos Plinpé (Bocaiúva do Sul), Dr. Cook (Pinhais), Tetrapaz (Boqueirão) e Nosso Sabão (Campo Largo).

O N Design – Encontro Nacional de Estudantes de Design – é um dos maiores eventos da América Latina e referência na área de design. Com o objetivo de criar um espaço de encontro, discussões e troca de idéias para estudantes de Design de todo o país, o evento visa a geração de soluções e novas visões para questões relativas ao Design. Esta é a terceira edição em Curitiba.

A atividade de imersão Criando produtos inclusivos promoveu um encontro entre empreendedores e estudantes para que esses conheçam a tecnologia e materiais que fazem parte da produção de produtos inclusivos – que são Soluções de Design aliadas às demandas de mercado com tecnologia acessível a Grupos Produtivos que antes estavam à margem das tradicionais cadeias comerciais.

A estudante de Moda da Univille (Joinville) Marília Pereira Azevedo, 22 anos, participou da imersão no grupo Plinpé, localizado em Bocaiúva do Sul e que fabrica chinelos e pantufas. Segundo a estudante, a imersão foi a melhor atividade do evento até o momento. “O grupo nos recebeu muito bem. Estava muito aberto para conversar, receber sugestões e também falar sobre a produção”. Para ela, o diferencial da atividade foi ter sido diretamente no local de produção do micro empreendedor. “Já havia tido contato com empreendedores de baixa renda por um projeto de extensão, mas sempre eles iam até a faculdade e não conhecíamos onde eles moravam, trabalhavam, a sua realidade”, conta.

Para Paola Bertoldi, coordenadora de criação da Solidarium, parceira estratégica da Aliança Empreendedora, a imersão teve o objetivo de proporcionar uma experiência diferente de trabalho e de criação. “Foi introduzir o conceito do Design Responsável. E o mais importante é que foi uma experiência prática”, disse. Segundo ela, ações como esta também podem aproximar o design do produtor “Para os grupos que participaram, falar e trabalhar com o designer agora se tornou um pouco mais fácil, uma área que antes parecia tão distante e inacessível, agora se torna um parceiro”, explica.

A Aliança Empreendedora promove hoje uma segunda atividade de imersão que será realizada em cooperativas de catadores apoiadas por um projeto da ONG, para que estudantes visualizem oportunidades de atuação do designer também junto a esse público. A programação do NDesign está disponível no site: www.ndesign.org.br

Deixe um Comentário