Skip to main content

Com meta de arrecadar R$ 25 mil, iniciativa pretende reformar 20 oficinas de costura, melhorando as condições de trabalho de imigrantes

Segundo dados do Observatório das Migrações em São Paulo, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mais de 96 mil bolivianos foram registrados no Sistema Nacional de Cadastros e Registros de Estrangeiros (SINCRE) entre 2000 e 2016.

Muitos deles fazem parte de um grupo de imigrantes, de diversas nacionalidades, que estão vivendo em situações degradantes em trabalhos análogos à escravidão. E a indústria têxtil tem sido um dos setores mais afetados por esta questão. Para ajudar a mudar essa realidade, a Aliança Empreendedora criou o Tecendo Sonhos, programa com o objetivo de promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil a partir do empreendedorismo, priorizando o diálogo com imigrantes latino-americanos.  

Nos seus quatro anos de existência, a iniciativa já atendeu mais de 260 oficinas de costura e beneficiou mais de mil pessoas em situações de vulnerabilidade social. Para aumentar ainda mais seu impacto, o programa usou o dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, para lançar a campanha #DoeTecendoSonhos.

Com duração de quatro meses, a campanha de financiamento coletivo tem como meta levantar ao menos R$ 25 mil que serão investidos em melhorias de 20 oficinas de costura de imigrantes, incluindo a compra de equipamentos de segurança, ergonomia e reformas da parte elétrica.

A iniciativa vai ao encontro de diversos objetivos da Aliança Empreendedora que, através do programa, atua para proporcionar maior segurança e saúde aos trabalhadores frente aos altos riscos de acidentes e doenças laborais que os ambientes da cadeia têxtil podem oferecer. Com ações que envolvem incentivo à integração de micro e pequenos empreendedores em São Paulo, organizações da sociedade civil que trabalham com migração, governo e pesquisadores e tecnologias, espera-se uma transformação da cadeia de produção e maiores níveis de consumo responsável.

Além disso, as capacitações oferecidas de forma gratuita pelo programa incentivam que os empreendedores donos de oficinas regularizem sua situação e se profissionalizem. Cumprir as regras de segurança do trabalho, por exemplo, já é o primeiro passo para alcançar relações dignas de trabalho.

Doações
O Programa Tecendo Sonhos receberá doações para as reformas até 30 de maio. A doação de qualquer valor pode ser feita a partir de um cartão de débito ou crédito diretamente no site do Tecendo Sonhos.

O programa
Realizada em parceria com o Instituto C&A, BrazilFoundation, ZARA e Organização Internacional do Trabalha (OIT), a iniciativa conta com o apoio do Centro de Apoio e Pastoral do Migrante (CAMI); Coletivo Sí, Yo Puedo!; Presença na América Latina (PAL); Instituto ALINHA; Estilistas Brasileiros; Memorial da América Latina; e Portal Ecoera. Saiba mais sobre o programa e ajude a campanha.

Deixe um Comentário