Skip to main content
BlogNotícias

“Leve seu negócio até o cliente”, diz Lina Useche em artigo à Gazeta do Povo

By 14 de agosto de 2014novembro 5th, 2014No Comments

 

A diretora executiva Lina Maria Useche colaborou com o jornal Gazeta do Povo comentando a necessidade de procurar canais alternativos de comunicação com o cliente. O texto foi publicado junto com a matéria “Shopping de Londrina oferece ‘test drive’ de quiosques”, no dia 24 de julho

Muitos empreendedores ainda acreditam que o que define o negócio é o espaço físico, o que faz com que fiquem presos e virem reféns de um único canal de vendas e de apenas um canal de comunicação com o cliente. É uma armadilha comum, na qual todos os empreendedores, em algum momento, acabam caindo.

O espaço físico é uma zona de conforto e também de acomodação. Sem variar canais de vendas e de comunicação, perde-se oportunidades, como a de atualização das tendências do mercado e exposição de produto ou serviço para diferentes públicos, o que ajuda a identificar falhas e trabalhar nas melhorias. Um negócio que se limita a seu espaço físico perde a chance de trocar experiências com outros empreendedores e com outros potenciais clientes.

Um exemplo tradicional são as feiras e exposições setorizadas. A maior parte das empresas que participa desses eventos não pensa apenas no potencial de vendas, mas na chance de se atualizar e saber o que a clientela busca nos serviços e produtos que estão sendo oferecidos.

Outra forma de romper os limites físicos do negócio é buscar novos canais de venda e novos parceiros comerciais. Uma vez que se tem clareza sobre o público alvo, que tal procurar parceiros comerciais que dialoguem diariamente e diretamente com este cliente? Podem ser grandes lojas, redes varejistas, lojas virtuais, empresas de comércio justo, entre outros. Assim, é possível economizar em espaço, ganhar visibilidade e conseguir dicas e sugestões de mais pessoas, além de abrir canais de relacionamento.

O empreendedor que está começando deve lembrar-se que o negócio não se resume a quatro paredes. Ele começa com a iniciativa pessoal, aliada aos conhecimentos, talentos e a rede de contatos de cada um.

A matéria com que se relaciona o texto pode ser conferida na íntegra aqui.

Deixe um Comentário