Skip to main content

No dia 22 de agosto o quadro “No fim das contas”, exibido no Jornal DFTV – afiliada da Rede Globo no Distrito Federal, falou sobre a gestão e desenvolvimento de um negócio virtual. Na matéria foram apresentados links e ferramentas de gestão que podem ajudar microempreendedores no desenvolvimento online de seus negócios, e o Tamo Junto, site da Aliança Empreendedora que disponibiliza conteúdo gratuito para empreendedores, foi uma das ferramentas apresentadas.

Confira a baixo a matéria completa:

Loja virtual exige mesmo empenho do que empreendimento físico

Coluna no Fim das Contas dá dicas e links de ferramentas de gestão. Redes sociais, plano de negócios e pesquisa dever nortear investimento.

O desafio de abrir uma loja virtual na internet exige do empreendedor o mesmo empenho que ele dedicaria caso o negócio fosse um estabelecimento físico, de alvenaria, com prateleiras e vitrines. Especialistas apontam a necessidade de uma gestão eficiente e o uso de ferramentas como aplicativos e redes sociais para que o investimento dê certo.

A engenheira de produção Ana Carolina Cunha, de 26 anos, abriu uma loja virtual de roupas femininas, há três meses, em sociedade com o cunhado, que mora em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Formada pela UnB, ELA investiu em curso de corte e costura, pra saber como desenvolver os modelos. A meta é ter a própria confecção e poder trabalhar no “chão de fábrica”.

Para divulgar a marca e aumentar as vendas, Ana usa as redes sociais e também um portal de vendas pela internet, especializado em vestuário. “Ainda tenho muito o que aprender”, diz.  Apesar de ter aberto a loja virtual há três meses, a preparação para o negócio levou um ano.

O projeto final da faculdade de engenharia de produção foi a viabilidade econômica da loja (veja vídeo).

Ela seguiu instintivamente a recomendação de especialistas, de investir pelo menos um ano na elaboração de um plano de negócio. Veja onde buscar dicas pra abrir uma loja virtual:

Sebrae

A entidade tem um guia de como montar um negócio na internet, com orientações sobre como montar um plano de negócios, identificar clientes potenciais e metas.

Confederação dos Diretores Lojistas

A entidade acaba de lançar o portal Inova Varejo, para incentivar empreendedores que já têm loja física e querem abrir uma virtual ou fazer só a loja virtual, com dicas de ferramentas modernas de gestão, exposição etc.

Links diversos

Portal voltado para empreendedores tem links pra 50 sites e aplicativos, entre eles o “Tamo Junto”, da ONG Aliança Empreendedora. Há videoaulas para os interessados em entrar no mercado.

Conte sua história pelo e-mail: nofimdascontas@redeglobo.com.br.

Fonte: G1 Distrito Federal

Deixe um Comentário