Aliança Empreendedora carregando
Blog
Academia Assaí Bons Negócios completa um ano com reconhecimento do XVIII Prêmio ABT

Academia Assaí Bons Negócios completa um ano com reconhecimento do XVIII Prêmio ABT

Conheça mais sobre o projeto que leva conteúdos de gestão exclusivas e gratuitos para empreendedores da área da alimentação de todo o Brasil

O projeto Academia Assaí Bons Negócios, iniciativa do Assaí Atacadista desenvolvida em parceria com a Aliança Empreendedora, acaba de receber um grande reconhecimento pelo trabalho desenvolvido: ganhou o XVIII Prêmio ABT na categoria Responsabilidade Social, que tem como objetivos identificar, reconhecer, valorizar e disseminar as melhores práticas desenvolvidas por empresas e profissionais que buscam excelência no relacionamento com clientes.

IMG-20180828-WA0031

Buscando desenvolver e fortalecer as competências empreendedoras e de gestão de micro e pequenos negócios no setor alimentício, a Academia Assaí proporciona soluções e formações gratuitas específicas para boleros, salgadeiros, dogueiros, donos de pequenos mercados, pizzarias, pastelarias, dentre outros. A Aliança Empreendedora executa toda a parte de formação do projeto.

IMG-20180831-WA0096

Fábio Lavezo, Gerente de Sustentabilidade, Investimento Social e Gestão do Cliente do Assaí Atacadista, conta um pouco mais sobre o projeto, que completa um ano neste mês de outubro.

Há quanto tempo e como surgiu a Academia Assaí?
A Academia Assaí Bons Negócios foi lançada em outubro de 2017, como fruto da revisão estratégica de investimento social do Assaí. Como braço social da empresa, o Instituto GPA passou a direcionar seus investimentos comunitários para a vocação para o trabalho. Alinhado a essa diretriz, o Assaí direcionou seus esforços para formação e capacitação de microempreendedores. E é nesse contexto em que surge a Academia Assaí Bons Negócios.

Desde o início do programa, quantos empreendedores já foram atendidos? E quais os perfis deles? Mais de 20.000 empreendedores já se cadastraram na nossa plataforma e podem usufruir dos cursos, vídeo-aulas e portal de notícias. Desses, mais de 1.500 já concluíram os cursos online ou presenciais e foram certificados. 

Academia Assaí Bons Negócios é totalmente direcionada a pessoas microempreendedoras que muitas vezes nem se enxergam como tal, e que geralmente começaram a empreender por necessidade. Por isso, a linguagem é bastante coloquial, simples e com recursos muito práticos. Nosso objetivo, além de promover formação técnica em gestão, é estimular o desenvolvimento comportamental. Em sua maioria (65%) são mulheres, entre 25 e 34 anos (37%), que estão empenhadas em melhorar a gestão de seu negócio e estão em busca de ferramentas práticas para controle financeiro, divulgação, conformidade com legislações sanitárias, etc.

Como os empreendedores podem participar das formações?
Os cursos online estão disponíveis a qualquer tempo para todas as pessoas, acessando pelo celular, tablet ou computador, no site da Academia Assaí. Já os cursos presenciais estão percorrendo diversas regiões do Brasil, já tendo passado pelo Amazonas, São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro. A agenda completa de cursos, workshops e atendimentos está disponível também no nosso portal, e são todos 100% gratuitos.

Como a metodologia faz a diferença para os empreendedores que passam pela Academia Assaí gerirem seus negócios?
A metodologia Effectuation, aplicada pela Aliança Empreendedora nos cursos da Academia Assaí, permite aos empreendedores reconhecerem seu próprio perfil empreendedor e os conhecimentos e rede de contatos que já possuem. A partir disso, fica muito claro que o investimento financeiro é importante, mas não prioritário para estabelecer um negócio de sucesso. A metodologia Effectuation é essencial para estabelecer objetivos factíveis e um plano de ação prático, com benefícios de curto prazo para o negócio.   

Qual a avaliação que você faz do programa?
O programa veio ao encontro de uma demanda latente de microempreendedores, em especial do setor de alimentos, que cresceu mais de dez vezes desde 2010 e ainda estava pouco assistido por recursos práticos e com uma linguagem simples. Estamos completando um ano do Programa e já temos mais de 500.000 acessos a plataforma. Tivemos mais de 2.500 inscritos no Prêmio Academia Assaí, que promovemos recentemente para reconhecer empreendedores empenhados na busca de conhecimento e na melhoria do negócio. Temos conhecido de perto os empreendedores e estamos muito satisfeitos por fomentar verdadeiras transformações!

O que o Prêmio ABT significa para a Academia Assai?
O Prêmio ABT é um reconhecimento, para nós, da relevância da Academia Assaí Bons Negócios tanto para a sociedade, quanto da pertinência para o relacionamento com clientes do próprio Assaí. É uma chancela para nossa estratégia e plano de continuidade, além de um estímulo para seguir o trabalho colaborativo entre Assaí Atacadista, Instituto GPA, Aliança Empreendedora e Megamidia Group.

Comentários