Entre os dias 01 e 06 de agosto aconteceu em Curitiba o treinamento de aliadas para o “Projeto Reciclagem Inclusiva”, uma parceria da Aliança Empreendedora, da Gerdau e da Agência de Cooperação Alemã para o Desenvolvimento – GIZ. Esse treinamento refere-se a metodologia “Caminhos da Reciclagem” e reuniu participantes de organizações aliadas de seis estados do Brasil. Tal metodologia foi elaborada com o objetivo de apoiar organizações de catadores de materiais recicláveis para que melhorem seus processos de gestão, produção e comercialização visando sua sustentabilidade e autogestão.
Dentre os participantes, estavam representantes da Associação Preparatória de Cidadãos do Amanhã – APRECIA, com sede em Belo Horizonte; da Associação do Voluntariado e da Solidariedade – AVESO, do Centro de Assessoria Multiprofissional – CAMP, ambos localizados em Porto Alegre; da Guardiões do Mar com sede na cidade de São Gonçalo, Rio de Janeiro, além de colaboradores da Aliança Empreendedora de São Paulo, Pernambuco e Paraná. Essas organizações, em conjunto com a Gerdau e GIZ iniciam a formação de uma rede para atuar em prol da reciclagem e da inclusão social através do apoio a associações e cooperativas de catadores em todo o Brasil.
O treinamento foi um sucesso, e o momento agora é de ir a campo aplicar os conhecimentos adquiridos junto às organizações de catadores que integram o projeto, rumo as próximas etapas.