Esta semana foi alcançada a marca de 30.000 usuários cadastrados no Tamo Junto! Para quem ainda não conhece, o Tamo Junto é uma plataforma online e gratuita da Aliança Empreendedora, onde são disponibilizados conteúdos e ferramentas gratuitas para microempreendedores impulsionarem seus negócios, ou ainda para quem está só com uma ideia e quer começar o seu negócio.
A plataforma reúne diversos cursos online, vídeo aulas, artigos inspiradores e de conteúdo, e ferramentas de gestão, abrangendo desde dicas paras os primeiros passos para empreender até como gerir, precificar, mobilizar rede de contatos, entre outros temas. Com isso, trinta cursos já foram abertos, e mais de cem artigos e vídeo aulas de temáticas específicas estão disponibilizados.
Além dos conteúdos abertos a toda a comunidade que já empreende ou quer empreender, o Tamo Junto também funciona como ferramenta para diversos projetos específicos da Aliança Empreendedora no apoio direto a microempreendedores, contando com parceiros como CAF (Corporação Andina de Fomento); Serasa Experian; Serasa Empreendedor; Itaipu Binacional; Volkswagem; Fundação Volkswagen; Programa Kiteiras da Danone; Programa de Mentoria da Aliança Empreendedora, e Mercado Livre.
A Amanda Marques tem 32 anos, é natural do Rio de Janeiro e empreendedora com a El Burguer Brasa, uma hamburgueria artesanal. Criado há dois anos, o negócio surgiu como uma forma de refúgio de uma grande perda que teve. Ela conta que conheceu o Tamo Junto em 2018, por meio de uma pesquisa na internet: “Estava buscando melhorias para saúde financeira do meu negócio, visto que ele começou a crescer e eu, totalmente leiga do assunto, notei que estava praticando preços, entre outras coisas [de maneiras] bem erradas”.
Por meio da plataforma a empreendedora carioca conheceu o prêmio Crescer e Vencer – Serasa Experian, projeto realizado pela Serasa Experian e Serasa Consumidor em parceria com Aliança Empreendedora e Tamo Junto para apoiar a desenvolver a saúde financeira de pequenos negócios. Amanda foi uma das ganhadoras do prêmio em 2018, recebeu R$ 3.000,00 para investir em seu negócio e contou com um mentor exclusivo para o seu empreendimento. Além de utilizar em seu negócio os conhecimentos financeiros adquiridos na plataforma e no prêmio, como a precificação, também utiliza ferramentas de gestão que foram disponibilizadas pelo Tamo Junto por conta do projeto, “até hoje eu uso a tabela de custos fixos e variáveis, e o fluxo de caixa”.
Outra usuária da plataforma é a Tânia Mara de Souza, dona da Empadaria Caseira que por coincidência também é da cidade do Rio de Janeiro. Ela conta que começou a empreender por necessidade, precisava ficar em casa para cuidar da filha. Certo dia, Tânia aprendeu a produzir empadas com sua tia. Fez algumas receitas e deixou as empadas em casa. “Eu guardei minhas empadas e ela [minha filha] distribuiu para os vizinhos quando eu saí para trabalhar, então quando eu voltei ela falou que minhas empadas tinham feito um sucesso”. Tânia, que nunca tinha pensando em fazer da gastronomia uma profissão, segue nesse ramo desde 2011.
Desde 2007 se interessa pelo empreendedorismo, fez cursos presenciais e procurava sempre estar por dentro dos assuntos. Assim conheceu a Aliança Empreendedora e, em 2014, o Tamo Junto. “Eu senti uma diferença muito grande no meu negócio quando vi um vídeo falando como empreender, sobre começar com o que tem. Até falou da filosofia da Saras Sarasvathy, foi ali que minha mente se abriu.” Tânia também conta que, antes de ver o vídeo, estava quase desistindo por seu negócio ser pequeno e o vídeo deu forças para que continuasse com seu empreendimento.
Para Tânia é fácil conseguir aplicar os conteúdos dos vídeos pois são apresentados no Tamo Junto com simplicidade, transmitidos, de uma maneira muito direta e próxima a linguagem e realidade do microempreendedor. “No dia seguinte [de ver o vídeo], eu pensei “se eu não tenho condições e produção de vender cem por dia, eu vou fazer o que tenho, começar com o tenho, vender por encomenda”. E assim fui voltando com a produção aos poucos, fiquei animada, nunca mais desanimei, nunca mais perdi meu foco.” Além de inscrita na plataforma, ela também está inscrita no canal no YouTube, recebe as notificações de vídeos novos e continua sempre acompanhando os cursos. Inclusive, por meio dessa relação e proximidade com o conteúdo, acabou que em 2018 ela conheceu o Prêmio Academia Assaí: Bons Negócios, se inscreveu gratuitamente e se tornou vencedora na categoria “Vendas por encomenda”.
Criado em 2014, o Tamo Junto tem o objetivo de profissionalizar microempreendedores, explica a coordenadora do projeto na Aliança Empreendedora, Taysa Holocheski. “A ideia é que, ao capacitá-los, os microempreendedores ou as pessoas que querem começar um negócio, conseguissem se desenvolver no mercado”.
Desde o início, o Tamo Junto vem mudando o formato, conteúdo dos seus vídeos e inclusive a jornada e experiência dos usuários. Nos dois primeiros anos, eram disponibilizadas vídeos aulas avulsas, em 2016 foi publicado o primeiro curso da plataforma, o Empreender Modo On. O curso é composto por 12 episódios e aborda diferentes temas, como mitos do empreendedorismo, habilidades empreendedoras, modelo de negócio – Canvas, perfil e necessidades dos clientes, parcerias e rede de contatos, gestão financeira, formalização, entre outros. Nessa transição, foram também identificados conteúdos mais relevantes, necessidades do empreendedor, além de ser levado em contato o contexto atual das redes sociais, já que outro objetivo era tornar a plataforma uma grande rede social, em que empreendedores e apoiadores compartilhariam conteúdos e trocariam informações. Esse objetivo não se realizou, “acabou não acontecendo, hoje o apoio é muito mais do Tamo Junto para os empreendedores do que essa criação de rede”, explica Taysa.
Para a coordenadora do projeto, o diferencial do Tamo Junto é a linguagem. “Empreender exige dedicação e motivação e quando oferecemos um conteúdo inspirador e fácil de entender estamos facilitando a rotina do microempreendedor. Queremos chegar em cada vez mais empreendedores e a forma que fazemos isso faz toda a diferença”. Em relação às próximas mudanças, Taysa adianta que serão em relação ao formato de conteúdo. “A ideia é de oferecer um conteúdo cada vez mais acessível e estamos nos planejando para adaptá-los com audiodescrição, legendas e libras”.
Se você busca apoio para desenvolver o seu negócio, ou quer começar a empreender, cadastre-se gratuitamente através do seu e-mail ou conta no Facebook. Acesse http://tamojunto.org.br e faça parte!