Um prêmio para microempresa com atuação comunitária
por MARISA VALÉRIO COM EQUIPE DE ECONOMIA – ECONOMIA@GAZETADOPOVO.COM.BR
A Aliança Empreendedora, organização não governamental fundada em Curitiba que promove ações voltadas para microempreendedores, recebe até 2 de maio inscrições para o I Prêmio Aliança de Empreendedorismo Comunitário. O projeto pretende reunir pelo menos 250 cases de empresas com faturamento anual máximo de R$ 240 mil, nicho que costuma ser esquecido em premiações empresariais, de acordo com o diretor-executivo da entidade, Rodrigo Brito (foto), que comenta a seguir as motivações e expectativas do projeto.
Qual a principal motivação da Aliança Empreendedora ao promover este prêmio?
Acompanhamos muitos prêmios para atividades empresariais no Brasil, porém quase sempre eles contemplam ONGs ou empresas maiores. Dificilmente os microempreendedores são lembrados, mesmo sendo um tipo de atividade que retrata muito bem o Brasil. aHoje há mais de 4 milhões de empresas entre micro e pequenas.
E o que se procura nessas empresas?
Queremos histórias que mostrem como as atividades delas acabam influenciando a região em que atuam. Às vezes são projetos pequenos, cuja importância nem as próprias empresas percebem, mas que para a comunidade fazem muita diferença. Queremos promover projetos que inspirem.
Quantas inscrições são esperadas?
Por ser o primeiro ano, nossa expectativa é de 250 empresas inscritas, o que já é um número bom. Destas, premiaremos as três primeiras colocadas, por meio de uma comissão julgadora formada por instituições e empresas parceiras da Aliança. De qualquer forma, queremos divulgar todos os cases inscritos, para mostrar as histórias por trás das empresas. Para isso, logo depois das inscrições o site do prêmio será transformado em uma rede social.
E podem participar microempresas de todo o país?
Isso mesmo. Esperamos projetos de todos os estados e contamos com forças locais de divulgação para isso. Todas as inscrições são gratuitas e feitas pela internet (pelo site www.premioalianca.org.br), numa ficha em que o microempresário dá detalhes da atuação de sua empresa e à qual pode vincular outros materiais, como fotos e vídeos. Todo conteúdo será analisado e a entrega dos prêmios está marcada para o dia 24 de maio.