Skip to main content

A cerimônia que reconheceu empreendedores destaque do estado aconteceu na última sexta-feira (16), no Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual

Jovens empreendedores de várias regiões do estado marcaram presença na Cerimônia de Encerramento do Geração Empreendedora – Desafio Paraná, que foi realizada na última sexta-feira (16), no Palácio Iguaçu, sede do Governo Estadual, em Curitiba. O evento realizado pela Aliança Empreendedora apresentou os 46 finalistas do Desafio e reconheceu quatro empreendedores que se destacaram com ideias e negócios inovadores e relevantes à comunidade local e para a área na qual atuam.

Para o governador do Paraná, Beto Richa, apoiar o empreendedorismo durante a crise que o Brasil passa é uma maneira de promover o desenvolvimento econômico em comunidades locais e assim auxiliar o crescimento do Paraná como um todo. “São ideias geniais e inovadoras que surgem através de um programa capaz de transformar sonhos em realidade. Algumas iniciativas chamaram bastante a minha atenção e podem, inclusive, serem utilizadas durante o nosso governo”, ressaltou o governador.

Ao longo do mês de novembro, os jovens empreendedores finalistas participaram de encontros presenciais de mentoria com a equipe da Aliança Empreendedora, para prepararem os pitchs de seus negócios – uma espécie de apresentação relâmpago –, além de outras atividades importantes para desenvolver e esclarecer dúvidas sobre seus projetos. O transporte e a estadia de todos os finalistas para a Cerimônia de Encerramente foi custeada pelo projeto. Além disso, no dia seguinte à cerimônia, os 46 jovens participaram do “Geração Empreendedora – Todos Podem Empreender 2016”, um evento de integração com empreendedores de outros projetos, que motivou a troca de experiências e a ampliação da rede de contatos desses finalistas.

De acordo com Antônio Megale, diretor de Assuntos Governamentais da Volkswagen – empresa que patrocinou o programa junto com o Governo do Estado -, o Desafio foi um sucesso. “Desde o início, quando começamos a conversar com a Aliança para apoiar o projeto, nosso principal foco era capacitar os jovens para que eles construíssem seus próprios negócios, algo que a VW sempre buscou. Hoje, olhando para esses empreendedores, sinto que alcançamos este objetivo”, afirmou Megale.

O projeto abraçou uma área em crescimento no Brasil. De acordo com dados do Instituto Sou Mais Jovem, o país registrou um crescimento de quase 20% no número de jovens empreendedores em 2015. Já segundo a pesquisa Jovens Digitais: Geração Transformadora, realizada em julho deste ano pela Mind Miners e pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP), 71% dos jovens brasileiros entre 17 e 30 anos pretendem mudar de emprego ou atividade entre 2 e 5 anos. Destes, 51% pretendem seguir pelo ramo do empreendedorismo.

Para a co-fundadora e diretora executiva da Aliança Empreendedora, Lina Maria Useche, o Desafio foi fundamental para motivar esses jovens empreendedores a não desistirem de seus sonhos e encontrar o melhor caminho para montar os seus próprios negócios. “Hoje queremos comemorar junto com vocês o resultado de vários meses de muito trabalho, de muito aprendizado e de experiências que certamente vão ficar marcadas para sempre. Todos vocês estão de parabéns”, comemorou Lina junto com os jovens empreendedores.

Projetos reconhecidos – A grande expectativa do dia era para descobrir os empreendedores que seriam reconhecidos nas quatro categorias do Desafio com o valor de R$ 7 mil reais para investir em seus negócios. Ao final da cerimônia foram reconhecidos como destaques: Marcio Baldo, com a TI Verde, na categoria Ideia de Negocio; Meroly Cristina Felizardo, com a Emporium Handmade, na categoria Negócio; Eduardo Werneck, com a Offsite Brasil, na categoria Negócio com Tecnologia e Adriano Stella, com a White Brush, na categoria Negócio com Impacto Social.

Por fim, outro jovem foi reconhecido durante a cerimônia como Destaque Empreendedor do Geração Empreendedora – Desafio Paraná. Ademir Lopes, de 21 anos, é dono da Sonheria Lopes, uma empresa com sede em Campo Mourão, interior do Paraná, que, como o próprio nome diz, é especializada em sonhos. “Eu trabalhava com confeitaria antes e me incomodava a maneira industrial como os sonhos eram produzidos. Por causa disso, abri a minha empresa para produzir de maneira artesanal o melhor sonho que você vai experimentar na sua vida” garantiu o jovem empreendedor.

Conheça abaixo um pouco mais das histórias dos empreendedores reconhecidos em cada categoria:

Categoria Ideia de Negócio: Marcio Baldo – TI Verde

Marcio Baldo, de (Curitiba), pretende abrir a empresa TI Verde, com objetivo de reduzir o impacto ambiental do descarte de produtos eletrônicos. “O brasileiro produz em média sete quilos de sucata eletrônica por ano e meu objetivo é promover uma solução sustentável para isso através da minha empresa”, afirmou.

Categoria Negócio: Meroly Cristina Felizardo – Emporium Handmade

A empreendedora curitibana Meroly Cristina Felizardo venceu a categoria “Negócio” com a Emporium Handmade, um evento realizado periodicamente em Curitiba e outras cidades com o objetivo de valorizar o trabalho autoral e artesanal em diversas áreas e que agora poderá se tornar uma empresa com local fixo. “Ter uma loja da Emporium é muito importante para todos esses produtores locais, que precisam estar em evidência e em contato com o público. Com esse reconhecimento, isso vai ser possível”, comemorou.
Categoria Negócio com Tecnologia: Eduardo Werneck – Offsite Brasil

O engenheiro Eduardo Werneck, também de Curitiba, foi o destaque na categoria “Negócio com tecnologia” com a Offsite Brasil, especializada na construção industrializada de banheiros pré-fabricados. “Eu percebi que havia uma carência muito grande na área da construção civil de projetos como este. Nosso objetivo é deixar os canteiros mais limpos e organizados, além de entregar produtos de forma mais rápida e com maior qualidade”, ressaltou Eduardo.
Categoria Negócio com Impacto Social: Adriano Stella – White Brush

Adriano Stella, foi empreendedor destaque com um projeto inspirador. Através da empresa dele – a White Brush, uma empresa de Limpeza e Conservação – ele quer reinserir na sociedade mulheres que cumprem pena no Craf (Centro de Regime Semi-Aberto Feminino de Curitiba). “Graças à Aliança Empreendedora, eu consegui estruturar a minha empresa e agora quero mostrar para as meninas como o empreendedorismo pode mudar nossas vidas”, afirmou Adriano.

Sobre o Geração Empreendedora – Desafio Paraná – Com o patrocínio do Governo do Estado do Paraná e a Volkswagen, e realizado pela Aliança Empreendedora, o objetivo do projeto foi capacitar e apoiar jovens que desejam iniciar um empreendimento ou querem expandir seus negócios atuais.  Iniciativa pioneira no estado do Paraná, a primeira edição contou com a participação de empreendedores entre 18 a 35 anos de 33 cidades do Paraná. Dentro do Desafio, eles tiveram acesso a um treinamento inteiramente gratuito no formato de uma websérie com 12 episódios online, intercalado com desafios para incentivar que os empreendedores aplicassem os conhecimentos adquiridos na prática. Por fim, 46 participantes que se destacaram com seus projetos foram selecionados como finalistas, sendo convidados a participar de encontros de mentoria presencial próximo a suas cidades, e por fim, da Cerimônia de Encerramento em Curitiba-PR. Os empreendedores destaque em cada categoria terão acesso a um investimento de R$ 7 mil em seus negócios, além de acompanhamento por mentoria da Aliança Empreendedora.

 

Leave a Reply