O evento aconteceu no dia 25 de novembro, das 08h30 às 11h30, e recebeu os profissionais responsáveis pela implementação e pesquisa de negócios inclusivos na Danone, Facebook, Tenda e PNUD Brasil
Para promover a discussão e disseminação de boas práticas em negócios inclusivos em grandes empresas, a Aliança Empreendedora em parceria com o Cubo Coworking e a Rede ANDE, promoveu o evento “Estratégias de Negócio com Alto Impacto Social” no dia 25 de novembro. A consultoria em desenho e implementação de negócios inclusivos para a inserção de microempreendedores na cadeia de valor de grandes empresas é uma das estratégias de atuação da Aliança Empreendedora, que já constrói modelos de negócios inclusivos com empresas como Gerdau, Natura e Danone Brasil.
O evento começou com Luciana Aguiar – Especialista em Negócios Inclusivos e parcerias com o setor privado no PNUD Brasil apresentando os resultados da pesquisa lançada pelo PNUD em setembro: “Mercados Inclusivos no Brasil”. Os painelistas Mauro Homem – Gerente de Sustentabilidade da Danone Brasil, Patrick Hruby – Patrick Hruby – Diretor Geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina e Marco Gorini – Sócio fundador da Din4mo, apresentaram cases de negócios inclusivos que empreendem ou dicas práticas de implementação. Mauro apresentou o Projeto Kiteiras, um modelo de negócio inclusivo que permite que mulheres da periferia de Salvador vendam os produtos Danone porta a porta. Patrick falou das ações desenvolvidas pelo Facebook para capacitar empreendedores de Heliópolis, em São Paulo, e de algumas favelas do Rio de Janeiro, para utilizarem o Facebook como ferramenta para obter melhores resultados de negócios. Marco trouxe dicas práticas de como implementar um negócio inclusivo.
Para Luciana Aguiar (PNUD), a discussão do evento foi importante, pois: “Revela casos pouco conhecidos das grandes empresas no fomento ao empreendedorismo junto à população de menor renda, favorecendo a redução de vulnerabilidades na medida em que amplia as competências empreendedoras dessa população”. Lina Useche – Diretora Executiva da Aliança Empreendedora, acrescentou ainda a importância de promover um encontro que discuta a implementação de forma prática e concreta: Os painelistas conseguiram não só clarear o conceito para a audiência, mas também mostrar com exemplos reais e práticos que é possível empreender negócios com alto impacto social dentro da cadeia de valor das empresas. Acredito que que os participantes puderam ter uma ideia de por onde começar, quais obstáculos encontrarão pelo caminho e como superá-los.”
O evento fez parte das ações realizadas em comemoração aos 10 anos de Aliança Empreendedora.