Skip to main content

 

O programa é realizado no Brasil pela Aliança Empreendedora e irá apoiar jovens microempreendedores ou que querem empreender em Belo Horizonte, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo

Com o objetivo de encorajar e apoiar jovens empreendedores de baixa renda a começar ou melhorar a estrutura de seus negócios, criando assim mais oportunidades de desenvolvimento para eles e suas comunidades, foi lançado, no dia 10 de julho, o Programa Geração Empreendedora (Youth Business Brazil), durante o Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) que aconteceu em Porto Alegre, organizado pela Brasil Júnior (Confederação Nacional de Empresas Juniores).

O Programa é fruto de uma parceria entre a Aliança Empreendedora e a Youth Business International (YBI), que é uma rede global que atua em 36 países apoiando jovens a empreender, se desenvolver e gerar empregos. Presidida pelo Príncipe de Gales Charles Philip Arthur George Mountbatten-Windsor, a YBI apoiou só em 2012, mais de 7 mil jovens empreendedores, gerando mais de 15 mil empregos. No Brasil, o Geração Empreendedora será coordenado pela Aliança Empreendedora, e realizado pela própria Aliança Empreendedora, pelo Programa Social Conexão, pela Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) através de empresas juniores selecionadas no estados de atuação, e pela CONAJE (Confederação Nacional de Jovens Empresários). O Geração Empreendedora está sendo patrocinado no Brasil pela Accenture, J.P Morgan, Bank of America e ICAP.

A metodologia de apoio utilizada no programa é uma combinação entre a metodologia da Aliança Empreendedora e da Youth Business International, baseada em quatro grandes pilares: Treinamento, Mentoria e Acesso a Crédito e Avaliação.

O pilar da mentoria é um dos pontos mais importantes do Geração Empreendedora, pois permitirá que voluntários que sejam empreendedores com mais experiência de mercado, possam assessorar os jovens empreendedores a crescer e se desenvolver.

O lançamento oficial do programa para o Movimento Empresa Júnior aconteceu durante o ENEJ 2013, e o Geração Empreendedora já firmou parceria para a operacionalizam do programa com a PJ Consultoria – Belo Horizonte – MG, ACE – Consultoria – Recife-PE, Ayra Consultoria – Rio de Janeiro-RJ e PESC da FEA USP – São Paulo-SP. Nesse mês, essas empresas juniores receberão o repasse da metodologia do programa da equipe da Aliança Empreendedora em Curitiba, para começar a mobilizar e apoiar microempreendedores logo em seguida. A meta de apoio para o primeiro ano, até agosto de 2014, é de apoiar 300 jovens nas 5 cidades onde o Geração Empreendedora acontece.

Segundo Helena Casanovas Vieira, ao trazer empresas juniores para a operação de base do programa, o Geração Empreendedora quer aproximar jovens brasileiros de diferentes realidades sociais, mas que compartilham de um objetivo comum que se desenvolver e contribuir para o desenvolvimento do Brasil.

Para poder acompanhar as ações do programa, e também saber como ser mentor voluntário, é só acompanhar a Fan Page do Programa Geração Empreendedora no facebook: https://www.facebook.com/programageracaoempreendedora

 

 

 

Deixe um Comentário