Skip to main content
Não categorizado

Abertas inscrições para prêmio empreendedor social e prêmio empreendedor social de futuro 2010

By 18 de março de 2010novembro 5th, 2014No Comments

blogEstão abertas as inscrições    para o Prêmio Empreendedor Social 2010. Fruto de uma parceria entre a Folha de S.Paulo e a Fundação Schwab, da Suíça, o concurso tem como objetivo identificar e promover líderes sociais de todo o país que atuam de forma inovadora, sustentável e com forte impacto na sociedade ou em áreas como ambiente, educação, infância e saúde.

Promovido anualmente pela Fundação Schwab em 14 países (África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Israel, Japão, República Tcheca, Suíça e Venezuela) e em mais seis regiões (países da África, da África do Norte e do Oriente Médio, da América Central, da América Latina, da Ásia Oriental e da Europa Central e do Leste), o concurso, em sua edição brasileira, teve recorde mundial de inscritos nos últimos cinco anos. Nesse período, contabilizou 1.244 inscrições, mas apenas 37 empreendedores chegaram à final. No ano passado, foram 251 candidatos e dez finalistas.

Além de visibilidade na mídia, todos os finalistas terão seus perfis publicados pela Folha de S.Paulo (em um caderno especial em edição nacional) e no site da Folha Online, e o vencedor fará parte da rede mundial de Empreendedores Sociais de Destaque da Fundação Schwab.

Entre os benefícios especiais a que terá direito, destacam-se serviços de consultoria internacional gratuitos e bolsas de estudo para cursos de ensino executivo em instituições de primeira linha, como Harvard Business School, Insead e Universidade de Stanford.

O vencedor também será convidado a participar da reunião do Fórum Econômico Mundial para a América Latina, que em 2011 deve ser em São Paulo. Dependendo do perfil, poderá ainda fazer parte da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça; da comunidade global de empreendedores sociais no Conselho da Agenda Global do Fórum Econômico Mundial; e da organização Jovens Líderes Globais do Fórum Econômico Mundial.

E receberá, gratuitamente, quatro sessões de “coaching” (treinamento de gestão estratégica) da consultoria sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social. Neste ano, todos os finalistas terão também acesso gratuito ao programa de formação de empreendedores sociais da Artemisia e a um pacote de serviços do The Hub.

Em 2009, os vencedores do Prêmio Empreendedor Social foram o biólogo Claudio Padua, 61, e sua mulher, a educadora ambiental Suzana Padua, 58, fundadores do Ipê (Instituto de Pesquisas Ecológicas), em Nazaré Paulista (SP), terceira maior ONG ambiental do país, que inova na forma de integrar comunidades empobrecidas à paisagem local, preservando-a.

Nos anos anteriores, os ganhadores foram: André Albuquerque, da Terra Nova – Curitiba (PR), em 2008; Tião Rocha, do CPCD (Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento) – Belo Horizonte (MG), em 2007; Fábio Bibancos, da Turma do Bem – São Paulo (SP), em 2006; e Eugenio Scannavino Netto, do Projeto Saúde e Alegria – Santarém (PA), em 2005.

A Fundação Schwab de Empreendedorismo Social é uma organização independente e neutra, sem fins lucrativos, criada em 1998 por Klaus Schwab, mentor do Fórum Econômico Mundial, e sua mulher, Hilde, com o propósito de promover o empreendedorismo social como elemento de estímulo para a inovação e o progresso na sociedade.

Presente em todos os continentes, a organização já selecionou para a sua rede 172 líderes sociais
-sendo 14 deles brasileiros e 6 eleitos em parceria com a Folha de S.Paulo- em 47 países. A fundação é supervisionada legalmente pelo governo federal da Suíça, sendo que sua sede fica em Cologny (Genebra).

No Brasil, a Folha de S.Paulo é parceira exclusiva da Fundação Schwab no Prêmio Empreendedor Social, que tem apoio estratégico da sitawi, organização que oferece capital e aconselhamento para impacto social. Outros apoiadores são a Artemisia Modelo de Negócios Sociais, a Ashoka Empreendedores Sociais, o Ceats-FIA (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor da Fundação Instituto de Administração), a Folha Online, o Gife (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas), o Iats (Instituto de Administração para o Terceiro Setor), o Instituto Ethos de Responsabilidade Social, a P&B Comunicação, a Sator, o The Hub Brasil e o UOL.

Inscrições: somente pela internet, até 15/5, em www.folha.com.br/empreendedorsocial, onde também está o regulamento do concurso.

Informações: empreendedorsocial@grupofolha.com.br.

Deixe um Comentário