Falar de empreendedorismo também é falar de inovação. Entre os dias 13 e 16 de agosto, aconteceu no Píer Mauá no Rio de Janeiro o Rio Innovation Week, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, e que neste ano contou com um estande especial da Secretaria da Mulher do Governo do Rio de Janeiro voltado ao desenvolvimento e aceleração de mulheres empreendedoras, espaço em que o Tamo Junto e a Aliança Empreendedora participaram como parceiros.
No contexto do empreendedorismo feminino é importante compreender os diferentes fatores que impactam a vida de uma mulher que opta por empreender. No Brasil são mais de 30 milhões de negócios liderados por mulheres, em sua maioria que buscaram no empreendedorismo uma fonte de renda e independência financeira. Para muitas, existe uma gestão duplicada em que precisam equilibrar as necessidades de casa e família com as do empreendimento. Mesmo com uma estrutura adversa são negócios de potência, que geram transformação para suas vidas, famílias e comunidades.
Espaço dedicado ao empreendedorismo feminino
Foi olhando para a potência das mulheres combinada ao acesso qualificado de tecnologia e inovação como uma oportunidade de inclusão econômica, que a Secretaria da Mulher organizou um estande específico com conteúdo, palestras, atendimento e serviços gratuitos voltados a esse público que participou do Rio Innovation Week em 2024.
Ao longo da semana, o público que circulou no espaço pode participar de bate-papo com especialistas em empreendedorismo, além de acessar os serviços gratuitos ofertados pela Aliança Empreendedora e o Tamo Junto na capacitação e apoio de empreendedoras. Tal parceria nasceu ainda em 2024 a partir de um Acordo de Cooperação Técnica formalizado entre as instituições por meio do Programa Empreender 360, frente de advocacy e influência em políticas públicas da Aliança Empreendedora
Um dos objetivos das atividades oferecidas durante o evento, foi de acolher e estimular a troca entre empreendedoras, como explica Rejane Ribeiro, Coordernadora de Empreendedorismo Feminino da Secretaria da Mulher do Governo do Rio de Janeiro. “Pensamos na proposta de estar no Rio Innovation com a ideia de trazer um espaço inovador para as mulheres do nosso Estado. Estamos recebendo empreendedoras para falar de seus negócios, são “encontrinhos” de bate-papo com até 15 empreendedoras que vem ao nosso espaço. E também o painel que criamos, onde pedimos para as mulheres preencherem, dando ideias e sugestões de políticas públicas. A ideia desse espaço é a troca de conhecimento e um momento de escuta”, destaca.
Para Aliança Empreendedora participar do evento em conjunto com a Secretaria da Mulher representou um importante passo de conexão com o ecossistema de tecnologia e inovação, com o Tamo Junto trazendo sua expertise como tecnologia social no desenvolvimento de microempreendedores.
“É muito estratégico ocupar esse espaço, com tantas outras organizações, e aqui em parceria com a Secretaria da Mulher. Uma parceria fundamental de cooperação técnica que temos construído nos últimos meses, de levar capacitação para 7 mil mulheres empreendedoras no Rio de Janeiro. É significativo pois esse evento representa o que tem de mais atual e chegando no mercado quando falamos de inovação e tecnologia, inclusive impacto social. Aqui circulam muitas pessoas e organizações que podem se conectar com o Tamo Junto, entendendo seu potencial como tecnologia social, que leva capacitação e apoio na ponta”, detalha Caroline Meira, coordenadora de comunicação da Aliança Empreendedora e Scrum Master do Tamo Junto.
Tamo Junto no Rio Innovation Week 2024
O RIW contou com uma circulação média de 185 mil pessoas, e durante todos os dias do evento o estande da Secretaria da Mulher realizou atendimentos qualificados para empreendedoras ou pessoas que querem empreender, que puderam acessar de forma direcionada a plataforma do Tamo Junto e conhecer uma seleção de cursos específicos para mulheres empreendedoras. Além de conhecer outras oportunidades, como aulas ao vivo, mentorias gratuitas, comunidade Tamo Junta – espaço de afinidades para mulheres empreendedoras apoiadas – entre outras ações e ferramentas que ficam disponíveis na plataforma. Apenas durante os dias do evento o Tamo Junto contou com mais de 3600 acessos diretos vindos de visitantes do estande, que puderam se cadastrar e conhecer com o apoio da equipe presente, os benefícios da plataforma.
Importante lembrar que o evento representa o principal espaço de ativação na América Latina voltado a trilhas de conhecimento que perpassam empreendedorismo, negócios e inovação. Neste sentido, o Tamo Junto se conecta como um Programa online a microempreendedores que possui a tecnologia e inovação em sua essência. Desde seu lançamento já emitiu mais de xx certificados em cursos gratuitos sobre autopercepção empreendedora, gestão, formalização, marketing para negócios, entre outros.
Em 2024 a plataforma passou por uma ampla restruturação tecnológica para atender de forma ainda mais qualificada, conectada a gestão da inteligência de dados, compreendendo a fundo as necessidades dos usuários quando falamos de microempreendedores em situação de vulnerabilidade ou com dificuldade no letramento digital.
Atualmente a plataforma conta com mais de 300 mil cadastrados de pessoas que podem acessar além dos cursos, mentorias, ferramentas e outros benefícios oferecidos pelo Programa. Tudo de forma gratuita e adaptada para a realidade do microempreendedor.
Para acessar o Tamo Junto e conhecer cursos e oportunidades oferecidas, acesse: tamojunto.org.br