O concurso Hora de Brilhar é resultado do projeto da marca Brilhante em parceria com a Aliança Empreendedora e a Escola de Você. O objetivo do concurso é trabalhar com o empoderamento e desenvolvimento de empreendedoras brasileiras e seus negócios.
O concurso Hora de Brilhar é um evento anual criado pela marca Brilhante para premiar alunas e ex-alunas da “Escola Brilhante”, uma plataforma on-line para pessoas que querem abrir ou aperfeiçoar o próprio negócio. Este ano o concurso teve sua quarta edição e, com certeza, foi o maior sucesso já visto até hoje! O evento obteve recorde de inscrições, atingindo mulheres de todas as regiões do país.
Na primeira etapa foram selecionadas 50 empreendedoras, sendo dez de cada região do Brasil. No entanto, apenas 10 mulheres – sendo cinco com ideias de negócio e outras cinco com negócios em atuação – continuaram no processo e ganharam o treinamento on-line de 30 horas e uma imersão para o treinamento presencial em São Paulo, que aconteceu entre os dias 06 a 10 de maio.
Com o treinamento online, elas aprenderam sobre finanças, marketing, planejamento e outros temas relacionados à gestão de negócio. “Eu não tô sozinha. A mulher empreendedora brasileira tem um potencial muito grande. Eu acredito no potencial da mulher brasileira, acredito no potencial dessa rede.” (Ana Paula Sarmento, finalista do concurso e representante da região Nordeste na categoria atuante).
Durante todo o processo do concurso Hora de Brilhar as participantes puderam criar relações e contato, compartilhar experiências com as participantes das edições anteriores e foram acompanhadas pela equipe de marketing da marca Brilhante e por especialistas da Aliança Empreendedora. A última fase do concurso aconteceu no formato de imersão e treinamento presencial. As 10 microempreendedoras participaram de uma oficina sobre como apresentar seu Pitch, ministrado pela Luísa Bonin, comunicadora e atriz, especialista em ajudar os empreendedores a contarem suas histórias, onde desenvolveram técnicas de apresentação para se preparem de forma mais segura na grande final. Também conheceram sobre o Programa de Mentoria da Aliança Empreendedora, já que todas terão contato com seus mentores nos 6 meses seguintes do concurso. Além disso, organizações como Facebook, Unilever e Google, foram parceiras de conteúdo técnico e inspiracional às 10 finalistas.
As finalistas encontraram informações de como impulsionar seus negócios durante a visita nas maiores referências de marketing digital: Facebook e Google. Ferramentas como Google Bussiness, utilização de páginas no Facebook e no Instagram fizeram com que o dia 09 de maio de 2019, fosse marcado por muito conhecimento em marketing digital e criação de rede de contatos.
Conheça as finalistas e suas histórias, entre iniciantes e atuantes, do concurso Hora de Brilhar:
Karla Susiane dos Santos Pereira – Fab Lab Manaus
Representando a região Norte, na categoria Atuante, Karla, dona do Fab Lab Manaus, oferece cursos de robótica, arduino, eletrônica, produção de games, e tudo que envolva cultura maker. Além disso, o Fab Lab oferece serviços de impressões 3D e plotter de recorte. Karla conta que a ideia surgiu da necessidade da cidade de Manaus ter um espaço colaborativo de criação, construção e ensino;
Ana Paula Santos Sarmento – Anachips
Da região Nordeste, na categoria Atuante, Ana conta que a ideia de produzir os salgadinhos Natural Chips, surgiu em 2017, quando precisava de uma renda extra para sobreviver. Ana conta que teve dificuldades para começar, mas persistiu. Hoje, o Anachips produz salgadinhos de mandioca, inhame, batata doce, banana e entre outros.
Camila Soares Braga Behrens – Rituar
Representando a Região Centro-Oeste na categoria Atuante, Camila oferece produtos cosméticos naturais e fitoterápicos produzidos principalmente com plantas medicinais da biodiversidade brasileira e com apoio e parceria de mulheres produtoras locais rurais, que fornecem parte dos ingredientes. Camila conta que o Rituar surgiu a partir da fervente paixão e encanto que ela tem pelas plantas e conhecimentos dos povos tradicionais do Brasil.
Tissiane Caroline Rodrigues Scarparo Simões – Dalla Mamma
Tissiane, também conhecida como Tica, é representante da categoria Sudeste e conta que começou a costurar quando sua filha nasceu. Ela encontrou nessa atividade a oportunidade de ter uma renda extra e poder conciliar maternidade e trabalho. O Dalla Mama, produz bonecas de acordo com as características físicas das crianças que serão presenteadas – a ideia é a criança se identificar com sua/seu boneco e assim criar uma relação positiva com sua aparência.
Scheyla Claudiano – Schreiber Marcenaria
Scheyla representa a região Sul na categoria Atuante com produção de móveis. A empreendedora investiu no negócio de um amigo marceneiro e aos poucos aprendeu a fabricar e produzir. Scheyla possui parceria com projetistas, fornecedores e familiares e conta que procura trazer clareza de informações ao fazer um orçamento mais preciso com cliente, com preços mais justos dentro do que o cliente possui para investir.
Mariah Dias de Oliveira – Cervejaria Mariah
A Mariah representa a região Norte, na categoria iniciante e busca levar sabores Amazônicos ao mundo por meio da cerveja artesanal. Em 2016 com seu trabalho de conclusão de curso na graduação de engenharia química, desenvolveu uma mini-cervejaria em casa em que produzia cerveja tipo witbier com polpa de cupuaçu.
Sheila André de Noronha – Doce Deleite ou Só Pão
Sheila representa a região Nordeste, na categoria iniciante com o seu empreendimento voltado a fabricação de pães de mel. A empreendedora conta que a receita é especial e de família. A empreendedora vende a seu círculo de amizade, familiares, buffets, noivas, mães e no comércio em geral. Além disso, Sheila testou a receita de pão de queijo mineiro, e devido a boa aceitação deste, decidiu acrescentar no seu negócio.
Mariani Pereira Miranda – Kaseirinho
Mariani representa a região Centro-Oeste, na categoria iniciante e seu empreendimento é o Kaseirinho. A empreendedora conta que o objetivo do seu negócio é conectar agricultores de ingredientes típicos de sua região, cozinheiros (focados em pratos regionais) aos consumidores que buscam conhecer a cultura e adquirir produtos locais que são difíceis de encontrar. A idéia surgiu na dificuldade de encontrar ingredientes específicos para usar na faculdade de gastronomia que cursava.
Ingrid representa a região Sudeste, na categoria iniciante e sua ideia de negócio é abrir sua empresa de serviços de intercâmbio. A empreendedora pretende oferecer educação, voluntariado e turismo especializado em países presentes no continente africano, levando brasileiros e também trazendo pessoas para o Brasil, para estudar, voluntariar e turistar. A ideia surgiu após uma viagem de voluntariado à África do Sul em 2016, que de acordo com ela mudou a sua vida.
Jessica Varjão Crispim – Jardim Urbano
Jessica representa a região Sul, na categoria iniciante e sua ideia de negócio é fornecer serviços de paisagismo e jardinagem para pequenas áreas, como apartamentos e pequenos quintais. Por ser engenheira agrônoma e sempre procurada para prestar pequenas consultorias quanto a cuidados com plantas e planejamento do jardim, em dezembro de 2018 decidiu transformar essa ajuda informal em empresa.