Publicação foi realizada em parceria com a Editora Agir e conta com conteúdos essenciais para quem quer começar a empreender
De acordo com uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), ter um negócio próprio está na lista do terceiro maior sonho do brasileiro, ficando atrás apenas do sonho de ter uma casa própria e viajar pelo país.
São pequenos negócios com grande potencial de desenvolvimento e inclusão: salões de beleza locais, serviços de entrega de refeições, oficinas de costura e artesanato, empresas de organização de eventos e muitas outras atividades. Em comum são liderados por pessoas que buscam aperfeiçoamento, para desenvolver suas competências empreendedoras e a gestão de seus negócios.
Com o intuito de atender esse público e democratizar ainda mais o acesso a informação, a Editora Agir firmou uma parceria com a Aliança Empreendedora para a criação e publicação de uma trilogia literária, a “Empreender sem Complicação”. São livros que mostram como iniciar um negócio com aquilo que você já tem ― seu talento, sua habilidade, sua experiência ―, mesmo que não disponha de recursos financeiros. Com orientações, dicas e ferramentas simples, os livros oferecem um passo a passo para que microempreendedores coloquem em prática o sonho do negócio próprio.
Para Helena Casanovas, cofundadora da Aliança Empreendedora e Líder de Projetos do Tamo Junto, a publicação da trilogia reforça o compromisso da organização em democratizar o acesso a informação para micros e pequenos empreendedores, ou pessoas que querem começar a empreender.
“O lançamento da trilogia é um marco importante para nós. Os livros oferecem conteúdos práticos e objetivos para aqueles que buscam começar o próprio negócio, ou que já empreendem, mas não sabem para onde ir. Reflete nosso compromisso contínuo de fortalecer o ecossistema empreendedor brasileiro, de democratizar o acesso ao conteúdo, tornando o empreendedorismo acessível a todos, independentemente dos recursos iniciais disponíveis.”, Destaca Helena.
A coleção é formada por três volumes interligados, abordando aspectos fundamentais do empreendedorismo para impulsionar a jornada:
- Em “Ferramentas para garantir o sucesso de seu negócio” são apresentados os passos iniciais para a abertura de um negócio próprio; os princípios básicos para a eficiente gestão do empreendimento, com controle de receitas e despesas; a identificação do público-alvo e o uso dessa rede de relacionamentos para formar uma carteira fiel de clientes; e a implementação dos primeiros passos na elaboração de uma estratégia de vendas bem-sucedida, adequada ao tipo de empreendimento escolhido.
- “Planejamento e estratégia para fazer seu negócio prosperar” apresenta as estratégias mais eficazes para consolidar a marca no mercado, destacando o empreendimento da concorrência e conquistando a preferência dos clientes; destaca a importância de manter uma gestão financeira sólida, mesmo sem ser um administrador profissional, para assegurar a saúde do negócio; e explora a relevância da inovação para diferenciar seu produto ou serviço diante do público-alvo.
- “Como começar um negócio” apresenta a Teoria do Fazer, que usa linguagem simples para derrubar um mito: o de que é preciso muito dinheiro ou grande experiência para iniciar um negócio ― qualquer pessoa pode se tornar uma empreendedora se usar bem suas capacidades e sua plataforma de relacionamentos, por menores que sejam. O volume ainda apresenta os primeiros passos que o empreendedor deve seguir para entrar com segurança nessa trilha, identificando as melhores alternativas e oportunidades para tomar uma decisão segura e com muito mais chance de sucesso.
Os livros estão disponíveis para compra no site da Amazon e no site da Editora Agir.
Sobre a Editora Agir:
Criada pelo escritor e crítico literário Alceu Amoroso Lima em 1944 e adquirida pela Ediouro em 2002, a Agir publica livros de qualidade de nomes famosos em diversas áreas de atuação do cenário nacional e internacional. São histórias de vida e de trabalho, além de reflexões sobre temas relevantes da atualidade, como desenvolvimento pessoal e autoajuda, a partir de uma visão moderna e antenada às novas tendências do mercado editorial mundial.