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Com o apoio de sete organizações entre público e privado, o projeto alcançou até outubro de 2022, 1253 empreendedoras da área da moda e moda casa. 

 Atualmente o Brasil conta com 10,1 milhões de mulheres que empreendem (Sebrae, 2022). Muitas trabalham em um contexto vulnerável, e seguem em busca de soluções que tragam segurança para suas vidas e seus negócios. Desenvolver oportunidades gratuitas e acessíveis no fortalecimento de microempreendedoras, requer além de conhecimento especialista no assunto, uma rede poderosa de mobilização, para que tais oportunidades de fato alcancem as pessoas que mais precisam. 

É nesse contexto de acreditar na potência de uma mobilização assertiva, que foi lançado em março de 2022 o Empreendedoras da Moda, projeto desenvolvido pelo Sebrae e Instituto Lojas Renner, com apoio da Aliança Empreendedora, que busca acelerar negócios na área da moda e moda casa, com foco na capacitação para vendas online. A jornada de apoio envolve capacitação, através de cursos online, mentoria e aceleração. O projeto espera apoiar até julho de 2023, 3000 empreendedoras nos cursos online, com 90 delas participando da mentoria, e dessas, 20 empreendedoras seguem para a etapa de aceleração. Interessadas podem participar das capacitações online e gratuitas, com temas que vão desde estratégias de vendas online para moda, até precificação e moda sustentável. Inscrições em: empreendedorasdamoda.org.br. 

Com um público tão específico, que possui uma jornada única dentro do setor têxtil e de confecções, somado ao fato do Brasil ser um país de dimensões continentais, mobilizar de forma adequada é um desafio, e se tornou uma das principais frentes do projeto Empreendedoras da Moda. E para isso, construiu relações de parceria estratégicas com organizações que estão próximas a este público, e que buscam levar oportunidades e vantagens para comunidade e pessoas de seu entorno. 

“A etapa de mobilização é um dos principais eixos quando se estrutura projetos de impacto social voltados para públicos em recortes específicos, como região, áreas de interesse, recortes demográficos, entre outros. Uma mobilização bem-feita garante que oportunidades de desenvolvimento cheguem ao público-alvo que mais precisa daquele apoio, e no Empreendedoras da Moda nós olhamos para isso entendendo que existem organizações que estão em campo, e nos apoiam na construção dessa jornada de impacto”, explica Marina Bolibio, consultora de projetos na Aliança Empreendedora. 

Conheça um pouco das organizações que participaram da frente de mobilização do projeto e seguem juntas como parceiras de mobilização acreditando no empreendedorismo feminino como ferramenta de inclusão, e na construção de relações justas e sustentáveis no setor têxtil e de confecções. 

ASID Brasil 

A criação da ASID Brasil foi motivada por um contexto familiar, a história da irmã de um dos fundadores: Laura nasceu com síndrome de Down e transtorno do espectro autista, e durante toda a sua vida enfrentou inúmeros desafios para se desenvolver. A partir da história dela e o contexto da pessoa com deficiência no Brasil, a organização nasceu com uma missão: unir pessoas com deficiência, suas famílias, instituições, empresas e voluntários para construir uma sociedade inclusiva. Os projetos são realizados articulando o meio corporativo (empresas, institutos e fundações) com as instituições da Rede ASID (famílias, pessoas com deficiência e colaboradores), através de voluntariado, inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho, empreendedorismo, conhecimento, oportunidades, dentre outros eixos.  

Saiba mais em: asidbrasil.org.br/br/ 

  

Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina 

A Cáritas Brasileira Regional Santa Catarina é um organismo da Igreja Católica, sua ação social se estrutura na perspectiva de defender e promover toda a forma de vida, participar da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural junto com as pessoas em situação de exclusão social.  Atualmente a Rede Cáritas em Santa Catarina conta com 9 entidades-membro espalhadas por todo estado: ADIPROS (Joinville), ASA (Florianópolis), ASDI (Chapecó), Cáritas Diocesana de Blumenau, Caçador, Criciúma, Lages, Rio do Sul e Tubarão. Tem como áreas de atuação prioritária os seguintes temas: Migração e Refúgio, Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergência e Economia Popular Solidária.   

Saiba mais em: sc.caritas.org.br/ 

Dani Gábriél & Dume 

Formada em Comunicação Social, com ênfase em Publicidade e Propaganda pela PUC-SP, pós-graduada em Gestão do Design de Moda pelo Senai Antoine Skaf e com Especialização em Gerência de Produto na Fundação Getúlio Vargas, Dani atua desde 2002 na cadeia produtiva da moda, envolvida nos processos ligados à Criação e todo ciclo de Gestão de Desenvolvimento de Produtos e Marketing. Atualmente está à frente da Dume, uma agência de consultoria, mentoria e educação empreendedora focada em negócios dentro do ecossistema da economia criativa. O objetivo dessa iniciativa é ajudar a transformar ideias em empreendimentos conscientes, consistentes e sustentáveis com resultados assertivos e significativos. Hoje Dani também é docente do curso de moda da Faculdade Santa Marcelina (FASM), lecionando Negócios e Empreendedorismo e Estratégias e Marketing de Moda. 

Saiba mais em: www.dumeoficial.com.br e @dumeoficial

 

Bruna Salatta & Telúrica 

A Telúrica é uma marca de mochilas e itens acessórios com produção têxtil artesanal, que foi fundada pela empreendedora Bruna Salatta em 2016 na periferia de São Paulo. Com uma proposta artesanal sustentável, busca explorar em suas produções uma identidade diversa e inclusiva, entendendo o impacto dessas produções no mundo e em suas relações. O objetivo é contar uma boa história, sendo este o ponto de partida. A marca cria acessórios em parceria com artistas e artesãos marginalizados ou em situação de vulnerabilidade social, trazendo renda justa e visibilidade para esse público, através da criação, comercialização e propagação das nossas peças, acreditando no poder das artes em trânsito.  

 Saiba mais em: www.telurica.com.br/ 

Parcerias governamentais 

“Três importantes parceiros governamentais integraram essa frente entendendo como oportunidade de desenvolvimento, levando inclusão econômica e social para mulheres que empreendem no setor em suas regiões, sendo eles: a   Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego da Prefeitura de Santo André, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação (SEDETI) da Prefeitura de São Caetano do Sul e a Secretaria Nacional de Política para Mulheres.” 

Quer fazer parte dessa mobilização pelo empoderamento das empreendedoras da moda? Descubra como você pode se envolver e apoiar essa iniciativa. Converse com nossos especialistas agora: https://evento.aliancaempreendedora.org.br/captacao

 

 

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