A Solidarium – parceira estratégica da Aliança Empreendedora – lançou neste mês em parceria com o Walmart o primeiro e-commerce de comércio justo do Brasil. Os produtos desenvolvidos por empreendedores de baixa renda de diversas comunidades brasileiras podem ser adquiridos através do espaço E-Solidário no site de comércio eletrônico da Walmart Brasil: http://www.walmart.com.br/Vitrine/E-Solidario/Home.aspx?utm_source=internal_home&utm_medium=botao&utm_campaign=esolidario.
Conheça um pouco mais na matéria publicada no portal Exame em 01.06.2010:
São Paulo – O site de comércio eletrônico da rede de supermercados Walmart Brasil firmou uma parceria com a Solidarium. O site vai oferecer aos consumidores produtos desenvolvidos por diversas comunidades brasileiras, como itens de decoração e design feitos artesanalmente em todas as regiões do país. A rede acredita que, assim, vai suprir uma demanda por “comércio justo” na internet.
“Não é filantropia; todas as partes vão ganhar seu dinheiro e vai gerar vantagem competitiva pra gente”, disse Flávio Dias, diretor de e-commerce do Walmart Brasil. A Solidarium já era parceira do Instituto Walmart e oferecia alguns produtos em lojas físicas de Curitiba. A rede de supermercados observou que o consumidor de “comércio justo” não encontrava essa possibilidade na internet e resolveu preencher essa lacuna estendendo a parceria.
O Walmart seleciona, compra e decide os preços de venda dos itens da Solidarium da mesma forma que faz com qualquer um de seus fornecedores, segundo o diretor. A Solidarium direciona, no mínimo, 50% do valor de venda para quem confeccionou o produto. A empresa atua com uma rede de criação, produção e distribuição de produtos alinhados aos princípios do “comércio justo”, por meio de grandes varejistas em todo o território nacional.
A linha disponível no site será composta inicialmente por cerca de cem itens. A expectativa é que, até o final do ano, cerca de 400 itens sejam comercializados. O projeto vai beneficiar 13 empreendimentos localizados nos estados do Paraná, São Paulo, Maranhão e Minas Gerais. Ao todo, mais de 150 pessoas terão o suporte na ampliação das suas vendas.
Como site é nacional, a parceria permite que pequenas comunidades e produtores comercializem seus produtos em qualquer lugar do Brasil. Com a venda, o Walmart projeta que as comunidades terão aumento de sua demanda, renda e oportunidades de trabalho. A rede negocia outras ações do tipo, que ainda não podem ser divulgadas, segundo Dias.