Loja de peças para motos, cantina, venda de artesanato, conserto de bicicletas, bar, fábrica de picolé, mecânica de motos, lojinha, salão de beleza, cooperativa, venda de ração, produção musical, conserto e fabricação de joias e mercearia foram algumas das palavras que preencheram a coluna “atividade” da lista de empreendedores presentes no seminário “Como financiar meu negócio ou ideia de negócio”, ministrado pela diretora executiva da Aliança Empreendedora no evento realizado pelo Instituto Walmart e pela Aliança na comunidade da Bomba do Hemetério em Recife-PE.
O evento marcou o encerramento de um ciclo de quatro anos de projetos de apoio a microempreendedores da Bomba realizados pela Aliança Empreendedora em parceria com o Instituto Walmart e o início de uma nova etapa. No dia 09 de abril, terça-feira, o auditório da Escola Estadual Mardônio Coelho acolheu 60 microempreendedores da própria comunidade para escutar o seminário, discutir as formas de financiamento disponíveis, trocar experiências e dicas entre eles e conhecer a nova oportunidade de financiamento da Bomba do Hemetério: o financiamento colaborativo.
A Aliança Empreendedora, através do Impulso e em parceria com o Instituto Walmart e o Programa Bombando Cidadania estão preparando um canal exclusivo do programa no site Impulso (www.impulso.org.br). O site permite que microempreendedores brasileiros captem recursos para financiar seus negócios através do financiamento colaborativo – o empreendedor faz um vídeo explicando o projeto e porque precisa do recurso, e oferece recompensas criativas às pessoas em troca de contribuições. Especificamente para os projetos do canal Bombando Cidadania, a vantagem é que haverá o matching de 30% proporcionado pelo Instituto Walmart, ou seja, assim que o empreendedor atingir 70% do recurso solicitado com a mobilização de contribuições da sua rede de contatos, o Instituto Walmart completa. Todas as outras características do Portal Impulso continuam valendo: o empreendedor tem 60 dias para captar, e caso não atinja o valor total (nesse caso os 70%), o valor retorna para as pessoas que contribuíram. Caso o projeto seja bem sucedido, o autor do projeto envia as recompensas para todos aqueles que impulsionaram seu projeto. Para saber mais, acesse o vídeo do Impulso em: http://vimeo.com/43676732.
A aposta da Aliança Empreendedora e do Instituto Walmart em uma iniciativa de financiamento colaborativo se deu por perceber que as iniciativas empreendedoras e culturais da Bomba têm crescido e que os cidadãos estão cada vez mais mobilizados para a própria comunidade. A Bomba do Hemetério já é um roteiro turístico da cidade de Recife, que recebe a Copa das Confederações esse ano e a Copa do Mundo de 2014. “Os artesãos precisam de capital de giro para a produção de souvenires e se eles não estiverem preparados para a demanda turística, irão perder vendas”, conta Karina Zapata, coordenadora do Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH), outro parceiro do Programa Bombando Cidadania. O desafio é grande para os empreendedores, mas um dos objetivos desse trabalho, segundo Adriana Franco, coordenadora do Programa Bombando Cidadania no Instituto Walmart, é que os empreendedores aprendam a trabalhar a mobilização e a venda de sua ideia de negócio e que esse conhecimento seja compartilhado pela comunidade da Bomba.
O canal “Bombando Cidadania” no Impulso também é uma oportunidade de levar o trabalho que acontece na Bomba do Hemetério para todo o Brasil. Pois qualquer pessoa poderá conhecer e contribuir com um projeto através da internet. O lançamento do canal está previsto para o mês de maio.