No dia 18/06/2012, a Solidarium lançou uma nova plataforma online, a SOLIDARIUM.NET, onde artesãos de todo o Brasil podem se conectar com consumidores de todo o planeta.
“É o ambiente perfeito para os artesãos desenvolverem seus negócios”, afirma Tiago Dalvi, CEO da Solidarium.
Com um posicionamento diferente dos concorrentes existentes no segmento de artesanato, a Solidarium busca ir além do mercado online e vendas para o consumidor final. Vendas corporativas, acesso a matérias-primas e serviços de design estão entre os diferenciais da plataforma. Tudo isto sem custo adicional algum ao artesão, pois a Solidarium não cobra uma taxa de cadastro, mensalidade ou anuidade. O artesão apenas paga uma comissão de 10% para a Solidarium quando uma venda é realizada.
Para a Solidarium, essa nova plataforma é muito mais do que um site de venda de artesanato, a empresa quer criar um verdadeiro movimento para combater a pobreza promovendo o acesso a mercado. “Queremos mostrar o que o Brasil tem de melhor e para isto vamos mobilizar e construir uma verdadeira rede social”, diz Dalvi.
Uma parceria com o Paypal disponibiliza aos artesãos a conveniência de receber suas vendas com cartões de crédito e a segurança fornecida pelo maior intermediário de pagamentos do mundo.
No primeiro ano de operação, sua meta é alcançar 10.000 artesãos ativos e mais de 250.000 produtos listados.
A Solidarium nasceu como uma área da Aliança Empreendedora em 2006. Em 2007, abriram uma loja no Shopping Novo Batel em Curitiba e quase faliram no primeiro ano, por não possuir uma marca reconhecida, bons produtos e capital para manter a estrutura. Após esta experiência no shopping, a Solidarium sabia que precisava mudar. E isto nunca foi um problema para a empresa. Em 2008, abriram diferentes frentes comerciais e descobriram no modelo de distribuição via redes varejistas um potencial único para escalar sua operação. Foi quando a Solidarium fechou seu primeiro acordo comercial com, nada menos, que o maior varejista do mundo, o Walmart. “Lembro até hoje daquela reunião, em que conseguimos cadastrar 32 produtos e um total de 1.600 peças. Foi uma grande conquista, mas o engraçado é que não tínhamos a menor ideia de como fazer a entrega”. Pensar grande nunca foi um problema para a Solidarium que após o acordo com o Walmart, conquistou clientes como Lojas Renner, TOK & STOK, Natura e beneficiou mais de 1.600 artesãos nos últimos 5 anos.
Em 2011, a Solidarium conquistou 3 importantes prêmios que validaram e impulsionaram a criação de uma nova estratégia. O primeiro foi ser reconhecida como uma das 5 maiores inovações para o desenvolvimento econômico e social em todo o mundo pela Ashoka e Fundação Ebay. O segundo foi ser nomeada fellow pelo Unreasonable Institute, uma aceleradora de negócios baseadas nos Estados Unidos. O terceiro prêmio, foi ter sido eleita como Empreendedor Social de Sucesso pela revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, coroando o ano de 2011 e validando a nova estratégia da empresa.