Skip to main content

Por Renata Morais

Sempre que o fim do ano se aproxima, somos inundados por conteúdos que nos convidam a revisitar tudo o que vivemos. Por aqui não é diferente, mas hoje quero compartilhar uma retrospectiva que vai além dos números e nos leva ao que realmente move a Aliança Empreendedora.

Começamos 2025 com o nosso Planejamento Estratégico em mãos. Nele, definimos dois grandes focos: ampliar a geração de renda para microempreendedores em situação de pobreza e fortalecer nossa atuação com processos mais eficazes, tecnológicos e centrados nas pessoas. A partir dessa visão, demos forma às ações que guiariam o nosso ano.

E que ano! Entramos em 2025 carregando expectativas afinal, seria o ano em que a Aliança Empreendedora completaria 20 anos de fundação. Só isso já merecia uma celebração especial, mas decidimos ir além: criar o maior evento da nossa história. E, como uma equipe inventiva e ousada, sonhamos grande. Assim nasceu a ideia de realizar um Summit de três dias, em Brasília, reunindo empreendedores e atores do ecossistema, unindo dois dos nossos principais eventos: o Encontro Nacional de Microempreendedores e o Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo.

O resultado? Um evento lindo, com mais de 600 participantes, autoridades do governo federal, três Ministros Federais em plenária e uma energia que reverbera até hoje. Três dias intensos em que vimos um sonho saindo do papel e ganhando vida junto a parceiros e empreendedores que representam o microempreendedorismo de base do Brasil. Poucas coisas superam a alegria de realizar algo tão grandioso!

A celebração dos 20 anos veio acompanhada de um desafio igualmente significativo: tornar nossos processos internos ainda mais integrados com tecnologia, mantendo sempre o foco nas pessoas. Reestruturamos nossa área de Dados e TI, aprimoramos fluxos, ampliamos o uso de Inteligência Artificial no dia a dia e fortalecemos nossa capacidade de atender empreendedores de forma ágil e organizada.

Até aqui, apoiamos diretamente 63 mil microempreendedores por meio de 26 projetos, além de nossos Programas Institucionais: Tamo Junto, Moda Justa e Sustentável, Empreender 360 e Guru de Negócios, realizados com 33 parceiros entre empresas e investidores sociais. No projeto Empreendendo o Futuro, em parceria com a Suzano, retiramos cerca de 2 mil pessoas da linha da pobreza.

Somamos mais de 2 mil horas de mentoria dedicadas a quem empreende, com apoio o apoio de mais de 600 voluntários atuando nas frentes de mentoria, liderança e embaixadores. Um ano de conquistas que nos trouxeram exatamente onde estamos agora.

Nos programas institucionais, tivemos marcos importantes:

Tamo Junto:

  • O site do Tamo Junto recebeu 590 mil visitas, vindas de 370 mil usuários ao longo do ano.
  • Tivemos 43 mil novos cadastros na plataforma.
  • Emitimos 46 mil certificados para empreendedores que concluíram nossos cursos.

Empreender 360:

  • Mais de 700 voluntários foram formados nos três programas da Frente de Voluntariado: Líderes, Embaixadoras e Mentores.
  • A rede do Empreender 360 promoveu 80 encontros presenciais.
  • Marcamos presença em mais de 30 eventos dedicados à causa da Inclusão Socioeconômica.
  • Atuamos diretamente na implementação de 4 políticas públicas nacionais relacionadas à Assistência Social e ao Empreendedorismo.

Moda Justa e Sustentável

  • Lançamos a nova identidade visual do Programa.
  • Realizamos a pesquisa nacional com brechós e bazares, contribuindo para fortalecer o setor.
  • Quase 3 mil pessoas foram beneficiadas diretamente e mais de 320 mil reais foram investidos em negócios da rede.
  • Lançamos o curso de gestão para costureiras de reparo, ampliando oportunidades de qualificação e renda.

E quando olhamos para o futuro — que já começou e, ao mesmo tempo, está logo ali — seguimos guiados pela ousadia que nos trouxe até os 20 anos. Nosso grande objetivo para 2030 é alcançar 1 milhão de microempreendedores atendidos. E já damos passos firmes nessa direção: entramos em 2026 com projetos renovados, 7 parceiros institucionais, o planejamento do Summit Aliança Empreendedora 2026a todo vapor, novas pesquisas de avaliação de impacto e um olhar atento para atualizações de nossa metodologia inspiradas por princípios de trabalho digno.

Queremos ampliar nossa atuação com empreendedores que percorrem a jornada completa — da capacitação até a replicação da metodologia como líderes e mentores. Vamos seguir investindo em tecnologia para gerar mais impacto com mais agilidade. E, claro, fortalecer nossa atuação em advocacy, aproximando ainda mais o diálogo com o poder público e o ecossistema empreendedor.

Chegamos ao fim de 2025 com a certeza de que vivemos um ano brilhante, repleto de conquistas e marcado pela colaboração com parceiros e empreendedores que nos fazem acreditar, todos os dias, que é possível cocriar um ecossistema diverso, digno e justo. Nos vemos em logo ali, em 2026.

Deixe um Comentário