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Desenvolver uma estratégia de advocacy envolve saber como influenciar políticas públicas para gerar mudanças sociais significativas.  

Não é à toa que esse método é muito usado por organizações e indivíduos que defendem causas essenciais, como o fortalecimento de micro e pequenos empreendedores. 

E aqui, neste artigo, vamos mostrar a você como o advocacy pode ser utilizado para defender causas sociais, garantir a inclusão de grupos vulneráveis e reduzir desigualdades.  

Além disso, discutiremos sobre como essa abordagem contribui para o fortalecimento da democracia, a criação de redes de colaboração e o desenvolvimento sustentável, além de gerar um impacto positivo e duradouro na sociedade. 

Vamos nessa? 

O que é advocacy? 

Advocacy é um conjunto de estratégias utilizadas para influenciar tomadores de decisão na criação ou alteração de políticas públicas em prol de uma causa, com foco em resolver problemas sociais e promover mudanças positivas.  

Neste cenário, empresas, organizações e indivíduos podem adotar essa prática, embora ela seja mais comum no terceiro setor, já que defende direitos e implementa melhorias na sociedade. 

Então, o que é estratégia de advocacy? 

A estratégia de advocacy é um conjunto de ações coordenadas para sensibilizar e influenciar líderes, governos e instituições sobre questões relevantes, em busca de promover mudanças por meio do diálogo, campanhas e mobilização social. 

Ou seja, essa abordagem é essencial para fortalecer causas, ampliar direitos e impulsionar políticas públicas que beneficiem a sociedade. 

Diferença entre lobby e advocacy 

A diferença é que o advocacy é a defesa de uma causa por meio de ações estratégicas para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas, já o lobby concentra-se em influenciar diretamente agentes públicos e políticos, com foco na tomada de decisões específicas em benefício de interesses privados ou corporativos. 

Quais são os benefícios do advocacy para a sociedade? 

  • Fortalece a democracia: uma estratégia de advocacy defende direitos, reduz desigualdades e cria uma sociedade mais igualitária. 
  • Defende de direitos e a inclusão produtiva: garante que as demandas de grupos vulneráveis, como micro e pequenos empreendedores, sejam ouvidas e atendidas. 
  • Promove a justiça social: luta contra desigualdades econômicas e sociais, por meio de políticas públicas; 
  • Cria redes de colaboração: facilita o compartilhamento de recursos, conhecimentos e estratégias entre organizações e indivíduos, o que torna campanhas mais eficazes. 
  • Transparência e responsabilidade: contribui para um governo mais eficiente e ético, pois cobra compromissos e monitora políticas públicas. 
  • Impulsiona o desenvolvimento sustentável: o advocacy busca soluções para questões econômicas, sociais e ambientais, logo, promove um crescimento equilibrado e sustentável. 

Como fazer um plano de advocacy? 

Elaborar uma estratégia de advocacy envolve algumas etapas, que apresentaremos daqui em diante para você. Confira! 

Elabore uma Teoria da Mudança 

A Teoria da Mudança é uma metodologia utilizada para planejar, implementar e avaliar projetos ou programas, pois descreve como e por que a mudança esperada ocorrerá.  

Na prática, ela define os objetivos finais, os passos necessários para alcançá-los e os indicadores de sucesso. 

Ou seja, esse processo ajuda a alinhar estratégias e medir impactos.  

Logo, a Teoria da Mudança é uma ferramenta essencial para entender como suas ações levarão à transformação desejada, uma vez que ela proporciona uma visão clara do caminho a ser seguido. 

Para isso, defina claramente o impacto que deseja alcançar e identifique as políticas públicas que precisam ser modificadas para atingir esse objetivo.  

Escolha sua prioridade e especifique seu objetivo 

Entre as políticas públicas que deseja influenciar, selecione a mais relevante para sua estratégia.  

Ou seja, defina qual mudança exata você quer que aconteça e foque seus esforços nessa área para garantir um impacto real e mensurável. 

Compreenda o processo decisório 

Antes de tudo, estude as etapas e regras do processo decisório relacionado à política pública que deseja influenciar.  

Isso porque compreender como as decisões são tomadas ajudará a identificar os momentos e as oportunidades para impactar diretamente a mudança desejada. 

Identifique seu público-alvo 

Determine as pessoas ou instituições com poder para tomar decisões sobre o tema em questão, assim como aqueles que podem influenciar essas decisões.  

Feito isso, direcione suas ações para esse público, com estratégias adequadas para engajá-los de maneira eficaz. 

Estabeleça parcerias e coalizões 

Busque alianças com organizações, empresas ou indivíduos que compartilhem seus objetivos.  

Essas parcerias aumentarão a credibilidade e o impacto da sua ação, além de gerar um esforço conjunto para promover mudanças mais amplas. 

Defina as atividades 

Agora, a sua estratégia de advocacy começa a ganhar forma! 

Aqui, liste as ações necessárias para alcançar seus objetivos e elabore um plano de ação que contemple todas as atividades essenciais, considerando prazos e recursos disponíveis. 

Então, esse é o momento que você deve definir as ações específicas necessárias para atingir seus objetivos. Para isso, concentre-se em quatro eixos principais:  

  • produção de conhecimento; 
  • comunicação eficaz; 
  • mobilização de aliados; 
  • influência nos tomadores de decisão.  

Cada eixo deve ser adaptado ao contexto e à causa para maximizar o impacto. 

Gerencie riscos 

Avalie os riscos associados à sua estratégia de advocacy, como resistência ou falta de apoio.  

Depois, planeje ações para mitigar esses riscos e ajuste sua abordagem conforme necessário.  

Lembre-se que ter um plano de contingência ajudará a manter a estratégia sólida e eficaz diante de imprevistos. 

Acompanhe e avalie os resultados 

Por fim, monitore o progresso da sua estratégia de advocacy para verificar se está alcançando os objetivos.  

Nesta etapa, use métricas específicas para avaliar o impacto e ajuste suas ações conforme necessário.  

A avaliação contínua é fundamental para garantir o sucesso e permitir melhorias ao longo do processo! 

Advocacy exemplos 

Um exemplo de advocacy em prática é o trabalho da Aliança Empreendedora, ONG de empreendedorismo que atua ativamente no advocacy em prol de micro e pequenos empreendedores.  

Com ações voltadas para influenciar o Poder Executivo e Legislativo, buscamos promover políticas públicas que melhorem as condições para esse setor.  

Deste modo, através de estratégias como o o Programa Empreender 360 (E360), buscamos engajar empresas, organizações, institutos de pesquisa e gestores públicos para tornar o empreendedorismo mais acessível e inclusivo, sendo uma iniciativa apoiada por parceiros como Bank of America, Fundação Arymax, Assaí Atacadista e Meta. 

Quanto a esse projeto, vale destacar que em 2024, o E360 reforçou sua atuação em advocacy, com a participação em mais de 90 reuniões estratégicas e 34 eventos para debater o fortalecimento do empreendedorismo na esfera pública.  

Essa atuação culminou na sexta edição do Fórum Brasileiro de Microempreendedorismo, realizado em Brasília, que reuniu mais de 100 participantes comprometidos com a causa. 

Durante o fórum, a delegação do E360 promoveu encontros com ministérios e apoiou a inserção de sete novas organizações em conselhos e fóruns estratégicos de discussão de políticas públicas.  

Ou seja, essas ações consolidam o papel do programa na construção de um ecossistema mais favorável ao microempreendedor. 

Conheça mais sobre o nosso trabalho e contribua você também para fortalecer as políticas públicas para micro e pequenos empreendedores. 

Conclusão 

Uma estratégia de advocacy é uma ferramenta crucial para gerar mudanças sociais e políticas positivas.  

Como você viu por aqui, ao adotar essa abordagem, é possível promover a justiça social, reduzir desigualdades e fortalecer a democracia, influenciando as decisões que moldam o futuro da sociedade.  

Deste modo, com ações bem planejadas e parcerias estratégicas, uma  estratégia de advocacy tem o poder de transformar políticas públicas, já que garante um impacto duradouro e sustentável. 

No caso da Aliança Empreendedora, essa prática tem sido fundamental para fortalecer as condições de micro e pequenos empreendedores, já que promovemos ações junto ao Poder Executivo e Legislativo.  

Ao unir-se a nós e investir em estratégias de advocacy, você também pode contribuir para um futuro mais justo e próspero para o empreendedorismo no Brasil! 

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