Skip to main content

Nosso Trabalho

A Aliança Empreendedora age levando a micro e pequenos empreendedores conhecimento, empoderamento e inclusão social.

Os micro e pequenos empreendedores são responsáveis por 99% das empresas nacionais e 52% dos empregos formais no Brasil. São responsáveis por 30% do PIB nacional e podem gerar ainda mais riquezas ao Brasil. Apesar dessa presença poderosa, ainda são invisibilizados quando se fala em economia e empreendedorismo no Brasil.

Os micro e pequenos empreendedores são responsáveis por

99% das empresas nacionais e 52% dos empregos formais no Brasil.

São responsáveis por 30% do PIB nacional e podem gerar ainda mais

riquezas ao Brasil. Apesar dessa presença poderosa, ainda são

invisibilizados quando se fala em economia e empreendedorismo no Brasil.

A Aliança Empreendedora existe e atua em função dessa parcela de empreendedores e empreendedoras que quase sempre caminham sozinhos com seus negócios. Nosso objetivo é levar  a esse público conhecimento, empoderamento e inclusão social, além de promover o reconhecimento de histórias que representam a realidade do Brasil que empreende em comunidades e periferias.

Olhamos para o empreendedorismo como uma forma de transformar o nosso país. Por isso, atuamos na capacitação e inclusão de microempreendedores formais e informais em comunidades e periferias de todo Brasil.

Desenvolvemos um trabalho de conscientização de que  todas e todos os brasileiros podem empreender através do desenvolvimento de habilidades, e pela garantia de um mercado com relações justas. 

Além disso, o trabalho da Aliança Empreendedora consiste em prestar consultoria e apoiar empresas, organizações sociais e governos a desenvolverem projetos sociais inclusivos, voltados a empreendedores de baixa renda.

Atualmente temos 134 organizações sociais filiadas, o que nos permite atender em todo território nacional.

Todo nosso trabalho é desenvolvido através de metodologias de treinamento, facilitação e gestão de projetos.

A base de nossa metodologia são as chamadas andragogia, effectuation e humanismo,  onde a partir da orientação de um desenvolvimento de um modelo de negócios simples, o microempreendedor inicia com o que possui no momento, e é direcionado para as previsões do futuro.

Acreditamos que o empreendedor tem sede de aprendizado, construindo sua própria trilha de aprendizado com muita facilidade. Aprender diante os desafios do empreendedorismo é a realidade do empreendedor. Nós incentivamos que participem de redes de apoio, grupos relacionados para troca de experiências, além de prestarmos assessoria para que seu reconhecimento seja atingido dentro de sua comunidade.

Somado a isso, a Aliança Empreendedora realiza seu trabalho de capacitação para empreendedores a partir de 3 (três) formatos de apoio:

  • Apoio Presencial: voltada ao microempreendedor individual , esse modelo ajuda na integração interpessoal e desenvolvimento através de trabalhos em grupo;
  • Apoio Digital: através de cursos via whatsapp o microempreendedor tem informação nova em tempo real com uma capacitação orientada e facilitada usando o próprio celular;
  • On-line: nossa plataforma única e premiada “TamoJunto”, desenvolvida pela Aliança Empreendedora,  integra cursos com certificado, videoaulas, artigos e ferramentas de gestão, tudo para facilitar o acesso ao microempreendedor, tornando sua jornada de crescimento prática e continuada.

Todas as nossas metodologias possuem linguagem simples, que se adequam a qualquer perfil de microempreendedor, independente de sua escolaridade.

Frentes de Atuação

Soluções para microempreendedores

Desenvolvemos e aplicamos cursos e capacitações, de forma gratuita, com foco no desenvolvimento de competências e habilidades para microempreendedores. Saiba mais.

HUB de pesquisas
e tendências

Realizamos estudos e pesquisas sobre o microempreendedorismo brasileiro, além de desenvolvermos metodologias e ações de advocacy pela causa. Saiba mais.

Consultoria
para empresas

Prestamos consultoria para empresas de diversos portes e segmentos, na cocriação de novos produtos e serviços, baseado em causas sociais, com foco no microempreendedorismo. Saiba mais.

Empresas que
nos Ajudam a Impactar

Inspire-se nessas organizações que ajudam a Aliança Empreendedora a disseminar a causa do empreendedorismo e a diminuir os impactos sociais no Brasil

Parceiros Institucionais

Apoiadores

Redes e Certificações

A Aliança Empreendedora também participa de diferentes redes de apoio de diversos lugares do mundo, onde pela troca de experiências e fortalecimento de parcerias, é possível potencializar nosso trabalho, disseminar a causa e impactar mais microempreendedores em desenvolvimento.

Projetos Institucionais

Conheça os projetos criados e desenvolvidos pela Aliança Empreendedora dedicados a microempreendedores, empresas e mentores voluntários.

Tamo Junto

O Tamo Junto foi a primeira plataforma brasileira totalmente dedicada ao microempreendedor de baixa renda.

Reconhecida e premiada pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), é uma plataforma completa que oferece conteúdo, conhecimento e oportunidade de crescimento através de cursos online e ferramentas de gestão.

Conta com mais de 130 mil inscritos, e o índice de conclusão de curso é de 33%. Vale ressaltar que todos os nossos cursos possuem certificado, entregando além de conhecimento, auto confiança aos nossos empreendedores. Tudo 100% online e gratuito.

Empreender 360

O Empreender 360 foi criado com o objetivo de fortalecer o ecossistema de apoio ao microempreendedor brasileiro, promovendo conteúdos relevantes, encorajando assim, organizações, empresas e governos a apoiar microempreendedores em comunidades e periferias no Brasil.

O 360º trata-se de um espaço colaborativo, onde os conteúdos são criados e desenvolvidos com organizações parcerias, construindo assim um ecossistema forte e inclusivo.

Tecendo Sonhos

O programa Tecendo Sonhos é uma iniciativa que promove relações dignas de trabalho na cadeia têxtil, através de ações que integram donos de oficinas de costura, stakeholders e tecnologias. Através disso, promovemos informação a imigrantes, em sua maioria latinos-americanos, e refugiados, promovendo relações dignas de trabalho.  Em 2020, durante a pandemia, mais de 2.062 imigrantes latinos foram atendidos online pelo projeto para o fortalecimento de um rede empreendedora.

Guru de Negócios

Guru de Negócios é um programa de mentoria e voluntariado, que através de sua própria plataforma microempreendedores de todo Brasil tem acesso a mentoria gratuita de até 6 meses para o seu negócio. A plataforma trabalha com combinações automatizadas que se adequam às necessidades do(a) empreendedor(a) com as competências do(a) mentor(a). No cadastro, o empreendedor inclui suas preferências e habilidades e a partir disso é feito o “match” com os mentores voluntários que mais se adequam ao perfil do empreendedor e do respectivo negócio.

Quer colaborar ou participar de um de nossos projetos? Entre em contato.