Skip to main content

Que tal começar 2019 com uma energia boa, como aquela que circulou durante o Fórum Brasileiro de Empreendedorismo? Dezenas de microempreendedores reunidos trocaram experiência e tiveram acesso a muito conhecimento, além de perceberem a força que trazem à economia brasileira.

Os microempreendedores hoje no Brasil fazem girar, e muito, a economia do país. Eles são responsáveis por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), 54% dos empregos formais e 99% das empresas. No atual momento de crise, as micro e pequenas empresas têm conseguido sustentar os empregos: são 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil, que respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

O estudo O macro impacto do microempreendedor, realizado pela Aliança Empreendedora e apresentado durante o evento, revelou também dados impressionantes. A partir de um mapeamento online do ecossistema, de avaliações internas dos próprios projetos e revisão de estudos já publicados, o trabalho mostra que o faturamento médio de renda dos micronegócios é de R$ 5.670,00, e que 59% deles geram renda suficiente para que seus empreendedores paguem pelo menos suas contas básicas.

Mas há outros impactos a serem contabilizados. “Há um estímulo à economia local notável: 63% dos microempreendedores desejam abrir seu negócio na própria comunidade onde vivem, e 19% querem empreender em região próxima [Data Favela, 2015]. Eles tendem a trabalhar por conta própria, engajando membros da família e vizinhos. E há outros impactos, não mensuráveis, mas que são notados no dia a dia, nas histórias, nos cases que a gente acompanha, e que surgem quando os empreendedores começam a trocar experiências”, diz Helena Casanova Vieiras, diretora de pesquisa e desenvolvimento da Aliança Empreendedora.

A Aliança Empreendedora destaca três aspectos importantes, demonstrados na prática pelo relato de microempreendedores durante o Fórum: estímulo à economia local, acesso a produtos e serviços e a inclusão e o impacto social.

Enquanto a edição de 2019 não chega, que tal rever o Fórum de 2018? Clique aqui e confira!

Deixe um Comentário