Skip to main content
Aliadas

Sabores da Terra se fotalece com Lei da Alimentação Escolar

By 4 de fevereiro de 2011novembro 5th, 2014No Comments

O grupo Sabores da Terra, apoiado pela Fundação APAEB, organização aliada da Aliança Empreendedora e participante do projeto “Parceiras em Ação” do Santander, é formado por doze mulheres e se divide em dois turnos para produzir polpas, licores e doces com frutas da região.

No início de 2010, o grupo que fica localizado na região do Papagaio no município de Valente na Bahia, decidiu acessar a lei da alimentação escolar, que prevê que  municípios comprem, pelo menos, 30% dos alimentos da merenda escolar de agricultores familiares

.Para acessar a lei, as doze mulheres tiveram que se adequar a normas de trabalho com alimentos. O espaço no qual trabalhavam teve que ser reformado, e para isso o grupo contou com a solidariedade de maridos e amigos que ajudaram a arrumar telhado, pintar paredes e colocar telas nas janelas.

A negociação com a prefeitura foi feita por intermédio da Fundação APAEB, que marcou reuniões com as escolas para a apresentação dos produtos. Hoje o Sabores da Terra vende seus produtos para três escolas diferentes e conta com a oportunidade de expansão.

Segundo a líder do grupo, o desafio agora é conseguir mais espaço para o armazenamento de produtos, pois as encomendas estão cada vez maiores. Para solucionar o problema, o grupo entrou em contato com a Impulso Microcrédito e pretendem pegar crédito para ampliação de suas instalações.

O grupo Sabores da Terra é um exemplo de sucesso e a prova viva do impacto do empreendedorismo comunitário em comunidades de baixa renda.

Deixe um Comentário