Skip to main content

Encontro com grupos apoiados pelo projeto Costurando o Futuro em São José dos Pinhais-PR marcou apresentação de resultados do projeto

Com o objetivo de apresentar os resultados do projeto Costurando o Futuro, a Fundação Volkswagen e a Aliança Empreendedora realizaram no dia 27 de fevereiro um evento na Associação de Moradores do Bairro Independência, em São José dos Pinhais-PR, que contou com a presença de parceiros e grupos produtivos apoiados pelo projeto.

Durante o evento foi realizado um café receptivo com os convidados e pronunciamentos com os parceiros do projeto: Keli Smaniotti, Diretora da Fundação Volkswagen; Alexandra Meira, Diretora de Projetos da Aliança Empreendedora; Miguel de Paula, Secretário de Trabalho, Emprego, e Economia Solidária da Prefeitura de São José dos Pinhais, e Teresa de Almeida, Presidente da Associação de Moradores do Jardim Independência.

costurando

Ao final do encontro os grupos produtivos – Novo Amanhecer, Africanize, e Cantinho das Artes, que compõe uma rede empreendedora por meio do projeto Costurando o Futuro, apresentaram o portfólio dos produtos desenvolvidos pelos grupos a partir do projeto.

costurando 2

Costurando o Futuro

O “Costurando o Futuro” é desenvolvido pela Fundação Volkswagen em São José dos Pinhais desde 2013, e é realizado em parceria com a Aliança Empreendedora e a Prefeitura Municipal de São José.  Tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento social e econômico de mulheres que vivem no entorno da fábrica que oferece aos participantes empoderamento e alternativas de geração de trabalho e renda, por meio da capacitação profissional em corte, costura e empreendedorismo, utilizando uniforme usados pelos funcionários da Volkswagen do Brasil e tecidos automotivos que seriam descartados para confecção de bolsas, mochilas, acessórios, entre outros. O projeto também traz ganhos ambientais: a fabricação das peças é feita com tecido automotivo não utilizado pela Volkswagen e uniformes antigos de funcionários – o que reduziu consideravelmente o descarte desses materiais em aterros.

Em um primeiro momento do projeto as microempreendedoras costureiras participaram de um curso de corte e costura. Com conclusão do curso formou-se um grupo produtivo, o Novo Amanhecer, que passou a ser apoiado pela Aliança Empreendedora. Nas capacitações do grupo foram abordadas questões relacionadas ao desenvolvimento e empoderamento das microempreendedoras para a gestão de suas atividades, assim como a otimização no uso dos materiais fornecidos pela Volkswagen para a produção de itens de costura, como bolsas, carteiras e tapetes.

“O objetivo das capacitações é de empoderar as empreendedoras dos grupos que compõem a Rede, de forma que a troca de experiências e conhecimentos levem ao beneficiamento do material e ao desenvolvimento dos grupos”, fala Maurício Picanço, Assessor de Empreendimento das Aliança Empreendedora que acompanhou o grupo nas capacitações.

No mês de janeiro deste ano dois grupos foram selecionados para participar da rede de costureiras: Africanize e Cantinho das Artes. Com isso os três grupos passam a receber os materiais e resíduos para costura disponibilizados pelas fábricas da Volkswagen, que serão utilizados na confecção de itens para comercialização, além de compor uma rede de costureiras para a troca de experiências e ideias entre os grupos.

Para Carla Torres, 36 anos, que integra o grupo Africanize, participar da Rede possibilita um aumento significativo na rede de contatos. “O projeto tem uma proposta pertinente ao grupo, pois, possibilita a ampliação de contatos para que o negócio se desenvolva além de ser uma forma das empresas se responsabilizaram com uma destinação mais adequada para os descartes de materiais.”

Repercussão na Imprensa

Diversos meios de comunicação do Paraná divulgaram matérias referentes ao projeto. Confira as publicações disponíveis para leitura online:

Diário de Notícias

PQN Portal de Comunicação

Portal Nacional Seguros

Deixe um Comentário