Sobre o Tecendo Sonhos

Colaborar para a promoção de relações dignas de trabalho, por meio de ações que integrem donos de oficinas de costura, stakeholders e tecnologias que transformem as relações da cadeia têxtil.



Sobre o Programa


O Programa Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, com o objetivo de promover relações dignas de trabalho na cadeia têxtil com o público imigrante latino americano, por meio do empreendedorismo. As ações do Programa buscam integrar micro e pequenos empreendedores da cadeia têxtil, organizações sociais que trabalham com migração, governo, redes como a COETRAE (Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo), OIT (Organização Internacional do Trabalho), Secretaria Estadual da Justiça, pesquisadores e tecnologias que transformem as relações de sua cadeia e o consumo responsável.

O trabalho do Programa consiste em capacitar empreendedores donos de oficina de costura a se profissionalizarem, formalizarem, cumprindo dessa forma as regras de segurança do trabalho, e em paralelo, conectando esses empreendedores com mentores e novos clientes para que possam estabelecer outras relações comerciais mais saudáveis. Para realizar esse trabalho de forma sistêmica, conta com uma rede de organizações parceiras e aliadas, que apoiam em todas as etapas de execução do projeto, ampliando assim o impacto dos resultados.

 

Pilares do Programa


As ações do programa são realizadas por meio de quatro pilares principais:

 
icon_1

Educação empreendedora

Capacitações em gestão para os empreendedores, ou imigrantes que desejam empreender. Além de participar das capacitações, os empreendedores também são apoiados por meio de mentoria, e acessam conteúdos exclusivos para que desenvolvam seus negócios levando em conta a particularidade e realidade das oficinas de costura. Com isso, se espera que conheçam melhor seus direitos e deveres, explorem a gestão de seus negócios de uma forma mais organizada, e consequentemente melhorem sua qualidade de vida, de suas famílias, e colaboradores. Sempre buscando sua regularização para melhor inserção no mercado. Para esta frente contamos com o apoio e execução de mobilização e treinamentos das organizações parceiras: CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante , Coletivo ¡Si, Yo Puedo! e PAL – Presença na América Latina.
icon_2

Disseminação da Causa

Realização de atividades que disseminam as boas práticas presentes na cadeia têxtil, compartilhando cases de sucesso, criando conteúdos de apoio às oficinas de costura para se regularizarem, e promovendo o diálogo entre os diversos atores que participam da cadeia têxtil.
icon_3

Advocacy

Participação estratégica em grupos, redes e ações voltadas a disseminação da causa dentro do setor, por meio de parcerias. O objetivo é assim influenciar e participar de discussões que possam melhorar as condições de trabalho dos imigrantes, no desenvolvimento de políticas públicas, e também, para que o projeto se torne uma referência quando se pensa em promoção de relações dignas dentro da cadeia têxtil.
icon_4

Solução tecnológica

Mapear e conectar diferentes tecnologias que apoiem a qualificação das oficinas de costura e/ou que promovam relações dignas de trabalho no setor. Destacamos aqui o apoio à formação da startup ALINHA, plataforma que tem como objetivo promover relações comerciais mais justas entre as oficinas de costura com confecções que as contratam. Parceira do Programa, encaminhamos algumas das oficinas que participam das capacitações para serem aceleradas pela ALINHA e então terem acesso a plataforma.