Você provavelmente já conhece o Whatsapp, certo? Esse aplicativo está entre os mais baixados do Brasil! Fora bater-papo com os seus amigos, você sabia que pode utilizá-lo para melhorar suas vendas e seu relacionamento com seus clientes?

 

Pois bem! Pelo seu sucesso, o Whatsapp se tornou uma ferramenta muito útil para empreendedores querendo desenvolver o seu negócio.

Além das mensagens de texto, o aplicativo reúne inúmeros recursos como envio de áudios, músicas, vídeos, imagens, documentos, e também uso de listas de transmissão, criação de grupos, e realização de chamadas. Usadas de maneira inteligente, essas funcionalidades vão potencializar suas vendas! Veja como:

 

#Mais praticidade e rapidez para responder seus clientes

Tirar dúvidas dos clientes, fechar uma venda, e receber sugestões e feedbacks diretamente no Whatsapp agiliza a sua relação com seus clientes. Ao invés de receber e-mails que você pode esquecer de olhar, o Whatsapp é uma ferramenta rápida e que está mais próxima de você, ou seja, o usuário se sente com maior liberdade de fazer seu comentário, e em tempo real. 

#Divulgue seus produtos e promoções

Já pensou poder mandar o cardápio do seu restaurante para seu cliente que está em casa ou enviar imagens das promoções semanalmente a ele? Pois é, assim fica muito mais fácil comunicar ao seu cliente o que está acontecendo no seu negócio  com imagens criativas e vídeos dos produtos novos, promoções, cardápios e catálogos atualizados. Se você faz vendas por encomendas ou porta a porta, esse aplicativo é essencial para você!

Uma função que pode ajudar na divulgação dos seus produtos e serviços é a lista de transmissão, em que você pode enviar uma mensagem para vários contatos de uma só vez. Assim, você não perde tempo selecionando cada contato um por um e pode enviar mensagens de texto, vídeos, imagens e áudio para até 256 pessoas ao mesmo tempo. Facilita muito, né? 😉

 Para criar sua lista de transmissão:

  1. Abra o WhatsApp e clique no botão com 3 pontos no canto superior direito da tela;
  2. Quando abrir o menu, toque em “Nova transmissão”;
  3. Digite o nome de quem deseja adicionar a lista ou clique no botão “+” para abrir a agenda e selecionar os amigos;
  4. Após adicionar pelo menos dois contatos, toque em “Criar”. Por fim, a tela de bate-papo será aberta e poderá enviar mensagens.

#Whatsapp Business: gerencie e explore a comunicação

Recentemente, foi lançado o Whatsapp Business, ou seja, uma versão gratuita e com foco em usuários empreendedores de micro e pequenos negócios. Nele, você cria um perfil para seu empreendimento e fica muito mais fácil a comunicação com os seus clientes através de respostas automáticas, além de disponibilizar ferramentas de métricas para acompanhar o desempenho da sua comunicação, como por exemplo com o número de mensagens lidas.

A própria plataforma afirmou que mais de 80% de pequenos empreendimentos em países como Índia e Brasil acreditam que o WhatsApp ajuda na comunicação com os clientes e no crescimento do negócio. Então, bora baixar e dar um up no seu negócio!

 

O Whatsapp é legal, mas cuidado!

Essa ferramenta é muito pessoal e algumas pessoas podem se sentir invadidas ao receber algo que não desejavam ou serem adicionadas em um grupo que não gostariam. Lembre-se: você precisa sempre pedir autorização dos seus clientes antes de adicioná-los e enviar mensagens ou colocá-los em grupos. Também mande mensagens dentro do horário comercial: ninguém merece receber propaganda no domingo às 22h00… Assim, você evita que as pessoas se irritem com você ou se sintam constrangidas!

 

Levando em consideração essas dicas e não esquecendo da privacidade do seu usuário, você já pode usar e abusar (com moderação) do Whatsapp! E depois conta pra gente aqui nos comentários como foi. 😉