#1 Tenha um planejamento financeiro
Ter uma reserva financeira é muito importante para se prevenir de imprevistos e qualquer tipo de crise que possa acontecer e é importante construir essa reserva a longo prazo, assim você também não prejudica as finanças do seu negócio. Sabendo disso, precisa ficar claro que essa reserva não é a mesma coisa que capital de giro, muito menos sua poupança pessoal. É realmente uma reserva de emergência do seu negócio.
É recomendado que essa reserva seja suficiente para manter seu negócio por cerca de três a seis meses e será destinada para custos que não estavam previstos, como acidentes, troca de máquinas em momentos inesperados, corte de grandes clientes e muitas outras coisas que podem acontecer. Por isso, é importante que nessa reserva seja fácil de retirar esse dinheiro de um dia para outro.
Você pode montar a sua reserva retirando pequenas quantias durante alguns meses. O importante é você se planejar. Defina quanto precisa, a quantidade de dinheiro que você pode retirar mensalmente e onde fará essa reserva. Essas retiradas não podem comprometer seu negócio, mas vale fazer aquele esforço para estar com a reserva rápido! A maior vantagem é se prevenir de endividamentos e não precisar recorrer a empréstimos para manter seu negócio, caso ocorram imprevistos.
E se você ainda não possui uma reserva financeira? Tenha paciência! Você pode pesquisar e buscar as melhores fontes de crédito (ou microcrédito) para seu negócio disponíveis no mercado.
Nesse momento, é preciso levar em conta que muitos bancos e cooperativas de crédito já estão buscando soluções para esse período, mas você que empreende não pode se desesperar e assumir contas ou empréstimos perigosos para sua organização financeira, ok? Existe microcrédito de todos os tipos, com valores, número de parcelas e taxas de juros muito variáveis. Por isso, lembre-se: é preciso se manter informado e não deixe de tirar todas as suas dúvidas antes de optar por um microcrédito.
Deixe seu comentário: