Hoje estar nas redes sociais é quase obrigatório, né? É muito difícil você encontrar alguém que não tenha pelo menos um perfil no Facebook, Instagram ou Twitter. Afinal, todo mundo está conectado o tempo todo e é por isso, que você precisa se preocupar com a presença do seu negócio nesses meios!

 

Mas a gente sabe que atualmente são muitas as redes sociais disponíveis. Então é aí que fica a pergunta:

Quais redes sociais fazem sentido meu negócio ter?

#Facebook: compartilhamento e interação em um único lugar

Com certeza, essa é a rede social mais popular e mais ampla de todas, com 62 milhões de pessoas conectadas por dia, em que você pode encontrar sua família, amigos e clientes todos reunidos em um só lugar. Dados apresentados pela própria plataforma mostram que a cada 10 brasileiros conectados na internet, 8 estão ativos no Facebook.

Cada vez mais as pessoas estão procurando por negócios através do Facebook, para ver se seus amigos já visitaram ou curtem a página, olhar a pontuação e os comentários que outros usuários deixaram, e principalmente achar informações de contato e sobre os produtos para poder comprar.

O diferencial do Facebook é ser a rede social mais completa de compartilhamento e interação, permitindo que exista uma comunicação com os usuários.

Essa plataforma é ótima para construir sua marca na mente dos seus consumidores, através dos posts e compartilhamentos de conteúdos relevantes para seu negócio. O Facebook Stories e as reações, como “Amei”, por exemplo, foram adicionadas para aumentar o grau de interação entre as pessoas e é uma ótima forma de se relacionar com os seus clientes, porque você pode mostrar o dia a dia do seu negócio e além de responder, se aproximar eles demonstrando como se sentiu ao ler certo comentário.

E para te ajudar, a pesquisa Content Trends 2017 mostrou que a rede social que apresentou maior adesão pelas empresas foi o Facebook com 97,3%, provando que é uma rede bem relevante, não importa o tipo de negócio que você empreende. 😉

#Whatsapp: personalize seu atendimento e aproxime-se do seu cliente

Esse aplicativo permite uma interação mais pessoal com os clientes, então se você costuma ter um contato mais próximo e personalizado com seus clientes, essa é a rede social certa! Você pode tanto conversar individualmente com cada cliente quanto criar grupos de conversa.

A Nielsen realizou uma pesquisa em 2016 que apresentava que quase 70% dos celulares do Brasil tem instalado o aplicativo. Por essa facilidade de encontrar pessoas utilizando o Whatsapp, a ferramenta é ótima para trabalhar, por exemplo, para quem precisa marcar horário com os clientes ou para quem vende produtos e serviços de porta em porta, já que facilita a comunicação.

#Instagram: mostre seus produtos de forma criativa

Você já ouviu falar desse aplicativo? O Instagram é voltado para fotos e vídeos e é ótimo para divulgar seus produtos/serviços fazendo seus clientes se apaixonarem por imagens criativas e bem editadas!

Já é possível criar uma conta exclusiva para seu negócio, ou seja, você não precisa mais misturar suas fotos pessoais com as fotos do negócio e assim, fica tudo mais profissional.

Apesar disso, o público dessa rede social é muito engajado, então aproveite. Além de divulgar seus produtos e serviços, você também pode atualizar sobre novidades do seu negócio e fazer promoções!  

Da mesma maneira que o Facebook, para aproveitar bem do Instagram, você precisará tirar e postar fotos regularmente do seu produto/serviço e dedicar tempo para atualizar a página.

Aproveite essa rede social! A pesquisa Content Trends 2017 mostrou que o Instagram está em segundo lugar entre as redes sociais que apresentaram maior adesão pelas empresas, com 71,1%. 

#Twitter: transmita informação em poucos caracteres

O Twitter permite escrever comentários de até 140 caracteres para aqueles que te seguem. Mas se são postagens tão curtas, para que utilizar em seu negócio?

Primeiro, porque é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil. Claro! Em seguida, porque é uma ferramenta super legal para você direcionar para o seu site ou seu e-commerce. O usuário está navegando pela rede e quando se depara com alguma informação de seu interesse, já pode clicar e acessar.

A ferramenta também é interessante para te ajudar a ficar mais próximo dos seus clientes e fidelizá-los, informando sobre novidades, promoções e descontos, por exemplo. Aproveite que são poucos caracteres para escrever e responda quem interage com sua marca! Ah, e não esqueça de “retweetar” elogios e compartilhar experiências positivas que tiveram com o seu negócio para todo mundo ver!

#LinkedIn: encontre parceiros e crie uma rede de contatos

Ao contrário das outras redes citadas antes, mais sociais e pessoais, o LinkedIn é voltado justamente para negócios e o mundo profissional!

O objetivo do LinkedIn é permitir que exista um espaço em que as pessoas possam discutir questões de carreira e trabalho e a interação é fundamental para isso seja cumprido! Principalmente por ser uma rede que te aproxima de novos contatos e assim, fica mais fácil até encontrar parceiros e fornecedores! 😉

O site tem muito recursos que podem ser explorados, como o “Showcase page”, para apresentar informações específicas sobre seu negócio ou os grupos, locais em que as pessoas promovem conversas e debates, falam sobre suas experiências ou dúvidas e você pode posicionar seu negócio, além de ficar ligado em assuntos relacionados ao seu negócio.

Mas tome cuidado com essa rede social! Mesmo que sua linguagem em outras redes sociais como Facebook e Instagram seja mais informal, no LinkedIn é melhor trabalhar com uma comunicação mais séria, demonstrando mais profissionalismo.

#Youtube: criar conteúdo original para sua rede

O Youtube é um sucesso no Brasil e teve um de seus melhores anos em 2017. É uma rede social de compartilhamento de vídeos e atualmente, você consegue encontrar vídeos de qualquer conteúdo que desejar, é só procurar!

Bom, o Youtube pode ter várias funções na hora de ajudar a desenvolver o seu negócio. Entre elas, está a criação de conteúdos que podem ter relação direta com o seu produto ou serviço ou não. Para fazer essa criação, seu empreendimento pode escolher uma dessas  três opções: fazer uma criação própria do seu negócio, criar em colaboração ou parceria com algum youtuber ou cuidar de um conteúdo que já existe.

Se você pretende começar a trabalhar com vídeos como um tipo de divulgação, pense em estratégias de como apresentar o conteúdo em poucos minutos e da maneira mais clara possível. Arrisque-se e seja criativo, o crescimento do Youtube tem trazido um retorno positivo para esse tipo de divulgação!

 

E aí, já está pensando em quais redes sociais tem mais a cara do seu negócio? Para começar, sugerimos escolher de duas opções para que consiga atualizar com a frequência necessária e não esquecer de nenhuma. Bora tentar?

Agora que você sabe todas essas informações, pesquise sobre seu público, veja qual a rede social mais combina com ele, e coloque a mão na massa! Todos os aplicativos mencionados são gratuitos, então é só cadastrar o seu negócio para começar sua comunicação. Aproveite! 😉