É isso mesmo! Todos podem empreender! Você, que tem uma ideia, que é prestador de serviços, ou que tem um trabalho fixo mas que também está a começar a trabalhar por conta própria, você que começou a vender algo para pagar as suas contas, você que chegou a Portugal com muitos sonhos e quer colocá-los em prática, que veio com um emprego garantido, mas perdeu o emprego… ou que veio sem nada garantido e está a criar as suas próprias oportunidades… todos vocês podem empreender!

A verdade, é que muitos de vocês provavelmente já empreendem e nem sabem! No curso “Porque você e todos podem empreender” vamos falar sobre alguns mitos do empreendedorismo – tais como aquele mito de que só pode empreender quem tem muito dinheiro, ou só quem tem formação académica…, ou só quem nasceu com um dom especial… Os empreendedores de sucesso estão por toda a parte e, por isso, nós precisamos de desconstruir aquela ideia de que só o homem branco engravatado representa os empreendedores e de que empreender é para poucos.

Empreendedorismo é atitude e o primeiro passo é ver-se como empreendedor ou empreendedora. Empreender não é para ser algo difícil, e por isso queremos te apresentar a Teoria Effectuation – que em português chamamos de “Teoria do Fazer”. E é sobre essa teoria que vamos convosco ao longo do curso “Porque você e todos podem empreender”. A Teoria do Fazer foi desenvolvida pela professora doutora Saras Sarasvathy, indiana, pós graduada em empreendedorismo e professora do tema numa Universidade dos Estados Unidos. Ela realizou uma pesquisa para tentar descobrir o que está por de trás dos empreendedores de sucesso como é que eles pensam e encaram os problemas do seu dia a dia. Com base nestes estudos, ela explica o empreendedorismo a partir de 5 princípios. Em cada episódio do curso, vamos apresentar um elemento que nos vai ajudar a compreender a Teoria do Fazer.

A Aliança Empreendedora preparou este curso para fazer-vos entender tudo sobre cada um dos princípios da Teoria do Fazer e de como é que eles podem-no ajudar a tomar decisões melhores na hora de abrir ou melhorar o seu negócio. Além disso, ao longo dos nossos capítulos, vamos conversar com dois empreendedores: o Kevin, de Cabo Verde, que ouvi dizer que empreende na área da alimentação. E a Kelly, brasileira que empreende na área de beleza e estética. Eles vão me contar mais sobre os seus negócios e vou ajudá-los a entender como podem aplicar os princípios nos negócios deles.

E espero que você, ao conhecer as histórias deles, também consiga perceber como deverá aplicar no seu negócio. E, por falar em aplicar na prática, você já deve ter percebido pelo nome da teoria, que para empreender é preciso FAZER, certo? Então, a cada episódio vamos propor-lhe um desafio para colocar em prática. Afinal, para empreender precisa de colocar a mão na massa.

Inscreva-se agora em: https://aliancaempreendedora.org.br/tamojunto/pt/cursos/todos-podem-empreender/