Se você está pensando em começar a vender pela internet, mas quer ir além de divulgar os seus produtos nas redes sociais, as plataformas de venda online podem te ajudar a criar a sua loja virtual de uma forma bem simples.

E para que você entenda melhor o que são essas plataformas, como funcionam e quais são elas, nós preparamos esse artigo.

Então, bora seguir a leitura com a gente para começar a tirar do papel essa ideia de ter uma loja virtual perfeita para o seu pequeno negócio?

O que são plataformas de venda online?

As plataformas de vendas online são sites que permitem que você crie uma loja virtual. A principal característica dessas plataformas é não exigir que os usuários tenham experiências em criação de sites ou formação técnica para criarem suas lojas.

Isso mesmo! Você não precisa configurar o código-fonte do site ou ser expert em qualquer tipo de programação para colocar sua loja no ar por meio dessas plataformas. Basta fazer um cadastro e, caso necessário, pagar por uma assinatura e pronto, você pode começar a inserir os seus produtos e deixar a sua loja no ar.

O lado bom disso tudo é que, de forma simples e intuitiva, você pode customizar o visual da página da sua loja, incluir fotos e descrições dos seus produtos, gerenciar o frete e as formas de pagamento, além de integrar a loja com suas redes sociais.

Então, em resumo, as plataformas de venda online tornam possível que você crie um site profissional de vendas para o seu pequeno negócio de maneira muito fácil e rápida.

Quais plataformas de venda online são boas?

Agora que você já sabe o que são as plataformas de venda online, quais critérios fazem delas uma boa opção para divulgar os seus produtos.

Em primeiro lugar, você deve levar em conta se a plataforma tem uma navegação fácil para seu cliente. Ou seja, esse site é fácil para seus clientes usarem? Eles conseguem encontrar facilmente o menu, entrar em páginas dos produtos e finalizar compras? Esse ponto é fundamental, porque uma navegação ruim é capaz de fazer um cliente desistir de uma compra. Então, todo o seu trabalho e lucro podem ser afetados por conta de uma falha do site.

Outro critério importante e que faz uma plataforma de venda online ser boa é a possibilidade de personalizar a sua loja/site. Se a plataforma permitir essa personalização, você pode levar toda a identidade visual do seu pequeno negócio para esse espaço, usando as mesmas cores, logo, fontes, fotos e muito mais.

E por último, mas não menos importante, é essencial que as plataformas de venda online tenham uma versão mobile da sua loja virtual. A versão mobile se trata de uma versão totalmente adaptada para quem acessar pelo celular. Isso é importante porque, ao falarmos de compras online, muitas pessoas preferem realizá-las diretamente via celular.

Então, se ao entrar na sua loja por esse aparelho e a plataforma não adaptar a sua loja para ele, mais uma vez você pode acabar perdendo uma venda por um problema técnico que não estava ao seu alcance de ser resolvido.

6 plataformas de vendas online para pequenos empreendedores

Abaixo, te apresentamos seis plataformas de venda online ideais para pequenos empreendedores colocarem os seus produtos. Confira!

#1 Loja Integrada

A Loja Integrada é uma das plataformas de venda online que permite que pequenos empreendedores criem um site na versão gratuita. A versão gratuita é disponível por tempo ilimitado para quem cadastrar até 75 produtos.

No entanto, é importante saber que nessa plataforma são permitidas 5.000 visitas por mês e ter somente um usuário como administrador.

Em relação ao frete, a Loja Integrada tem disponível diversas opções, como: SEDEX, PAC, transportadora, motoboy, frenet, melhor envio e retirada pessoalmente.

Por fim, o seu cliente pode realizar o pagamento dentro do site em que está fazendo a compra, ou seja, sem ser redirecionado para outra página.

Se você optar por usar a plataforma no modo gratuito, a única desvantagem é que você não pode mudar o visual da sua loja.

#2 Wix

O Wix é uma das plataformas de criação de sites mais conhecida por ser muito fácil de usar.

Por lá, você pode deixar sua loja virtual toda personalizada com os templates prontos que eles disponibilizam.

Os pagamentos também são bem simples de serem feitos no Wix, podendo ser via PayPal, Mercado Pago ou PagSeguro.

Já a questão de regras de frete e envio são determinados por você, que pode deixar essa parte da loja virtual personalizada com o seu domínio.

#3 Shopify

O Shopify ficou famoso entre as plataformas de venda online por conta de sua acessibilidade e diversos modelos de temas prontos.

O lado bom disso tudo é que a loja virtual do seu pequeno negócio fica pronta de maneira fácil e rápida, com um design completamente responsivo e adaptável para telas de celulares, notebooks e tablets.

Infelizmente o Shopify tem somente um período de teste gratuito para os novos usuários testarem a plataforma e, depois, é necessário realizar pagamentos para continuar com a loja no ar.

#4 Megazord

O Megazord é uma plataforma completa, com ferramentas ideais para você gerenciar a sua loja virtual.

Além do mais, eles são integrados com várias transportadoras e marketplaces, para os seus produtos percorrerem por toda internet e também por todo Brasil de maneira mais rápida.

#5 Shopee

A Shopee virou uma febre no Brasil por conta da venda de produtos com preços baixos.

E se inicialmente ela era uma plataforma repleta de vendedores internacionais, saiba que hoje isso mudou e você pode construir sua lojinha lá dentro!

Isso mesmo, você pode vender todos os seus produtos em um dos maiores sites de compra da atualidade, atingindo diversos compradores brasileiros que gostam de gastar por lá!

#6 Mercado livre

E já que citamos um marketplace para que você crie sua loja online, aqui vai outra dica de plataforma de venda online dessa modalidade: o Mercado Livre.

Assim como na Shopee, no Mercado Livre você não precisa se preocupar com o visual da sua loja ou com deixar o site funcionando corretamente.

Isso porque você cria sua loja dentro desse site e fica responsável apenas pelo gerenciamento das vendas dos produtos que coloca no ar.

Se você tem interesse em vender seus produtos apenas em marketplaces, leia nosso artigo completo sobre o tema clicando aqui.

Com esse artigo, nossa missão era te apresentar as plataformas de venda online, principalmente se você está em busca de um espaço para vender na internet além das redes sociais.

Por isso, te explicamos que essas plataformas nada mais são do que sites que permitem que você crie sua loja virtual sem precisar ser um expert em programação de sites. Afinal, elas são simples e intuitivas, para que você apenas cadastre seus produtos e gerencie as suas vendas.

E aí, se animou para explorar as opções que demos ao longo do artigo e começar a montar a sua lojinha?