Se aventurar em um negócio é como se aventurar em uma trilha: é desafiador, pode parecer assustador às vezes (ou muitas vezes?), precisa de fôlego e encarar muitos riscos. E um sentimento muito comum entre empreendedores é a impressão de andar sozinho nessa trilha: a família não sempre apoia essa escolha de vida, falta tempo na semana para curtir seus amigos durante a semana, e tem que dar conta do recado muitas vezes sem equipe para qual delegar tarefas.

 

Mas será que está sozinho(a) mesmo? Será que não existe uma forma de se aventurar e enfrentar os desafios junto com outras pessoas? Quem sabe outros empreendedores?

 

#Tamo Junto

Bom, a gente não se chama “Tamo Junto” por nada! 😉 Acreditamos, e muito, no poder da rede de contatos e das parcerias.

Enquanto empreende, você encontrará muitas pessoas! Algumas delas podem ter algo que você não tem. Por outro lado, você pode ter algo que os outros precisam ou querem.

Pare para pensar um pouco nas suas necessidades hoje em dia… Não conhece alguém por acaso que sabe fazer aquilo? Que possui um equipamento que possa ajudar? Ou talvez não conheça diretamente, mas um vizinho ou amigo talvez sim?

Que tal realizar uma troca, estabelecendo uma parceria?

O principal objetivo de uma parceria é fazer algo em conjunto, que não poderia ser feito separadamente. É sobre construir uma relação ganha-ganha, que agrega para todo mundo envolvido: Parceria é andar juntos! Assim, vocês podem somar forças para chegar mais rápido ao destino final, ou até quem sabe, chegar mais longe do que imaginavam.

Agora você deve estar se perguntando: Para quem propor uma parceria? Como encontrar essas pessoas? O que e como propor? Vamos descobrir!

Separamos algumas dicas neste artigo para te ajudar que encontrará também no nosso vídeo “Como ampliar a sua rede de contatos a favor do seu negócio”:

1# Pense nas necessidades do seu negócio

Procure saber o que seu negócio está precisando: é um problema de conhecimento, de equipamento, de tempo, você quer inovar, gostaria de vender novos produtos, etc.?

Comece já a listar possíveis soluções e ideias que te ajudariam a responder às suas necessidades. permitiriam resolver essas necessidades:

2# Liste quem pode te ajudar

Liste quem são as pessoas e organizações que podem fechar uma parceria com você para suprir essas necessidades. Coloque, ao lado de cada necessidade, um ou mais possíveis parceiros.

3# E continue listando...

Pesquise pessoas e organizações pela internet mesmo, compartilhe sua necessidade com as pessoas que te cercam, participe de eventos e troque cartões, essa interação é muito importante!

Além disso, você pode utilizar a estratégia do pé de galinha: para cada pessoa com quem você conversar, peça pelo menos três contatos ou indicações de pessoas para conhecer. E não pare nunca de fazer contatos!

4# Saiba o que motiva essa parceria

Não podemos esquecer que a parceria precisa ser vantajosa para os dois lados, por isso, escreva, ao lado do nome do possível parceiro, qual seria a motivação dele em fechar uma parceria com você.

5# Onde encontrar parceiros

O último passo desse processo é listar como e onde você pode encontrar esses parceiros. Feito isso, construa um plano de ações, ou seja, um planejamento simples de como irá contatar e conversar com esses possíveis parceiros.

Com o planejamento pronto, está na hora de partir para a prática e não desanime se receber uma resposta negativa!

#Fica a dica!

  • Comunique de forma clara, consistente, motivada e inspiradora! Tenha brilho no olho.
  • Mostre mais os sucessos e objetivos do que as necessidades na hora da apresentação.
  • As pessoas não fazem nada, a não ser que sejam solicitadas. Você tem que propor e ver qual será a contraproposta, e então tentar chegar a um consenso de parceria.

Não pare de buscar parcerias nunca!

Uma parceria puxa a outra, se os resultados forem bons. Além disso, como em toda atividade, a cada tentativa de abordagem, ficamos melhores e mais preparados.

E para facilitar seu processo de fechamento de parcerias, prepare alguns documentos padrões que podem ajudá-lo e diminuir seu trabalho: Um documento de apresentação do negócio, modelos de contrato e termos de parceria.

Inclusive preparamos um modelo de contrato de parceria que você pode baixar no botão “Baixe aqui” que está no fim do artigo.

 

Então, mochila nas costas, e partiu trilhar! Com novos parceiros, você conseguirá ir mais longe e ter mais fôlego!