Você sabia que pode contar com o apoio de um profissional voluntário, especialista em empreendedorismo, para ajudá-lo no crescimento do seu negócio? Esse é o processo de Mentoria que você encontra na Aliança Empreendedora, por meio do projeto Guru de Negócios, apoiado pelo Tamo Junto.

A mentoria é uma relação de parceria entre duas pessoas que têm diferentes níveis de experiência. Um mentor proporciona suporte e oportunidades para o desenvolvimento do seu mentorado, auxiliando-o a enfrentar problemas e desafios que encontra em sua jornada.

Além disso, o mentor também é alguém que já passou por uma trajetória na qual os seus mentorados estão iniciando. Por isso, possui muita bagagem, vivências e experiências para compartilhar.

Conheça o Guru de Negócios, programa de Mentoria em Empreendedorismo da Aliança Empreendedora

A palavra mentor surgiu na Grécia Antiga. A história conta que Odisseu, grande personagem da Ilíada e Odisséia de Homero, ao partir para uma de suas épicas viagens a Tróia, confiou seu filho Telêmaco aos cuidados e direção de seu velho e confiável amigo Mentor. Por isso temos a associação de mentor com acompanhamento, suporte, guia, transmissão de conhecimentos, ensinamento e inspiração. E esse é, de fato, o papel da mentoria!

5 momentos em que a MENTORIA pode te AJUDAR

Com o programa gratuito de Mentoria da Aliança Empreendedora, você poderá contar com um mentor mais experiente, que te auxiliará em diversas demandas do dia a dia do seu negócio. Confira a seguir algumas das situações que os empreendedores podem ser auxiliados por um mentor:

#1 Decidir qual a melhor divulgação para o seu negócio nas redes sociais

Você já quis alguém para conversar e pedir uma opinião sobre aquela divulgação que você está querendo fazer do seu negócio pelo Facebook ou Instagram? Entender como essas plataformas funcionam e como não jogar dinheiro fora na hora de fazer um anúncio online? Essa é uma dúvida super comum que um mentor pode te ajudar a sanar.

Muitos empreendedores têm dificuldade em divulgar seus produtos ou serviços, e acabam deixando de lado ferramentas que poderiam gerar muitas vendas e novos clientes, como as redes sociais. Então, que tal contar com a ajuda de quem tem experiência com marketing ou comunicação para começar a explorar o potencial das suas redes sociais?

#2 Como organizar melhor seu tempo e suas tarefas

Se você já sentiu que precisava organizar seu tempo melhor, pois não estava dando conta de administrar tudo e estava se atrapalhando, saiba que não está sozinho!

Gerenciar o tempo às vezes pode ser bem complicado, ainda mais para quem está empreendendo. Cuidar do atendimento, pagamento, divulgação, entrega, orçamento etc. são atividades que estão na mão de uma só pessoa e 24 horas parece não ser suficiente.

É aí que o mentor entra para te aconselhar em formas de organizar melhor suas tarefas e otimizar seu tempo no dia a dia. Com certeza ele ou ela já passou por isso e poderá te dizer como conseguiu contornar o problema na prática.

#3 Aprender a não misturar dinheiro do negócio e pessoal

Todo mundo já sabe, mas vale a pena repetir: a gestão financeira é SUPER importante para o sucesso e crescimento de um negócio. Registrar todas entradas e saídas da microempresa é essencial para saber quanto você está conseguindo lucrar. Evitar misturar o dinheiro do negócio com as contas pessoais também é bem importante para evitar problemas nas finanças.

A princípio a gestão financeira pode parecer um bicho de sete cabeças por envolver contas matemáticas e processos que você ainda não está acostumado. Mas com tempo, paciência, estudo e dedicação, você irá compreendê-la e perceber como ela é essencial para o seu trabalho. E claro, um mentor ou mentora também poderá te ajudar a ter uma boa gestão financeira no seu negócio.

#4 Sanar dúvidas sobre formalização do negócio

Você tem um negócio e até já pensou em formalizá-lo, mas ficou em dúvida sobre quais formatos seguir, quais os impostos e taxas que teria que pagar, se seria vantajoso para você…

A formalização é um tema muito importante, por isso, é preciso conhecer os caminhos e formatos para isso, além da legislação e os impostos que envolvem o seu negócio.  Na mentoria, mesmo sem ser formalizado ainda, você consegue entender melhor o processo de formalização de microempresas.

#5 Como superar situações difíceis no empreendedorismo

Infelizmente não há como nos proteger de situações difíceis, e nem como prever como iremos reagir. Por isso, é importante trabalhar a persistência a autoaceitação quando se é empreendedor. Entender como se adaptar e qual solução aplicar em um momento difícil é essencial para você e seu negócio.

Sentir a persistência abalada em meio a um momento complicado é normal. A pandemia da Covid-19 demonstrou isso. Em menos de um ano, muitas pessoas tiveram que se adaptar para o ambiente online e muitos não sabiam como fazer isso.

Na mentoria, nossos empreendedores podem contar como estão passando por esse momento para que você possa compreender como se reerguer ou superar momentos difíceis.

Se você se identificou com alguma dessas situações ou com todas, saiba que você pode contar com a ajuda de um mentor especialista da Aliança Empreendedora! Para isso, basta acessar nosso site Plataforma de Mentoria – Guru de Negócios, clicar em “Quero Mentoria”, se cadastrar e assistir aos vídeos de treinamento. Depois, é só escolher o seu mentor. Tudo simples e gratuito!

Em caso de dúvidas, entre em contato com mentoria@aliancaempreendedora.org.br.