Você já parou para pensar em qual é a diferença entre identidade visual e identidade de marca? Apesar de muitas pessoas confundirem esses dois termos, pensar que a identidade visual faz parte da identidade de marca pode evitar a confusão.

A identidade de marca corresponde a todos os elementos que fazem parte da marca: produtos, embalagens, linguagem utilizada, entre outros. Já a identidade visual, como o próprio nome diz, é o conjunto de elementos que compõem a marca visualmente, como: logo, cores, fontes, slogan, fotos, ícones e ilustrações.

Aqui no Tamo Junto, nós temos uma videoaula com a Luísa, da Aliança Empreendedora, apresentando dicas de como definir a identidade visual do seu empreendimento, para que ele seja melhor identificado e lembrado pelos seus clientes. Dê o play e confira:

No final do artigo, você também encontra um infográfico para baixar e imprimir, que irá te ajudar a criar e registrar sua marca. Siga a leitura! 😉

Qual a importância da identidade visual para a marca?

Uma identidade visual marcante tem o poder de criar um fácil reconhecimento de marcas. Prova disso são nomes como Uber, Mastercard, Nike, Apple, McDonald ‘s e Facebook, que geralmente são reconhecidos somente por suas logos, cores e/ou fontes.

Criar uma identidade visual bem elaborada para sua marca é importante para fazer com que o público a reconheça apenas batendo o olho nos elementos gráficos, sabendo à primeira vista que se trata do seu negócio.

Mas além do apelo visual, essa estratégia também é capaz de mexer no subconsciente do público para te trazer vantagens de mercado, pois quanto maior a presença dos seus elementos visuais na vida de uma pessoa, maior a sensação de proximidade com sua marca, criando uma necessidade dos produtos e serviços que você oferece.

Assim, podemos dizer que a identidade visual tem o poder de tornar o reconhecimento de uma marca mais fácil, trazer sensação de proximidade e confiança e, consequentemente, aumentar as vendas e o lucro.

Desenvolvendo a identidade visual de sua empresa

Agora você já sabe que sua identidade visual precisa ser forte e marcante para beneficiar seu negócio. A seguir, você confere algumas dicas valiosas para alcançar essa meta!

#1 Defina sua missão, visão e valores

Definir a missão, a visão e os valores de uma empresa permite à marca se diferenciar da concorrência. Confira o que engloba cada um desses pontos:

  • A missão de uma empresa representa sua razão de existir, seu propósito;
  • A visão representa o que ela deseja ser – por exemplo, ser o mercado mais reconhecido em seu bairro, ou até mesmo, de sua cidade;
  • Os valores representam a cultura da empresa, que deve ter relação direta com a visão  – por exemplo, qual é a cultura organizacional da sua marca que permitirá, a longo prazo, que se torne o maior mercado da cidade?

A missão, a visão e os valores devem estar presentes não apenas no site ou redes sociais da empresa, como também no seu dia a dia.

#2 Defina seu público

Definir seu público irá te guiar para a construção da identidade visual mais adequada. Crie uma persona sobre seu cliente ideal. Dê a ele um nome, uma idade, um gênero, uma localização, uma profissão, escolaridade, hobbies, suas principais dores e um estilo de vida.

Aqui, quanto mais informações você obtiver sobre este cliente ideal, mais ferramentas você vai ter em mãos para criar uma identidade visual que se comunique com ele.

#3 Construa os elementos essenciais para sua identidade visual

Agora que você já conhece bem a sua marca, chegou a hora de definir os elementos essenciais que vão tornar possível diferenciá-la visualmente em qualquer situação.

Para isso, podemos utilizar o Canva, uma ferramenta de design e edição para desktop e dispositivos móveis que permite a criação de projetos visuais, sem que seja necessário nenhuma habilidade prévia em design.

Logo e variações

A logo é a principal representação de sua marca no imaginário de seu público. Por isso, pense  em uma logo que transmita a personalidade da sua marca e a diferencie dos concorrentes de forma clara e distinta.

Como sua logo vai ser utilizado de diferentes maneiras – como, por exemplo, sobre fundos de cores variadas –, é importante criar variações.

No Canva, você pode criar sua logo e suas variações de forma profissional e sem nenhum custo:

Paleta de cores

A paleta de cores é o conjunto de tons que vão ser usados por você em tudo o que tiver relação com a identidade visual de sua marca. Do ofício enviado a um parceiro, ao design do seu site ou posts na página do Facebook.

Uma boa ferramenta gratuita para definir uma paleta de cores é o Color Palette Generator do Canva. Faça o upload de sua logo na página do gerador e, automaticamente, receba sugestões de cores para compor sua paleta.

Fontes

As fontes também são identificadores visuais de uma marca e refletem sua personalidade. É fundamental que você escolha seu conjunto de fontes de maneira que elas se harmonizem entre si.

A ferramenta Font Combinations do Canva, permite que você faça essa seleção automaticamente. Insira o nome da sua fonte principal e o gerador vai oferecer a você sugestões de combinação.

Depois de estabelecer a identidade visual de sua marca, você já pode começar a criar cartões de visita, itens de papelaria, banners, criar conteúdos para suas redes sociais e muitos outros materiais usando os elementos visuais definidos por você.

Mas para que consiga seguir à risca a identidade visual que você estabeleceu, é importante documentar essas informações – através, por exemplo, de uma apresentação de slides, que pode ser compartilhada com todas as pessoas que fazem parte do seu negócio.

Agora você já tem tudo em mãos para começar a pensar em sua identidade visual e se destacar no mercado!