Proporcionar a melhor experiência de compra aos seus clientes, ou seja, garantir que eles saiam da sua loja cada vez mais satisfeitos e felizes se tornou essencial para qualquer empreendimento e deve ser um ponto importante a ser pensado e planejado pela gestão do negócio.

 

A qualidade do contato que os clientes têm com a sua equipe é peça fundamental para a fidelização deles e para garantir que o fluxo de vendas cresça, juntamente com seu fluxo de caixa.

Se você tem bons produtos ou serviços, investe em inovação e mesmo assim seus clientes preferem comprar na concorrência, certamente sua empresa está sofrendo com o resultado de más experiências de compra. A boa notícia é que, em geral, esse ciclo negativo pode ser modificado.

Mas você sabe exatamente o que pode ser feito para atrair novamente esses clientes e fidelizá-los, garantindo que suas próximas compras sejam realizadas em sua loja? Se a resposta é não, acompanhe esse artigo para descobrir algumas delas.

#O que é experiência de compra e o que está envolvido

Como o próprio nome já diz, experiência de compra é a experiência que o cliente tem ao entrar em sua loja, física ou virtual, e buscar um produto ou serviço com a intenção de compra. Essa experiência não é avaliada apenas sobre o tempo de espera, como muitos empreendedores pensam. São diversos fatores interligados que fazem a pessoa decidir comprar algo na sua empresa ou na concorrência.

Alguns dos pontos importantes a serem considerados:

  • Sua presença online;
  • Identidade visual da sua marca;
  • O relacionamento com os clientes;
  • A reputação do seu empreendimento;
  • A qualidade dos produtos ou serviços vendidos;

É claro que a qualidade de atendimento na loja também tem fundamental importância, mas o que hoje é muito comum de acontecer é que se o consumidor não encontra uma experiência agradável nessa busca inicial feita na internet, provavelmente ele não procurará sua loja física para comprar o produto. E de nada adianta ter funcionários extremamente bem treinados no interior da loja se nenhum cliente entrar nela, certo?

#Dicas para melhorar a experiência de compra dos seus clientes

#1 Conheça e ouça seus clientes

Parece óbvio, mas muitos empreendedores não conhecem bem seus clientes e traçam estratégias em suposições criadas por eles mesmos. É essencial conhecer as características de seus clientes e, principalmente, descobrir suas necessidades e o que eles gostam ou não em seus produtos, o que pode ser melhorado. Com essas informações você pode ter a oportunidade de melhorar algo e atender as expectativas dos clientes que se sentirão agradados e se tornarão fiéis ao seu negócio.

 

#2 Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais são excelentes ferramentas de interação e relacionamento entre empresa e clientes, e pode ser uma grande aliada na estratégia de fazer seu negócio se tornar mais acessível. Você pode usá-las como recurso para pesquisa de satisfação, como fonte de dados sobre seus clientes e também para criar um relacionamento mais próximo dos clientes com a marca. As pessoas gostam disso, de conhecer a empresa. Para escolher qual é a melhor rede social para seu negócio, acesse nosso artigo aqui.

Além de todos esses benefícios, ainda é um recurso com baixíssimo custo e que tem enorme abrangência, já que quase todo mundo usa. É importante manter um controle sobre as redes sociais até porque muitos clientes preferem se manifestar publicamente através delas.

 

#3 Mantenha o seu negócio integrado

Você sabia que nem sempre os problemas de uma compra estão na compra em si. Toda compra é resultado de um processo que inicia muito antes da efetivação do pagamento, e quando esse processo tem uma falha, ela será transferida entre os setores e impactará no resultado final.

Para resolver essa questão diversas estratégias podem ser utilizadas, desde o preparo da equipe para conduzir o processo de compra adequadamente, até a implantação de sistema integrado de gestão empresarial ERP, que pode facilitar a organização dos processos internos, a troca de informações, e a construção de um negócio focado na qualidade da experiência de compra, inclusive auxiliando a empresa a reunir as informações sobre os clientes.

 

Não há desculpas para ignorar a necessidade de conhecer muito bem o seu cliente. Mesmo que as exigências venham crescendo consideravelmente, as ferramentas disponíveis para esse trabalho também surgem na mesma velocidade.

Esqueça a ideia antiquada de apenas conceder descontos. Hoje as pessoas querem ser valorizadas e isso faz parte de um atendimento de excelência e da experiência de compra ideal que seus clientes buscam.

 

*Conteúdo realizado em parceria com a GestãoClick.