Um dos itens mais importantes da gestão do seu negócio é o controle dos recursos disponíveis em estoque. É através do controle dos seus estoques que você poderá otimizar as suas matérias primas, equipamento, e produtos para garantir o melhor retorno possível!

Também uma boa gestão de estoques favorece uma melhor organização do seu local, trazendo ganhos em produtividade. Além disso, um controle eficiente de estoques permite uma melhor gestão de todo o processo de compras/reposição de estoques, gerando economia de recursos financeiros que poderão ser reinvestidos no crescimento do seu empreendimento.

Os estoques são diretamente ligados à sua produção. Caso queira entender um pouco melhor sobre o assunto, veja a nossa videoaula "Como gerenciar sua produção", clicando aqui.

#Como fazer o controle de estoque no seu negócio?

Agora que você já sabe por que controlar o estoque da sua empresa é importante, é preciso entender como isso pode ser feito. Vamos lá?

 

#Armazene bem os seus produtos

Em primeiro lugar, é preciso que os produtos que a sua empresa comercializa estejam bem armazenados em um espaço fechado bem organizado. Isso facilita, inclusive, a retirada de produtos, evitando atrasos na hora de entregar ao cliente.

#Dedique-se ao registro de entradas e saídas do estoque

É essencial que de acordo com o tamanho do seu negócio e movimentação do estoque, é necessário que registre as entradas e saídas do estoque, com a data e a quantidade do item diariamente, para manter o seu registro sempre atualizado. Pode se ajudar de algum caderno ou planilha no computador, ou até no celular!.

#Organize o seu estoque

Uma das principais dificuldades diz respeito à variedade dos estoques. De acordo com o setor em que o seu negócio opera, seu estoque poderá comportar:

  • uma variedade de matérias primas, necessárias à sua produção, mais ou menos perecíveis;
  • ferramentas e equipamentos diversos, para uso interno;
  • ferramentas e equipamentos de uso na prestação de serviço;
  • produto finalizado, pronto para a comercialização.

Manter um controle organizado de itens tão diversos - com uma descrição ou identificação que permita encontrá-los facilmente e com uma disposição que facilite a logística do seu negócio - torna tudo mais fácil. Você pode usar etiquetas para identificar o lugar de cada recurso nos seus armários e nas suas prateleiras.

#Controle o volume de compra dos itens na hora da reposição

Outra dificuldade informada por diversos empreendedores no controle de seus estoques está relacionada ao controle do volume de compra de cada item na hora da reposição de estoques. Não é raro encontrar empreendedores com itens parados ou ao contrário com produtos faltando.

Itens parados por muito tempo no seu estoque representam um desperdício de recursos, e podem perder em qualidade ou até mesmo, no caso de produtos perecíveis, expirar, implicando em perda total do capital investido… Uma boa gestão de estoques ajudaria a evitar esses problemas, indicando o perfil de consumo da sua clientela e os produtos que necessitam de melhor e maior divulgação.

 

#Use uma ferramenta de controle de estoque para te apoiar

As mudanças de hábito e a sua nova organização já irão te ajudar a controlar melhor seus recursos. Para ir mais longe, recomendamos o uso de planilha de controle de estoque!

 

#Registrar as movimentações do estoque

A planilha pode te ajudar com a data em que os produtos entraram e saíram, valor de cada mercadoria, o fornecedor de cada uma delas, bem como prazo de validade dos itens e o que mais for relevante. E mais, quando você quiser saber como está o estoque, basta checaro inventário atualizado, feito a partir da planilha.

#Comunicação e atualização com outros recursos

Além de registrar as movimentações do estoque de maneira detalhada, as planilhas de controle de estoque, por já estarem em softwares de sistemas de gestão, podem se comunicar com os demais recursos existentes. Dessa forma, quando uma venda é realizada, por exemplo, a planilha do estoque já recebe o aviso e diminui uma unidade do produto.

 

Pensando nisso, selecionamos duas ferramentas que podem ajudá-lo a controlar melhor os seus estoques:

#1 Planilha GestãoClick para controle de estoques:

A grande vantagem de utilizar uma planilha para controlar os seus estoques é, sem dúvida alguma, conseguir reunir em um só documento as informações referentes às entradas e saídas de itens ou produtos ao longo de todo o mês. Dessa forma, é possível identificar os produtos com maior e menor demanda, bem como os períodos com maior saída de cada item. Outra grande vantagem é facilitar a identificação dos principais fornecedores e clientes, informação que pode orientar suas estratégias de compra e venda para os meses seguintes.  

Super prática, intuitiva e fácil de usar, a planilha que vamos apresentar a seguir foi elaborada pela equipe da GestãoClick, e você pode baixá-la no botão “Baixe aqui” no fim da página.

 

No vídeo abaixo preparado pela GestãoClick, você pode aprender como utilizar a planilha de controle de estoque:

#2 Sistema ERP online:

As planilhas permitem o controle manual dos itens disponíveis no estoque do seu empreendimento, mas existem outras ferramentas mais modernas que podem ajudar a otimizar o seu tempo como sistemas ERP online.

Do inglês Enterprise Resources Planning (Planejamento de Recursos da Empresa), um ERP nada mais é do que sistema integrado que permite acompanhar minuciosamente todos os aspectos do seu negócio - incluindo aí o controle de estoques. A grande vantagem do uso de um ERP sobre a utilização de uma planilha está na possibilidade de integrar o controle de estoques às ferramentas de controle de vendas, emissão de notas fiscais, boletos bancários, e outros em um só sistema. Com um ERP, a gestão do seu negócio fica muito mais fácil, ágil e eficiente.

 

A GestãoClick, um empresa de software de gestão empresarial, preparou esse artigo em parceria com o Tamo Junto para que você possa saber como desenvolver seu negócio com o controle do seu estoque!

Quer saber mais? Acesse o artigo Qualidade do produto/serviço: o que é? e veja quais são os itens necessários para manter a qualidade em suas vendas!