É normal se perguntar se é seguro usar aplicativo do banco no celular, ou até mesmo no computador. Pois isso fizemos esse artigo com três dicas principais cuidados para ter ao utilizar. Chamamos de aplicativos ou acesso ao banco por meio de aparelhos eletrônicos de internet banking. Normalmente, esse acesso é pelo aplicativo no celular, mas também podem ser feitos pelo computador, com o uso do navegador e desktop.

Muitas pessoas não utilizam esses acessos pois tem receio que seus dados bancários, sejam “roubados” por vírus ou invasores online no seu aparelho. Apesar da preocupação ser válida, hoje em dia os bancos estão muito seguros dentro do formato online.Isso pois várias etapas de segurança e confirmação são necessárias, para que você execute ações dentro da sua conta como transferências e pagamentos. 

Para se ter uma ideia, existem em média três etapas diferentes de segurança. Apenas quando combinadas e checadas, permitem aos usuários realizar movimentações na conta corrente ou poupança no celular. Para muitos empreendedores, utilizar aplicativo do banco, assim como os bancos digitais, podem trazer comodidade, segurança e facilidade no dia a dia do negócio. Ainda mais nesse período em que se prioriza o afastamento social.

Com o aplicativo do banco, você consegue realizar pagamentos, transferências, ou até mesmo conferir o saldo da sua conta corrente na palma da sua mão, usando um aplicativo no celular. E isso a qualquer momento, basta ter sinal de internet.

#1 Garanta um celular seguro ao acessar o aplicativo do banco

Para usar aplicativo do banco é importante você tenha um aparelho seguro. Isso significa que o equipamento que você vai usar para esse acesso, precisa ter seguranças ativas como por exemplo, um programa de antivírus, ou um uso cuidadoso.

É muito importante você não instale nada no celular que seja de fonte ou origem desconhecida. Garanta que os aplicativos instalados, serão realmente utilizados, e confira sempre a fonte desse aplicativo: quem criou o app? Como que você recebeu essa sugestão de baixá-lo no seu aparelho? Você realmente vai usá-lo? Na dúvida, você também pode pedir a ajuda e opinião de alguém conhecido e de que confiança, que consiga te auxiliar na verificação dessas informações.

Além desse tipo de instalação, em alguns momentos links suspeitos podem aparecer para você “do nada”. Por exemplo, a algumas semanas mensagens SMS foram enviadas para várias pessoas com os dizeres: “acesse agora a sua restituição do Imposto de Renda: e um link”. O texto é convidativo e chamativo, porém, duvide de mensagens muito fáceis. Além disso, órgãos públicos se comunicam por meios mais formais, e de diferentes formas. Nesse tipo de mensagem, o ideal é fazer um double check! Acesse por meio de outro link, o site oficial do órgão e buscar por informações formais nesse canal, ou ainda nos serviços de atendimento ao consumidor.

Você pode se perguntar: mas e se meu celular for roubado? Nesse tipo de situação, você consegue e deve ligar imediatamente para a central de atendimento do seu banco, e solicitar o bloqueio do cartão e aplicativo do banco. E pronto. Ao fazer isso, seus dados financeiros ficam seguros.

#2 Use o aplicativo oficial do banco

Quando você for acessar a loja para fazer o download do aplicativo, abaixo do nome do mesmo aparece o criador oficial, além de outras informações. Nessa checagem, é importante que você confira: o nome do criador (que precisa ser exatamente a do seu banco, e preferencialmente verificado), avaliações e número de download (quanto maior esse número, melhor, pois significa que muitas pessoas utilizaram e aprovaram o aplicativo), e ler os comentários de quem já baixou.

Ao verificar esses três pontos, e combinar as informações ali, você consegue validar se o app é oficial ou não. Na dúvida, você pode e deve procurar o gerente ou o atendimento ao público do seu banco, inclusive por telefone, para que te orientem sobre como fazer o download e acessar isso.

Nesse momento, é sempre importante não pedir ajudar de estranhos. Se for pedir de alguém conhecido, peça de alguém que você tenha muita e profunda confiança. Isso pois nesse momento você irá utilizar senhas e logins de acesso com segurança.

#3 Adquira o hábito de uso da ferramenta

Utilize a ferramenta aos poucos, para ir se acostumando com o aplicativo. Não precisa usar e mexer tudo de uma vez. Comece com operações simples, como acompanhar o seu saldo, depois passe para os pagamentos de boletos, transferências, enfim. Dentro do aplicativo você acompanhar muita coisa, porém, pode ir aos poucos aprendendo esse uso.

Não tenha medo da tecnologia. Ela é sua aliada, e pode te ajudar muito nesse momento. Mesmo sendo um aplicativo do banco, para fazer operações que exigem mexer no seu saldo, o aplicativo sempre verifica e confirma com você a transação em várias etapas. Ou seja, quando for pagar uma conta você poderá verificar várias vezes o valor e para onde está sendo destinado, antes de confirmar de maneira definitiva essa operação.

Nas primeiras vezes que for usar o aplicativo do banco, prefira utilizar em um ambiente seguro. Por exemplo, sua casa ou seu negócio, e quando estiver sozinho. Para que possa fazer isso de maneira segura e tranquila. Caso fique com receio, assista tutoriais e vídeos explicativos que já estão disponíveis na internet. Ou ainda, busque atendimento no seu banco. Aos poucos, você vai conseguir ir descobrindo todas as funções dentro do aplicativo do banco.