A Melanie é uma empreendedora australiana, que criou uma das maiores plataformas de criação e edição de fotos, logotipos e até apresentações de slides: o Canva.

A plataforma nasceu em 2013 e tem o objetivo de facilitar atividades de design para quem não é um profissional, com recursos de arrastar-e-soltar você pode criar materiais de impacto. Hoje a ferramenta já possui 10 milhões de usuários espalhados em 180 países e não para de crescer!

 

#Qual é o seu nome completo e idade?

Melanie Perkins, 30

 

#Em que você se formou?

Na verdade, não me formei na universidade. Antes eu estava estudando Bacharel em Comunicação, me especializando em Psicologia e Comércio, porém, durante a universidade, tive a idéia de começar a minha primeira empresa Fusion Books.

 

#Qual é o seu negócio e como funciona?

O Canva (https://www.canva.com/pt_br/) torna incrivelmente simples para todos criar designs gráficos de qualidade profissional.

É uma plataforma de design online que reúne uma simples ferramenta de arrastar e soltar e uma biblioteca de mais de um milhão de fotografias, gráficos e fontes, permitindo que qualquer pessoa que tenha uma idéia a apresenta lindamente na impressão ou na internet. No entanto, a melhor maneira de entender Canva é simplesmente tentar. É grátis de usar e demora apenas 20 segundos para se inscrever e começar a criar!

#Como surgiu essa ideia de negócio?

A jornada da plataforma Canva começou em 2007, enquanto estudava na Universidade da Austrália Ocidental. Aquela época, eu estava ensinando aos alunos como usar programas como o InDesign e o Photoshop. Os alunos acharam os programas difíceis de aprender e usar. Então, imaginei que o futuro do design poderia ser totalmente diferente. Seria mais online, colaborativo e muito simples.

Primeiro tive a ideia de construir o produto dos nossos sonhos, mas não existia a menor possibilidade. Meu co-fundador e eu éramos estudantes universitários. Não tínhamos dinheiro. Não tínhamos experiência em engenharia ou em negócios. Nós nem sequer sabíamos o que era "startup", e muito menos conhecíamos alguém que estava em uma. A gente só tinha um problema que queríamos resolver e muita determinação.

 

#Quais são seus objetivos para o futuro?

A plataforma Canva vem crescendo rapidamente desde o nosso lançamento há três anos, e estamos empolgados por ainda estarmos atingindo novas metas. Recentemente, mais de 50 mil pessoas se inscreveram em um dia e oito novas pessoas se juntaram a nossa equipe em uma semana. É muito divertido crescer tão rapidamente!

Nossa visão é criar uma plataforma que sustenta a força de trabalho moderna e permite que todos comuniquem suas ideias visualmente, mas ainda temos muito a fazer. [...] Só alcançamos 1% do que acreditamos ser possível. 10 milhões de usuários podem parecer muito, mas existem mais de 3 bilhões de usuários na internet de todo o mundo, então ainda temos um longo caminho a percorrer!

 #Qual conselho você daria para jovens mulheres empreendedoras?

Resolva um problema pelo qual você se sente apaixonada e realmente acredite que deve ser resolvido. Levou mais de sete anos da idéia inicial para chegarmos ao Canva de hoje em dia.

É uma longa jornada para garantir que você esteja resolvendo um problema que valha a pena ser resolvido. Não tenha medo de começar. Você não pode saber tudo o que precisa saber sobre como começar e executar uma empresa antes de começar.

Se você está determinado a resolver um problema e apaixonado por aprender tudo ao seu alcance, isso é suficiente. Dê os primeiros passos e o resto vai acontecer aos poucos.

Gostou de conhecer a Melanie? Caso queira mais histórias empreendedoras no Tamo Junto, nos avise aqui nos comentários!