O Plano de Negócios é uma ferramenta muito útil para quem quer acessar crédito com alguma instituição financeira e/ou investidores. É um documento em formato de planilha em que você irá preencher informações como: perfil empreendedor, perfil dos clientes, proposta de valor etc. 

Baixe aqui a planilha: plano-de-negocios-modelo-pronto

Neste curso, apresentamos um tutorial detalhado para você conseguir preencher o seu plano de negócios a partir de uma planilha gratuita que disponibilizamos aqui. E vale tanto para quem já tem um negócio acontecendo ou quem ainda vai começar a empreender. 

Se o seu empreendimento já está em andamento, essa ferramenta irá te ajudar a planejar e organizar o investimento que quer fazer na empresa. Se ainda não iniciou, o plano de negócios te ajuda a colocá-lo para funcionar!

Você será guiado em um passo a passo de preenchimento da planilha. O objetivo é que, depois de pronto, o plano de negócios possa ser facilmente lido por quem pode te conceder o crédito, como uma instituição financeira ou de microcrédito. No total serão 12 vídeos curtos, de até 3 minutos, que contém o tutorial de preenchimento de cada parte da planilha, para que você não fique com nenhuma dúvida.

Para preencher a planilha, você precisa ter instalado no computador ou celular o programa Excel ou o Planilhas Google (pelo computador, o Planilhas Google funciona online, ou seja, precisa ter acesso à internet). Ao decorrer do curso, você vai perceber que orientamos o uso do mouse e do teclado do computador para realizar o preenchimento, pois é o ideal. Porém, não desanime se você não tiver um computador! É possível preencher o plano de negócios usando o tablet ou celular. Neste caso, utilize-o na horizontal para ter uma melhor visualização da planilha. 

Bora começar esse tutorial? Com o plano de negócios preenchido ficará muito mais fácil visualizar se sua ideia demonstra ser lucrativa e se tem potencial para receber investimentos.