A presença online hoje é fundamental para qualquer negócio, pois é no digital que você mostra o seu serviço/produto, o retorno que tem dos seus clientes e também onde encontra novos públicos que podem vir a ser seus clientes. Contar com um profissional de Marketing ou uma agência de publicidade é ótimo para garantir uma boa comunicação da empresa com o público, mas nem sempre há dinheiro para isso e precisamos fazer nós mesmos esse papel.  

O Canva é uma ferramenta digital para criar diversos tipos de materiais de divulgação online e offline: posts para redes sociais, stories, vídeos, cardápios, panfletos, entre outros. Ele é intuitivo e pode ser uma mão na roda para quem ainda não pode pagar por uma agência de comunicação para produzir materiais para o negócio. 

Essa ferramenta pode te ajudar a criar materiais para diversos momentos do seu negócio, como quando você cria aquela promoção incrível, mas não tem nenhum panfleto para divulgar. Além disso, você também pode usar a plataforma para criar um cartão de visita com o nome do negócio e seu número de telefone, e até pedir para imprimir e entregar na sua casa. 

Curso Gratuito: Meu Negócio Online

Quais materiais posso criar no Canva?

Você pode fazer diversos materiais no Canva! A Ferramenta oferece vários modelos prontos em que você pode editar como achar melhor. Veja a seguir alguns:  

Além dos materiais citados acima, o Canva oferece várias outras opções; e se por acaso você não encontrar algo que se adeque perfeitamente ao seu desejo, pode criar um design totalmente personalizado. 

Tutorial: como usar o Canva

Confira a seguir um passo a passo de como usar o Canva no seu negócio! 

Passo 1: Faça seu cadastro

O primeiro passo é criar uma conta no site, utilizando o seu e-mail, Facebook ou Gmail. O processo é gratuito, leva poucos minutos, e você não precisa responder um longo questionário sobre você ou seu negócio para continuar. 

Passo 1 - Como criar materiais de divulgação no Canva

Passo 2: Selecione o modelo

Após fazer o login, é hora de escolher qual tipo de material você vai fazer: 

Passo 2: como usar o canva

Escolha o tipo de material gráfico que você deseja desenvolver. Após selecionar uma das opções, você terá acesso a uma infinidade de modelos criados por designers profissionais, e que podem ser completamente editados por você. Caso você queira criar seu design do zero, selecione “Usar dimensões personalizadas”. 

Alguns modelos são destinados à versão paga do Canva, e são identificados com um ícone de “Pro” + uma imagem de coroa. Porém, fique tranquilo, existem diversos modelos que são gratuitos. 

Passo 3: Personalize seu material

Após escolher qual modelo é hora de personalizá-lo. Você pode mudar as cores, inserir uma foto sua ou do seu produto, mudar o texto, a fonte da letra. Deixe sua imaginação fluir! O negócio é explorar a ferramenta para ir entendendo como ela funciona e o que você pode fazer para personalizar seu design.

passo 3 - como usar o canva

Passo 4: Salve seu material 

Finalizou seu material? Agora é hora de salvar para postar nas suas redes! Clique em “Baixar”, escolha um formato de arquivo (PNG é o melhor para usar online, PDF é uma boa opção se você for imprimir) e depois clique em “Baixar”. Ele irá fazer o download do seu material. 

Passo 4

Você também pode compartilhar o design diretamente em suas redes sociais, sem precisar sair do Canva. Outra possibilidade é utilizar o compartilhamento por e-mail, enviando seu design diretamente ao remetente.  

 

O que mais é possível fazer no Canva?

Além de ajudar na criação, o Canva disponibiliza alguns recursos especiais, que não estão disponíveis nas ferramentas de design tradicionais, como Photoshop e Illustrator. Veja só: 

  • Montar um grupo de trabalho: é possível criar um grupo com até 10 participante para desenolver um trabalho colaborativo; 
  • Transformar o design em um site: com apenas alguns cliques e de forma gratuita, o Canva possibilita que você transforme seu projeto gráfico em um site responsivo (que se adapte a diversos tamanhos de tela), com o link único e pronto para você compartilhar com seu público; 
  • Crie materiais gráficos pelo celular: o Canva também está disponível em aplicativo para celular. Assim, você consegue criar seus designs diretamente pelo app gratuito e disponível para iOS e Android. 

—    

Agora que você já sabe como criar materiais divulgação, é hora de botar a mão na massa! Aqui no final do arquivo você encontra um modelo pronto de calendário de publicações para criar conteúdo para as redes sociais do seu negócio.  

E se você ainda precisa de mais um pouco de estudo, confira o curso de Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras. É gratuito e com certificado!