Muitos microempreendedores trabalham no segmento de serviços de beleza – como salões, centros de estética, esmalterias, barbearias. E essa é uma das áreas mais sensíveis à crise provocada pelo afastamento social. Por isso vamos apresentar dicas para que você consiga lidar com esse momento da melhor forma. Também não deixe de conferir o artigo de como realizar uma boa gestão financeira emergencial.

#1 Venda online serviços e produtos

Se você ainda não vende online, este é momento para adaptar seu negócio. Com o isolamento/afastamento social, muitas pessoas estão optando pela compra online, pelo conforto e a segurança de não precisar sair de casa. E existem várias plataformas e redes sociais que serão suas aliadas para continuar vendendo.

Uma ideia é pensar em kits específicos de produtos a partir das necessidades que já conhece dos seus clientes. É importante vender sempre as marcas que você confia - dando preferência às que já é acostumada a usar no seu negócio. Assim, consegue garantir a qualidade do que fornece.

#2 Venda antecipada

Você também pode oferecer venda antecipada, também chamada por “voucher de serviços”. Com essa opção, os clientes compram um serviço pagando antecipado e seu uso é feito quando o negócio for reaberto. Esse tipo de venda tem gerado bons resultados em negócios de beleza.

Algumas dicas fundamentais:

  • Defina quais serviços de beleza serão oferecidos para a venda antecipada.
  • Defina qual será a vantagem para o cliente de comprar antecipado. Exemplos: preço promocional, comprar um serviço e ganhar outro.
  • Defina qual será o meio de pagamento e como será feito entre salão de beleza e profissional de beleza. É muito importante que os salões e profissionais recebam antecipado e não somente uma das partes.
  • Organize muito bem a planilha das vendas antecipadas, deixando essa lista disponível e atualizada para todos os envolvidos. Assim você consegue conferir conforme realiza os atendimentos no momento pós isolamento.
  • Reserve parte de cada dia de trabalho para atender os clientes que adquiram a venda antecipada. É importante deixá-lo ciente dos horários reservados para cumprir os serviços de beleza já comercializados. Faça isso com muito cuidado, o cliente que já fez a compra precisa se sentir seguro da execução do serviço.
  • Divulgue a venda antecipada primeiro aos clientes mais fiéis e depois ao mercado em geral. Isso gera a sensação de proximidade e de preferência;
  • Use as redes sociais para venda antecipada, como Whatsapp, Instagram e Facebook.

#3 Mantenha seus clientes próximos

Aproveite o tempo para conhecer melhor seus clientes. É importante que você consiga definir o perfil (ou perfis) de quem procura o seu salão/serviço, para conseguir realizar uma comunicação mais assertiva. Com ajuda dos profissionais-parceiros, estabeleçam as principais características que devem ser analisadas, por exemplo: características de biótipo, quais serviços procuram, que produtos e marcas preferem.

Também é essencial manter o contato com os clientes aquecido, mantenha a comunicação frequente. Os canais de contato devem estar sempre atualizados, publicando informação de interesse dos clientes, que podem até transbordar para os temas de bem estar e saúde, além da beleza.

O contato com os clientes também servirá para ativar campanhas de vendas além de manter o negócio bem posicionado na mente dos clientes.

#4 Reinvente o seu espaço

Fazer reformas e atender clientes no mesmo local pode ser um tanto conturbado, certo? Caso a negociação do aluguel seja bem sucedida ou o imóvel seja próprio, use o tempo que ficar sem receber clientes para repaginar o local.

Não é o caso de grandes reformas, uma vez que devemos evitar aglomerações. Mas uma faxina especial no espaço, você mesmo pintar uma parede, mudar a disposição do mobiliário, trazer um item de decoração, como plantas e quadros. São pequenas ações que revigoram seu negócio e preparam para a reabertura.

Caso você tenha que abrir mão do ponto, não desanime. Avise imediatamente os clientes que o negócio reabrirá em outro local que será informado em breve e comece a sondar outros locais.

#5 Analise linhas de crédito

Os bancos e cooperativas de crédito têm anunciado linhas de crédito com juros bem menores que os praticados no mercado ou linhas especiais para a crise coronavírus. Após realizar um raio-x financeiro do seu negócio, você pode chegar a conclusão que precisa adquirir crédito ou financiamento. Acompanhe, procure saber as linhas disponíveis e compare os juros praticados e os prazos de carência, para decidir qual será a melhor opção.

Respire fundo e não entre em desespero, ok? Sabemos que é um momento delicado, mas estamos aqui para te ajudar! Confira outras dicas no blog do Tamo Junto e nos cursos onlines e gratuitos disponíveis.