As Boas Práticas são práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores, ou seja, quem produz, coleta, transporta, recebe, prepara e distribui alimentos! Desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento, até a venda para o consumidor, o objetivo é evitar que algum dos seus clientes fique doente… Não seria legal para você e o seu negócio, certo?
Além de aumentar os lucros e garantir o bem-estar no ambiente de trabalho, existem muitos outros benefícios ao instaurar novas práticas no seu negócio:
- Eliminar Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;
- Aproveitar o máximo de nutrientes presentes no alimento;
- Garantir as condições higiênico-sanitárias do alimento preparado e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária;
- Garantir a qualidade dos alimentos;
- E principalmente, satisfazer os seus clientes!
A gente sabe que para implementar boas práticas em seu negócio, é necessário algumas adaptações e a manutenção do local, mas tudo aquilo que pode causar algum mal á saúde dos clientes representa um perigo para negócios alimentícios.
Então, vamos conhecer algumas regrinhas
de higiene para evitar isso?
#Qualidade da água
A água deve ser de boa qualidade, sem gosto, sem cheiro, transparente e livre de microrganismos perigosos. Os estabelecimentos devem ser abastecidos com água corrente tratada ou de sistema alternativo, como poços artesianos. Nesse segundo caso, a água deve ser analisada de seis em seis meses. Use somente água potável para o preparo dos alimentos e do gelo.
#Caixa da água
A água tratada pode ser contaminada com terra, poeira, fezes de animais, insetos, entre outros. Por isso, a caixa d’água deve estar conservada, tampada, sem rachaduras, vazamentos, infiltrações e descascamentos e além disso, deve ser lavada e desinfetada (higienizada) no mínimo a cada 6 meses.
#Como higienizar?
A higienização envolve duas etapas: a primeira é a limpeza, para retirar a sujeira que consegue ver, enquanto a segunda se trata da desinfecção, em que você retira a sujeira que não vê como, os microrganismos.
#Higiene de Ambientes
Para iniciar a higiene dos ambiente, remova a sujeira. Em seguida, lave com o detergente e enxágue. Depois, é só retirar o excesso com auxílio de rodo e desinfetar com solução clorada.
Dicas:
- Começar pelo alto.
- Higienizar tanques, ralos, vassouras, panos, rodo, entre outros.
- Separar os materiais para lavar o chão dos que são usados para lavar pias.
#Higiene de utensílios
- Retirar o excesso de sujeira;
- Lavar com detergente;
- Enxaguar;
- Desinfetar com solução clorada;
- Secar ao ar;
- Guardar em local limpo e protegido.
#Higiene de Equipamentos
É importante não esquecer da higiene de liquidificadores, batedeiras, moedores de carne, freezers e geladeiras que você usa diariamente.
Primeiro, retire da tomada e desmonte o utensílio, caso necessário. Depois, lave com detergente e enxágue. Por fim é só desinfetar com solução clorada, secar ao ar e remontar o objeto. Então, você pode usar depois de 15 minutos ou guardar em um local limpo e fechado.
#Controle de Pragas
Para diminuir ao mínimo os riscos de contaminação, aplique um programa de controle de pragas: moscas, baratas, formigas, ratos, pássaros, gatos e outros animais.
Eles podem representar grande risco de contaminação, ou seja, não é permitida a presença de animais e pragas nas áreas de preparo, manipulação e armazenamento de alimentos.
#Cuidados com o lixo
Além de atrair insetos e outros animais para a área de preparo de alimentos, as lixeiras são ideais para multiplicação de microrganismos. Por isso, as mantenha em locais de fácil limpeza e lembre-se de removê-las diariamente, ou quantas vezes for necessário.
O lixo deve estar sempre ensacado em recipientes apropriado, com tampa e quando removidos dos ambientes. E não esqueça de mantê-lo em local fechado e limpo, até que a coleta pública seja feita.
#Como deve ser o ambiente de trabalho?
Agora é hora de manter o seu local de trabalho limpo e organizado! Se preocupe em manter o piso, a parede e o teto conservados e sem rachaduras, goteiras, infiltrações, mofos e descascamentos. Faça a limpeza sempre que necessário e todas as vezes que finaliza suas atividades.
#Higienização das mãos
E por último, a higienização das mãos!
Esse é um dos tópicos que por ser tão simples, a maioria dos empreendedores esquece, então preste atenção nos seguintes passos para a lavagem correta das mãos:
- Utilize a água corrente para molhar as mãos;
- Esfregue a palma e o dorso das mãos com sabonete, inclusive as unhas e os espaços entre os dedos, por aproximadamente 15 segundos;
- Enxague bem com água corrente retirando todo o sabonete;
- Seque-as com papel toalha ou outro sistema de secagem eficiente;
- Esfregue as mãos com um pouco de produto anti-séptico.
Agora, com todas essas dicas, não tem porque você não manter o ambiente do seu trabalho limpo e seguro, né? Confira nosso material de Autoavaliação sobre Boas práticas na manipulação de alimentos e veja o que você ainda pode melhorar em seu negócio. 😉
Deixe seu comentário: