Um bom atendimento online conquista clientes, os convence mais rápido a fechar a compra e, consequentemente, alavanca as suas vendas. Diante de tantos benefícios, trouxemos neste artigo algumas dicas de como colocar isso em prática!  

#1 Seja ágil nas respostas

O mundo digital desenvolveu em todos nós o hábito de ter tudo muito fácil e rápido na palma da mão. E com o atendimento online não é diferente! Sendo assim, fique sempre de olho nas caixas de entrada dos canais de atendimento do seu negócio.   

Para não ficar refém das redes e otimizar seu tempo, o indicado é estabelecer um ou mais horários ao longo do dia para verificar e responder as novas mensagens.  

#2 Tenha diversos canais para contato

Para tornar o atendimento online mais fácil para seu cliente, ofereça vários canais para comunicação, como Instagram, Messenger do Facebook, chat do site, WhatsApp, e-mail e telefone.  

Essa prática ajuda a atrair cada vez mais clientes, afinal, algumas pessoas não têm o costume de usar todas as redes sociais e são adeptas somente a uma, então torne fácil de elas te encontrarem por lá. Mas atenção: mantenha somente os canais que você irá conseguir responder!  

#3 Faça um atendimento humanizado 

Evite o atendimento online robotizado e opte pelo humanizado, em que seu cliente saiba que está falando com uma pessoa real que se importa com sua dúvida e o dá atenção.  

Isso é feito com simpatia e empatia, para entender as dores e desejos de seu cliente, usando uma linguagem leve e informal.  

#4 Esteja disposto a ajudar 

Responda todas as perguntas que forem feitas. Entenda o cliente, sobre o que ele procura e ofereça outras opções do seu serviço que ele ainda não conhece. Deixe o cliente confortável para saber que pode contar com você sempre!  

#5 Estabeleça um tom de voz amigável 

Realize o atendimento online de maneira amigável, seja por áudio ou texto, busque sempre evitar falhas de comunicação. Algumas coisas são mais fáceis explicar por áudio, porém é mais profissional e seguro enviar as mensagens sempre por escrito.   

Atente-se também a algumas regras de convivência online, como não usar caixa alta, que transmite a ideia de que você está gritando com quem está do outro lado. Além disso, evite o uso excessivo de emojis, principalmente com clientes novos que você ainda não tenha essa abertura. 

#6 Encerre o atendimento online

Verifique se você conseguiu ajudar o seu cliente e, mesmo que ele não feche a compra, finalize o bate-papo agradecendo o contato e mostrando que você está disponível para outras conversas e chances de negócio.   

 

Gostou das dicas? Quer se tornar mais expert ainda em atendimento online e outros pontos de venda no universo digital? Então faça nosso curso GRATUITO de Marketing Digital para Mulheres Empreendedoras, basta clicar aqui no botão abaixo:

Curso Grátis: Marketing Digital