Skip to main content

Parceria consiste em apoiar a construção de um projeto interdisciplinar com o tema “Imigrantes da Cadeia Têxtil” na graduação de Administração da instituição

No dia 29 de fevereiro a Aliança Empreendedora participou de um encontro com aproximadamente 100 alunos de Administração da FEA/USP – Faculdade de Economia Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, referente à parceria do curso de graduação com o projeto Tecendo Sonhos. O objetivo é apoiar a construção de um projeto interdisciplinar com o tema “Imigrantes na Cadeia Têxtil” no curso de Administração. Além dos alunos, participaram do encontro professores da instituição, a equipe da Aliança Empreendedora, Abit, Instituto InPACTO e a startup Alinha.

O encontro foi o 1ª de quatro workshops que serão realizados durante o primeiro semestre com os alunos da instituição. Neste primeiro workshop, Cristina Filizzola, coordenadora do projeto Tecendo Sonhos na Aliança Empreendedora, apresentou o contexto histórico da cadeia produtiva da moda e imigração no estado de São Paulo. Além disso, o encontro contou ainda com importantes falas de Camila Zelezoglo, da ABIT – Associação Brasileira da Indústria Têxtil, e Mércia Silva do Instituto InPACTO pela Erradicação do Trabalho Escravo. Tanto Camila quanto Mércia participam do Conselho Consultivo do projeto Tecendo Sonhos.

SAMSUNG CAMERA PICTURES

Para Cristina Filizolla, essa parceria apresenta uma oportunidade para que os alunos tenham contato direto com a realidade da cadeia produtiva têxtil no estado de São Paulo. “Os alunos participantes dessa disciplina interdisciplinar terão oportunidade de fazer suas pesquisas de campo visitando organizações parceiras e oficinas de costura participantes do Tecendo Sonhos, além de pesquisarem consumidores e outras entidades. Serão mais pesquisas sendo realizadas sistematicamente sobre a promoção de relações justas de trabalho e erradicação do trabalho análogo ao escravo na cadeia têxtil, tema que hoje é difícil de ser abordado”, fala Cristina.

Kavita Hamza, professora da USP responsável por essa parceria explica que com a participação da Aliança no projeto os alunos têm uma perspectiva diferente sobre o tema. “A apresentação da Aliança no workshop foi excelente pois os alunos puderam compreender de onde nasceu toda a ideia e proposta do trabalho interdisciplinar que elaboramos para eles neste semestre. Além disso, a dinâmica proposta pela Aliança para a discussão em formato de world café envolveu os alunos, já dando impulso no processo de mobilização da turma e aumentando empolgação para trabalhar com o tema do trabalho”.

Sobre o Tecendo Sonhos

O Tecendo Sonhos é um projeto da Aliança Empreendedora que tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão existente na cadeia de moda com imigrantes latinos, em sua maioria bolivianos, que atuam em condições precárias de trabalho em oficinas de costura na cidade de São Paulo, através do empreendedorismo. Para isso o projeto possui três principais linhas de atuação: advocacy, capacitação de microempreendedores donos de oficinas de costura, e a solução tecnológica criada por meio do projeto, a startup ALINHA.

Até o momento o projeto já capacitou quatro organizações de base aliadas: CAMI, Si Yo Puedo, CIC Imigrante e Presença na América Latina. As organizações estão replicando os treinamentos adaptados em gestão/comportamento empreendedor e promoção de relações justas de trabalho diretamente com imigrantes e donos de oficinas de costura. Desde 2014 já foram apoiados 65 donos de oficinas de costura e 9 imigrantes que desejam iniciar novos negócios.

O projeto Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, desenvolvido atualmente em parceria com a BrazilFoundation.

Saiba mais sobre o projeto:

Tecendo Sonhos: Organizações aliadas recebem treinamento para capacitar empreendedores imigrantes latinos de São Paulo-SP

Projeto da Aliança Empreendedora recebe menção honrosa em premiação destinada a iniciativas sustentáveis que integram a cadeia de moda

Deixe um Comentário