Skip to main content

Evento comemorou a finalização da capacitação de três turmas recentes do Tecendo Sonhos e marcou o início da mentoria com os microempreendedores apoiados

Microempreendedores imigrantes, mentores, e a equipe do projeto se reuniram no dia 28 de maio para o encontro de encerramento das três turmas mais recentes do Tecendo Sonhos. O encontro foi realizado no Museu da Imigração do Estado de São Paulo e teve como objetivo comemorar e celebrar com os empreendedores apoiados e as ações que integraram o projeto nesse último ano.

IMG-20160522-WA0004

Durante o evento, as organizações aliadas Si Yo Puedo, Cami (Centro de Apoio ao Migrante) e PAL (Presença na América Latina) apresentaram os resultados das capacitações e os empreendedores receberam os certificados de conclusão. Nesse dia também foi realizado o matching presencial dos empreendedores com os mentores do projeto, ou seja, mentor e mentorado conversaram pessoalmente identificando as necessidades de cada empreendedor dentro da mentoria. Esse processo facilita o acompanhamento do mentor com o empreendedor.

IMG-20160522-WA0002

A partir de agora, os empreendedores que solicitaram mentoria irão receber por um período de três meses o acompanhamento de um mentor para troca de ideias, inputs e experiências, podendo também solicitar apoio da Startup Alinha para a aceleração de suas oficinas de costura dentro da plataforma. O trabalho da Alinha consiste em conectar oficinas de costura com varejistas e pequenas marcas, por meio de uma relação comercial equilibrada que combata o trabalho análogo a escravidão que ocorre na base da cadeia de moda. Na Alinha donos de oficinas de costurar imigrantes encontram além de conteúdos exclusivos voltados a gestão de negócios, uma rede de contato direto com varejista de confecções.

Para Tatiana Rogovschi, que atua como assessora de organizações aliadas do Tecendo Sonhos, foi um momento de integrar todas as pessoas envolvidas e conhecer o impacto que o projeto gerou. “Foi muito emocionante, foi um marco de celebração dentro do projeto. Fazer o matching presencial foi muito interessante, pois para esse público o contato direto e imediato traz melhores resultados no acompanhamento do mentor”, conta Tatiana.

Ao final do evento, os grupos “Entre Latinos” e “Tinka” apresentaram performances culturais e tradicionais. Ambos são compostos por imigrantes latinos que residem em São Paulo-SP e têm como proposta disseminar a cultura tradicional latino-americana.

IMG-20160522-WA0007

O evento só foi possível por meio  do apoio das organizações aliadas, Si Yo Puedo! e PAL (Presença na América Latina), que realizaram todas as articulações e parcerias necessárias.

Sobre o Tecendo Sonhos

O Tecendo Sonhos é um projeto da Aliança Empreendedora que tem como foco o combate ao trabalho análogo à escravidão existente na cadeia de moda com imigrantes latinos, em sua maioria bolivianos, que atuam em condições precárias de trabalho em oficinas de costura na cidade de São Paulo, através do empreendedorismo. Para isso, o projeto possui três principais linhas de atuação: advocacy, capacitação de microempreendedores donos de oficinas de costura, e a solução tecnológica criada por meio do projeto, a startup ALINHA.

Até o momento, o projeto já capacitou quatro organizações de base aliadas: CAMI, Si Yo Puedo, CIC Imigrante e Presença na América Latina. As organizações estão replicando os treinamentos em gestão, comportamento empreendedor, e promoção de relações justas de trabalho diretamente com imigrantes e donos de oficinas de costura. Desde 2014 já foram apoiados 65 donos de oficinas de costura e 9 imigrantes que desejam iniciar novos negócios.

O projeto Tecendo Sonhos é uma iniciativa da Aliança Empreendedora, e nesse último ano foi executado em parceria com a BrazilFoundation.

Saiba mais sobre o projeto

Tecendo Sonhos inicia primeiras capacitações de 2016 com empreendedores imigrantes em São Paulo-SP

Projeto de apoio a imigrantes empreendedores dá inicio a parceria com FEA/USP

Deixe um Comentário