Skip to main content

No último ano, o projeto contou com a parceria da Aliança Empreendedora, Fundação Volkswagen e Rede Asta, com o objetivo de apoiar formação de rede de artesãos da região.

No dia 13 de Junho aconteceu no Anfiteatro da prefeitura de Santo André-SP o encontro que marcou o encerramento de uma fase muito importante do Projeto Costurando o Futuro do ABC paulista. A fase que durou mais de um ano, foi marcada pela construção e desenvolvimento de uma rede de empreendedores individuais e grupos produtivos de artesãos e costureiros da região. Nesse período, o projeto foi realizado pela Aliança Empreendedora, em parceria com a Fundação Volkswagen e Rede Asta. A continuação do projeto se dará pelo acompanhamento da Rede Asta e Fundação VW.

No encontro de encerramento, foram realizadas atividades com o objetivo de fazer com que os empreendedores participantes reconhecessem seu crescimento dentro da rede, de que forma podem utilizar suas forças para apoiar a rede

“Esse encontro foi o fechamento do processo de fortalecimento da rede, o processo resultou em toda uma relação de pertencimento, pois os empreendedores fazem parte das tomadas de decisões e hoje o grupo se sente com mais autonomia para caminhar como rede independente.” disse Tatiana Rogovschi Garcia, Coordenadora de Projetos da Aliança Empreendedora.

Logo na atividade de início, os empreendedores se emocionaram e refletiram sobre o seu desenvolvimento. Foi proposto que eles escrevessem seus medos como participantes da Rede em uma folha e depois comentassem de que forma os superaram. Em seguida tivemos a aplicação da Bússola do Empreendedor, uma ferramenta desenvolvida pela Aliança Empreendedora, que tem objetivo medir o desenvolvimento das habilidades e competências do empreendedor.

Os empreendedores puderam apresentar seus negócios em um formato de pitchs para uma banca de jurados que contou com a participação de especialistas da Aliança, Burda Style, Fundação VW e Rede Asta. A partir de suas apresentações, foram selecionados os Empreendedores Destaque do projeto para receberem reconhecimentos financeiros para investimento em seus negócios

Na parte da tarde, puderam receber e dar feedbacks para seus colegas de rede e refletir sobre seu comportamento, considerando a forma como podem ajudar a rede a se desenvolver e de que forma a rede poderá ajudá-los em seu desenvolvimento pessoal. O encontro se encerrou com a entrega de certificados.

Sobre o Costurando o Futuro ABC

O projeto consiste em apoiar artesãos, que recebem matérias-primas da Volkswagen obtidas a partir da reciclagem de diversos itens e materiais utilizados na indústria automotiva. O projeto, que existe desde 2009, propicia capacitação e geração de renda aos participantes, bem como para as comunidades onde estão inseridos e, sobretudo, dissemina práticas mais sustentáveis, minimizando o impacto no meio-ambiente. Ao todo, cerca de 376 pessoas já foram atendidas pelo projeto sendo que desde 2016, por meio do trabalho em Rede, 60 pessoas compõem esta iniciativa.

Entre 2016 e 2017, o Costurando o Futuro do ABC paulista teve como objetivo criar e fortalecer uma rede de costureiros e costureiras da região.

O projeto se iniciou a partir de um processo de mobilização no ABC para que os costureiros se inscreverem e formassem a rede. A partir disso, foram realizados encontros mensais que abordaram diversos temas de gestão de negócios e formação de grupos. Durante esse tempo, foi feito um trabalho para que os grupos produtivos se sentissem empoderados para gerir a rede sozinhos. A proposta contou com a construção de regras de funcionamento do grupo com um regimento interno, formação de grupos de trabalho como: Comissão de Oportunidade, Comissão de Doação de Tecidos, entre outros, em que os costureiros puderam tomar para si responsabilidades de atividades que contribuiam para o crescimento e fortalecimento do grupo.  

Deixe um Comentário