Skip to main content
Não categorizado

Projeto Eco Cidadão inaugura novo Parque de Reciclagem no CIC

By 23 de março de 2010novembro 5th, 2014No Comments

eco

Um novo Parque de Reciclagem do programa Eco Cidadão foi inaugurado nesta segunda-feira, 22.03, no CIC em Curitiba e já está beneficiando 37 catadores. Iniciado no ano de 2007, através de uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Curitiba em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Fundação de Ação Social, Aliança Empreendedora, Fundação Avina e Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), o projeto visa mobilizar catadores na capital paranaense, apresentando as vantagens de se trabalhar de forma associativa e cooperativa, oferecendo todo o suporte para sua formalização.

Os principais objetivos do projeto Eco Cidadão são a retirada do catador da informalidade; a possibilidade do catador passar a vender o seu material em conjunto com os materiais de outros catadores, aumentando o volume de materiais comercializados e o valor obtido por estas vendas; melhorar a qualidade de separação dos materiais, agregando valora eles; retirar os resíduos sólidos recicláveis das residências destes catadores, melhorando sua qualidade de vida e criar uma rede de comercialização, para que no futuro as associações possam vender em conjunto, atingindo grandes indústrias de beneficiamento.

Além do novo ambiente de trabalho, os catadores recebem suporte para o trabalho de forma cooperativa. “Após esta etapa inicial, através da Aliança Empreendedora, as associações e cooperativas formalizadas são equipadas e passam a trabalhar em barracões alugados pelo projeto, recebendo assessoria em tempo integral para que possam assumir o controle da gestão administrativo-financeira e do processo produtivo”, explica Rafael cardeal, assessor do projeto.

Neste evento foi oficializado o termo de parceria entre a Fundação Banco do Brasil, a Fundação Avina, a Prefeitura Municipal de Curitiba, A Associação Aliança Empreendedora, a Associação Evangélica de Ação Social de Curitiba e a empresa Kubitz para a instalação de uma Usina de Beneficiamento de PET. A Usina possibilitará o aumento na renda dos catadores e contribuirá para que as associações possam atuar de maneira autônoma.

O Eco Cidadão possui hoje sete organizações apoiadas, quatro organizações em fase de mobilização, 250 catadores envolvidos e apresenta um aumento médio de 166% na renda dos catadores participantes.

Deixe um Comentário