Skip to main content

Projeto Germinar II, realizado pela Fundação APAEB em Valente/BA com o apoio da Aliança Empreendedora

Empreendedoras durante a feira

Empreendedoras durante a feira

O projeto Germinar II, iniciado em janeiro do ano passado, foi encerrado com a realização do IV Seminário do Projeto Germinar e a II Feira da Economia Solidária, que aconteceram respectivamente na última sexta-feira (20) e sábado (21).

As atividades contaram com a participação dos 07 empreendimentos beneficiados, da equipe de educadores e assessores de empreendimentos solidários da Fundação APAEB e da Aliança Empreendedora, entidade parceira.

No Seminário realizado no auditório da APAEB, os grupos fizeram a avaliação do Projeto e puderam intercambiar as experiências exitosas alcançadas por cada um através do Germinar II. Na mesma atividade, os grupos Delícias do Sertão e Palha Formosa da Serra apresentaram seus planos de negócios para a banca avaliadora, que acabou por parabenizar o trabalho dos dois grupos e alertar sobre importância de se definir com precisão os clientes de um dado negócio.

A Feira que teve como objetivo apresentar e vender os produtos dos grupos à comunidade valentense, foi realizado no Espaço do Idoso da Praça da Jazida em Valente, Bahia. Segundo a assessora de empreendimentos solidários da Fundação APAEB, Eliandra Texeira, a Feira foi uma oportunidade para a comunidade conhecer de perto o resultado do trabalho de mulheres que se uniram e acreditaram na força de um trabalho coletivo. “Essas mulheres, que antes não tinham como contribuir com o orçamento familiar, tiveram a coragem de enfrentar diversos desafios. Hoje, muitas delas através da produção do grupo já conseguem um dinheirinho para ajudar em casa”, salientou Eliandra.

O Germinar II foi encerrado com grupos contemplados comercializando para mercados locais e para merenda escolar. Em 2012, a Fundação APAEB segue trabalhando em novas etapas com alguns grupos e contempla também novos empreendimentos através do Germinar III, aprovado em novembro de 2011 pelo Edital Parceiras em Ação de parceria entre a Aliança Empreendedora e Banco Santander.

Saiba mais sobre os grupos de empreendimentos solidários atendidos pelo Germinar:

Sabores da Terra

Local: Papagaio – Valente/BA

Produção: Polpa de fruta, licor, sequilho, biscoito de licuri, nego bom e licuri caramelizado.

COPAL Mulheres Guerreiras

Local: Sossego – Valente/BA

Produção: Nego bom, sequilhos de fécula de mandioca, sequilho de licuri com fubá e polpa de fruta.

Raízes do Campo

Local: Jacurici da Ponte – Queimadas/BA

Produção: Sequilho, bolachão, vaca atolada, torta de frango, bolo de cenoura e peixe frito.

Palha Formosa da Serra

Local: Várzea Formosa – Itiúba/BA

Produção: Porta – jóias, jogo americano, bolsa, fruteira, porta-treco e outros.

Delicias do Sertão

Local: Pereira – Santaluz/BA

Produção: Geladinhos (frutas, amendoim e iogurte), cocadas (licuri, raspadura com licuri, licuri cozido, coco com gengibre e de milho), nego bom, sequilho tradicional, doce de leite pastoso e em calda e nego bom.

Mulheres Felizes de Pereira

Local: Pereira – Santaluz/BA

Produção: Porta – canetas, descanso de panelas, jogo americano, porta – guardanapo, porta-jóias, colar e brinco.

Mulheres Tecendo Arte e Sabores

Local: Várzea da Pedra – Santaluz/BA

Produção: Sequilhos (queijo, cebola, maracujá, nata e coco) polpa de fruta e beiju.

Fonte: Site Fundação APAEB 

 

Deixe um Comentário