Skip to main content
BlogNotícias

Projeto Costurando o Futuro deve formar 45 costureiras e incentivar a formação de rede de grupos produtivos em 2014

By 9 de setembro de 2014novembro 5th, 20142 Comments

Além de aprender e aperfeiçoar as técnicas de corte e costura, as participantes serão capacitadas nas áreas de gestão e comportamento empreendedor

Fomentar o empreendedorismo entre as atuais e futuras costureiras que participam do projeto Costurando o Futuro. É este o desafio que a Fundação Volkswagen, a Prefeitura de São José dos Pinhais e a Aliança Empreendedora tomaram para si ao iniciarem mais uma etapa do projeto, em julho de 2014.

Essa parceria é a prova de que a participação social é um caminho viável para a sustentabilidade, pois trabalha com moradores de comunidades vizinhas às fábricas da Volkswagen do Brasil nas três dimensões da sustentabilidade: social, econômica e ambiental.

O projeto Costurando o Futuro oferece aos participantes alternativas de geração de trabalho e renda, por meio da capacitação técnica e profissional em corte, costura, gestão de negócios e empreendedorismo, utilizando uniformes usados pelos funcionários da Volkswagen e tecidos automotivos que seriam descartados em aterros sanitários como matéria-prima para confecção de bolsas e acessórios, entre outros produtos.

Desde que foi lançado, em 2013, no Paraná, o Costurando o Futuro  atende moradoras dos bairros São Judas Tadeu, Ipê, Guatupê e Parque da Fonte do município de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Este ano,  estamos com 45 inscritas no curso de costura, divididas em duas turmas de iniciantes e uma de avançado.

Além de aprender e aperfeiçoar as técnicas de costura, as participantes participarão de um processo de sensibilização para o empreendedorismo. A partir disso, se houver interesse na formação de um grupo produtivo, a Aliança Empreendedora oferecerá capacitações às interessadas.

O projeto prevê ainda o mapeamento de grupos produtivos que trabalham com material de reuso para a formação de uma rede de empreendimentos.

Sobre a Fundação Volkswagen

A Fundação Volkswagen, que coordena os investimentos sociais da Volkswagen do Brasil, há 34 anos promove e realiza ações que contribuem para a melhoria da qualidade da educação pública e que fomentam o desenvolvimento social de comunidades de baixa renda. A estratégia de atuação baseia-se no desenvolvimento de um trabalho articulado em rede, por meio de parcerias entre os setores público, privado e a sociedade civil organizada (Organizações não-governamentais – ONGs), para, conjuntamente, implementar projetos que influenciem políticas públicas e que sejam sustentáveis a longo prazo. Atualmente, a Fundação Volkswagen oferece nove projetos, sendo seis Educacionais (“Aceleração da Aprendizagem”, “Brincar”, “Entre na Roda”, “Jogo da Vida em Trânsito”, “Plataforma do Letramento” e “Pró-Educar Brasil”) e três de Desenvolvimento Social (“Costurando o Futuro”, “Volkswagen na Comunidade” e apoio ao “Instituto Baccarelli”).

Join the discussion 2 Comments

Deixe um Comentário